Coreografando na Intendente / Série de Entrevistas

Publicado por

Coreógrafos da Intendente

Nome: Maicon Teixeira

Profissão: Graduado e Bacharel em Educação Física

Idade: 25 anos

Escola do Coração: Estação Primeira de Mangueira e tenho um carinho e um amor forte pelo GRES Leão de Nova Iguaçu

 

1. Como você descobriu a dança?

Descobri a dança quando era criança. Logo em seguida, fiz teatro na igreja e fiz um papel principal de um musical de Natal onde atuava e cantava, daí tudo começou. Mais tarde passei a dar aula de dança nas academias de GYM e fiz um curso de Agente Cultural pela Secretaria da Cultura de Nova Iguaçu.

2. Conte-nos a sua trajetória no Carnaval?

Sempre amei o CARNAVAL! Quando criança desfila em escola chamada BLOCO DO BOI, a qual desfilávamos na Via Light de Nova Iguaçu. Com o passar do tempo uma baiana antiga chamada TITA me chamava para ir à escola de samba Leão de Nova para desfilar em ala e aquele desejo foi aumentando. No Leão comecei como aderecista e em seguida fui ser passista e queriam que eu concorresse a Rei Momo de Nova Iguaçu, caso houvesse o concurso, mas eu deletei essa ideia. Por alguns motivos pessoais saí da escola e no ano seguinte quando voltei, entrei para ser um dos Coordenadores do Projeto Social PAULO TENENTE. Em uma conversa de projetos eu me apresentei, pois pediram e queriam saber minha formação e contei. Uma das surpresas para todos foi eu falar que eu fiz Monitoria de Dança na Universidade Iguaçu durante 3 anos pela supervisão do meu coordenador Denílson e na mesma fui convidado a publicar um artigo sobre a dança para o desenvolvimento do ritmo nas aulas de educação física. Então, Rafael Marques e o Presidente Oberdan (Bira) me convidaram para ser o coreógrafo da agremiação. Foi uma surpresa! No primeiro momento eu não disse que sim e nem não, fiquei calado e disse que eu responderia depois. Rafael Marques sempre conversou comigo e me apoiou e disse que daria certo e contou sua trajetória dentro do carnaval e as oportunidades a qual ele tinha dado a algumas pessoas e que ele me enxergava dentro deste meio. Presidente da escola sempre conversava comigo e me apoiava também, assim como outros como Sidinho Júnior, Andressa Campos e Wilson Paladino. Meu primeiro ano foi difícil porque tive algumas barreiras e ouvi que não seria capaz, mais passei por cima de tudo e de todas as dificuldades, persistir, busquei estudar, corri atras e deixei o resultado falar mais alto e veio 10/10/10 e 9.9. Neste ano tiveram pessoas que passaram na comissão de frente (bailarinos, assistente) principalmente no primeiro ano que me ajudaram muito e sou grato a eles, pois o trabalho foi nosso, de toda equipe. Vou para o 3° ano na escola, superando-me a todo carnaval que passa.

3. Como surgiu este amor pela comissão de frente?

É engraçado, meu coração era dividido entre Mestre-Sala e Comissão de Frente. Mas eu sempre fui apaixonado por comissão de frente, se eu não fosse dançar em alguma um dia queria trabalhar e aconteceu.

4. Quem é o teu ídolo na função de coreógrafo da comissão de frente?

Existem muito coreógrafos que eu admiro e gosto do trabalho. Um deles é o casal Priscilla Mota e Rodrigo Negri e Patrick Carvalho.

5. Uma Comissão de frente inesquecível.

Unidos da Tijuca – É Segredo! – 2010.

6. As comissões de frente perderam a sua função primordial que é apresentar a escola? Você prefere a comissão tradicional ou a moderna?

Não perderam! Vejo que muitas das comissões estão evoluindo e inovando para que o espetáculo seja maior e bonito de se ver. Hoje em dia o tradicional não é tão bem visto, tem que haver uma modernidade aos olhos do público e dos julgadores, algo a mais, como se fosse a “cereja do bolo”. Mas é importante rever sempre para que nada seja feito com exagero, pois o simples, bonito e com um objetivo forte pode causar o mesmo efeito.

7. Você pretende coreografar mais escolas em 2020?

Claro! Isso vem de acordo com os trabalhos desenvolvidos e bem feitos. Oportunidade sempre são bem vindas até para o nosso crescimento.

8. Quem integra a sua Comissão e quando começarão os ensaios?

Algumas das pessoas que começaram comigo não estão, mas outras permaneceram. A maior parte eu conheço e tornaram-se amigas e falo que são meus filhos rsrs… Umas eu descobri no barracão da escola adereçando fantasia e outras estavam desfilando no carro e eu as convidei. Minha equipe me ajuda muito, conversamos, criamos, construímos para que saia um trabalho bem feito.

9. Fale-nos da(s) sua(s) Comissão(ões) de 2019?

2019 Coreografei a Comissão de Frente do GRES Leão de Nova Iguaçu a qual contamos a história da chegada dos espanhóis em busca do El Dourado. Queria ressaltar a dedicação e ajuda dos meus bailarinos, pois superaram muitas coisas e não desistiram e foram até o fim do trabalho comigo.

Também em 2019 recebi o convite do Diretor Sozinho Júnior para coreografar o Carro Abre-Alas da Unidos da Ponte. Para este trabalho, convidei meu amigo Marcus Vinícius para ser meu assistente e foi uma parceria que deu certo e caminharemos juntos.

10. Qual é o seu maior sonho?

Referente ao Carnaval, eu construo ele a cada dia com muita dedicação e entrega. Tenho o desejo de chegar na Marquês de Sapucaí. Pra isso busco estudar, fazer um bom trabalho, ser respeitado e valorizado para quem sabe um dia eu chegue lá.

11. Deixe-nos uma mensagem para a galera que acompanha o Carnaval da Intendente.

Meu recado é que possamos ser mais unidos e lutar pelo grande espetáculo que é o CARNAVAL. Que sejamos firmes e constantes não deixando a cultura do nosso país morrer.

 

Muito obrigado Maicon Teixeira pela participação.

 

2 comentários

  1. Tenho orgulho imenso e ser irmão e admirador em primeiro lugar desse grande profissional que estar por crescer ainda mas dentro do carnaval. Um profissional que se dedica ao máximo, se abstrai de muitas coisas para processador em fazer o certo , o correto junto com a perfeição. Só quem realmente o conhece sabe o quão se dedica para um dia chegar ao topo e posso dizer que ele nunca desiste dos seus objetivos e sei que vai conseguir.

  2. Tenho orgulho imenso de ser irmão e admirador em primeiro lugar desse grande profissional que estar por crescer ainda mas dentro do carnaval. Um profissional que se dedica ao máximo, se abstrai de muitas coisas para poder fazer o certo e o correto junto com a perfeição. Só quem realmente o conhece sabe o quão se dedica para um dia chegar ao topo e posso dizer que ele nunca desiste dos seus objetivos e sei que vai conseguir

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.