Tarcísio Zanon – Carnavalesco da Unidos do Manguinhos que desfilará no Grupo D em 2016
Enredo: BEBETO, O REI DO SUINGUE!
- Como é fazer carnaval na Intendente Magalhães?
Tarcísio Zanon: Esse ano, em relação à Unidos de Manguinhos, eu recebi um convite do meu amigo Élcio Paim, carnavalesco da Unidos da Tijuca, para ajudar uma escola do grupo D a fazer o carnaval. Eu cheguei à escola e já tinham o enredo definido e para ajudar eu comecei a desenvolver o trabalho. Fiz o nosso primeiro logo, desenvolvi uma parte do texto da sinopse do enredo e uma pesquisa sobre a discografia do nosso homenageado em cima do que já tinham escolhido como enredo que era Bebeto, o cantor. A princípio nós teríamos uma ajuda do cantor. O que foi combinado é que o cantor iria fazer um show na quadra. O show aconteceu e a gente conseguiu alguma coisa de ajuda, algum apoio, mas não foi o suficiente para iniciarmos o carnaval um pouco mais cedo, infelizmente. Em novembro já estávamos com o projeto todo pronto. E viemos lutando, tentando conseguir dinheiro, principalmente, o presidente, até porque, desde o início, já era sabido que eu não poderia ficar muito tempo junto dele nesse projeto porque eu teria a Estácio de Sá do Grupo Especial para dar um apoio maior.
- Fale-nos um pouco do enredo da escola?
Tarcísio Zanon: Já comentei no tópico anterior.
- Quais são as expectativas da escola para este carnaval?
Tarcísio Zanon: A minha expectativa é sempre positiva. Eu sou uma pessoa positiva. Eu busco ser sempre positivo no meu trabalho. Em tudo que eu faço eu coloco o meu melhor. Eu acredito que o projeto ele foi de uma maneira muito enxugado e muito inteligente porque foi pensado em todos esses momentos e no que poderia acontecer tanto no plano A, B, quanto no C. A gente sabe que é um ano de crise, é uma escola do Grupo D e isso tudo pesa muito. As dificuldades são grandes e eu não tenho experiência em relação a fazer esse tipo de carnaval. É o meu primeiro carnaval que eu estou fazendo na Intendente Magalhães. Mas as expectativas são positivas pelo que estou vendo de fantasias já acontecendo pelo que eu estou vendo a movimentação da alegoria e o projeto foi muito bem pensado para que não venhamos passar vexame, para que venhamos fazer um carnaval decente. Essa é a minha vontade, esse é o meu projeto.
- Como está o barracão da escola (fantasias e alegoria(s))?
Tarcísio Zanon: Com relação ao barracão a gente já está com a ferragem. Teremos só um carro alegórico para fazer, então há uma certa tranquilidade até porque não foi mexido muito no projeto. Vai ser um trabalho em cima de outro trabalho. A arte em cima da arte. A reciclagem como é sempre feita lá na Intendente Magalhães. É um trabalho feito de reciclagem.
- Como virá a escola, em relação a nº de alas, componentes, quantos setores serão o desfile?
Tarcísio Zanon: Teremos 14 alas, com uma média de 20 a 30 pessoas por ala.
- Deixe-nos uma mensagem para o povo que acompanha o carnaval da Intendente.
Tarcísio Zanon: Nós estamos trabalhando para fazer um belo espetáculo. Que todos possam se divertir, com segurança, com felicidade. Que possam ver coisas bonitas que é o que a gente pode garantir que eles vejam coisas bonitas e mais do que isso, levar Bebeto que é um cantor extremamente popular que fez grandes sucessos aqui no Rio de janeiro nos anos 70 e 80. Muitas pessoas, até mesmo as novas gerações, já ouviram falar de Bebeto ou pelo menos já ouviram o seu som e isso é muito importante. Bebeto é o rei do suingue e nós vamos levá-lo com o carisma da nossa querida Manguinhos pra Intendente Magalhães. Forte abraço.
Muito obrigado Tarcísio Zanon pela participação e bom carnaval!
Parabéns pela iniciativa, Marcos. É importantíssimo o registro e a memória do trabalho desenvolvido na Intendente.
Obrigado Herbert, TMJ!