Blocos de Enredo e Escolas de Samba: uma dúvida permanente e desnecessária – Parte I

Publicado por

Coluna Os Blocos de Enredo Estão Aí de Júlio César Ferreira

Nesta edição da coluna, vamos falar de um tema sensível neste universo do carnaval carioca. Bloco de enredo é a mesma coisa que escola de samba? De pronto, direi: sim e não.

Muitas escolas de samba que desfilam atualmente surgiram a partir de blocos de enredo. Entretanto, cabe ressaltar que não há um processo automático de transformação de blocos de enredo em escolas de samba (exceto no período entre 2011 e 2014 por força do regulamento vigente à época), situação esta verificada, por exemplo, no Bloco do Barriga e no Bloco Cometas do Bispo, ambos fundadores da FBCERJ em 1965, e que permanecem como tal.

A tese que defendo é que os blocos de enredo do carnaval carioca não podem ser entendidos como simulacros de escolas de samba e nem como desviantes de uma tradição comumente associada aos blocos, sendo uma legítima manifestação do carnaval carioca com construções identitária e sócio-organizacional particulares.

Para ilustrarmos esta questão, partirei de vários exemplos. Iniciemos com os quesitos de julgamento.

Diferentemente das escolas de samba, os blocos de enredo desfilam com estandarte, e não com bandeira. Por isso, o quesito julgado é coreografia de mestre-sala e porta-estandarte. Além disso, há outro quesito somente para o julgamento do estandarte e sua arte, o qual obrigatoriamente deve portar o nome da agremiação e do enredo.

Outra diferença é a não presença do quesito harmonia. Desta forma, nos blocos de enredo, não é necessário uma plêiade de diretores de harmonia gritando para não pararem de cantar. Com isso, o cortejo fica mais livre e leve para o desfilante (e também para a diretoria). Para finalizar, um quesito que já existiu somente nos desfiles dos blocos de enredo: Adereços Manuais. Este quesito foi julgado até a década de 1980.

Depois disso, os mesmos quesitos continuaram no julgamento: bateria, samba-enredo, evolução, fantasia, alegoria (antes era chamado de abre-alas), enredo, estandarte e coreografia de mestre-sala e porta-estandarte. Aqui, sim, encontraremos quesitos similares.

Para dar o toque final, vale ressaltar que as notas são fracionadas em 0,5 (e isso passou a valer somente a partir de 2013, pois antes as notas não eram fracionadas). Nada de 9,7; 9,9. É 10 ou 9,5… Fácil de somar e de comparar. Afinal, o que diferencia um quesito com nota 10 ou 9,9? Muita precisão para as imprecisões e improvisos do carnaval…

Então, fechamos mais uma edição desta coluna e continuaremos neste debate, que não se resume aos quesitos de julgamento. Vários outros elementos devem ser postos e aqui teremos este espaço.

E, só para lembrar, desde 1965, os blocos de enredo estão aí, e organizados, na mais antiga liga em atividade do carnaval carioca, agora rumo ao Carnaval do Povão 2020.

bebca058-1922-4741-b41e-7ae1d93c1cfe

6 comentários

  1. Tenho uma dúvida: quem é campeã do Bloco I não sobe pro Grupo E e, automaticamente, vira G.R.E.S? Eu pensava que fosse assim. As escolas que ficam licenciadas por alguns anos, no caso são 2, certo, elas podem voltar ao Grupo E? Outra questão: como os Blocos de Enredo podem pleitear sua transformação em G.R.E.S?

    1. Boa noite Renan. A campeão dos blocos não virá escola de samba automaticamente com já foi alguns anos atrás. Os blocos tem que se filiarem a ACAS e apresentarem toda a documentação, pagar as taxas que existem, assim ela desfilará com escola de samba. A suspensão das escolas da Série E são de 2 anos, não sabemos se elas teriam vagas certas ou não. É um bom questionamento e já levamos o mesmo a representantes da ACAS sem termos recebido tal resposta. Obrigado pela sua participação!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.