SÉRIE E: GATO DE BONSUCESSO (7ª)

Publicado por

Grêmio Recreativo Escola de Samba Gato de Bonsucesso

De Bonsucesso, eu sou o Gato / Na Intendente vim pra sacudir

É maravilhoso / Cheio de encantos mil / Ver o meu Gato orgulhoso todo prosa / Cidade maravilhosa / Coração do meu Brasil

Bandeira_do_GRES_Gato_de_Bonsucesso

Fundação: 16/02/1999 (18 anos)

Cores: Azul e Branco

Símbolo(s): Gato

Bairro: Bonsucesso

Sede/Quadra: Rua São Jorge, s/nº, Nova Holanda, Bonsucesso, Rio de Janeiro, RJ

Barracão: Rua Carlos Xavier, s/nº, Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ

Presidente: Antônio Caetano Filho

Presidente de Honra:

Vice-Presidente:

Escola Madrinha: G. R. E. S. Portela

Bateria: de Orfeu / Azul e Branco da Maré

gato

13900277_1774392069441361_3229622306645726421_n

História: O G. R. E. S. Gato de Bonsucesso é uma escola de samba da Zona da Leopoldina na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro.

Sua história tem início na década de 60, quando uma leva de moradores das comunidades do Esqueleto e do Querosene se mudou para o Complexo da Maré. A nova turma acabou se unindo aos antigos foliões da comunidade de Nova Holanda, originando o Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Nova Holanda. Algum tempo depois, sentindo a necessidade de algo mais descontraído que os rigores exigidos por uma escola de samba, seus integrantes formaram um bloco com os amigos das rodas de samba do lugar, brincando juntos e descompromissados o carnaval, dentro da própria comunidade. A falta de preocupação com as regras era tanta, que o bloco sequer possuía nome.

Havia, porém, uma moradora conhecida por Maria Dentão, que não gostava de muita conversa e não dava vida fácil para a garotada da pelada de rua. Sempre que a bola caía em seu quintal, a enfezada moradora a destruía. Certo dia, os rapazes – que também gostavam de implicar com moradores da comunidade – cansados de terem suas bolas furadas, resolveram se vingar. Caçaram o gato de estimação de Maria Dentão, e fizeram um ensopado com ele. Maria não demorou a descobrir o que acontecera com o bichano, e foi diretamente ao posto policial dar queixa do acontecido, bradando desesperadamente: “Mataram meu gato, mataram meu gato”.

A polícia prendeu três rapazes e deu neles “um correctivo” com uma palmatória. Para se vingar novamente de Maria, eles fizeram tamborins com o couro do gato e foram para a frente da casa dela, tarde da noite, gritando e batucando: “Mataram meu gato, mataram meu gato…”, repetidas vezes. O refrão “pegou” entre os moradores e deu nome ao bloco. A partir daí, o Mataram Meu Gato passou a desfilar todos os anos pelas ruas da comunidade. Em 1974, foi inscrito na Federação de Blocos de Carnaval do Rio de Janeiro, mas só virou escola de samba em 1999, já com o nome de Gato de Bonsucesso.

Fonte: Wikipédia e Samba na Intendente

Carnaval 2018

Grupo: Série E

Ordem de Desfile: 7ª Escola a desfilar no Sábado, dia 17/02/2018, na Estrada Intendente Magalhães, Campinho/RJ

Enredo: “MULHER, MULHER, MULHER”

*

Logo:

Sinopse:

Carnavalesco: Renato Bandeira

Diretora de Carnaval: Rosely

Diretor de Harmonia:

1º Casal de MS e PB: Natália Vieira e Daniel Barros

2º Casal de MS e PB:

Coreógrafo da Comissão de Frente:

Coordenador da Ala de Passistas: Vânia

Diretora da Ala das Baianas:

Diretor da Velha Guarda:

Presidente da Ala de Compositores:

Diretor de Bateria:

Rainha de Bateria:

Musa:

Assessoria de Imprensa:

Autores do Samba-Enredo: Valtinho, Lamano e Jorge Bob’s

Intérprete: Mangueira

Samba-Enredo: Definido

Oh dádiva / Dádiva dos céus / Obra do Criador

Em seus ventres férteis / Uma nação gerou

Oh mulher guerreira / O Gato vem te abraçar / A festa é toda sua

Suas conquistas hoje vamos celebrar / Almejando grandes conquistas

Lutou pela igualdade / Em um Mundo de diversidade / Hoje com samba no pé

Presto essa homenagem a você mulher / Que ajudou a construir / A comunidade da Maré

Violência nunca mais / Maria da Penha chegou

Chega de machismo / Em uma mulher / Não se bate nem com flor

10 comentários

  1. Será que o Gato de Bonsucesso ainda existe ou enrolou a bandeira, pois das 61 escolas de samba filiadas a LIESB e a única que não possui enredo, será que alguma outra escola ocupou o seu lugar?

      1. Provavelmente deva estar escolas de samba na fila de espera da LIESB, posso citar Acadêmicos de Itaguaí, Arrastão de São João, Garras do Tigre, Unidos de Três Corações. de repente uma dessas pode ocupar o lugar do Gato de Bonsucesso.

  2. Samba na Intendente alguma informação sobre o enredo e samba do Gato de Bonsucesso, pois já estamos na última semana de finais de samba-enredo da LIESB, e até agora nada. será que a escola enrolou a bandeira.

    1. Amigo Zeidon, ainda nenhuma informação da escola. Já deixamos várias mensagens nas páginas da agremiação e não obtivemos nenhuma resposta. Estamos para lançarmos a Enquete de Melhor Enredo da Série E sem o Gato.

  3. Samba na Intendente cadê o enredo, carnavalesco e intérprete do Gato de Bonsucesso, pois a agremiação desfilará esse ano e até agora não vi nada atualizado sobre a escola.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.