SÉRIE DE ENTREVISTAS: CARNAVALESCOS DA INTENDENTE

Publicado por

CARNAVALESCOS DA INTENDENTE

Nome: Marcos Januário

Carnavalesco da Independentes de Olaria

Profissão: Figurinista

Idade: 42 anos

Escola(s) do Coração: Grêmio Recreativo, Cultural e Social Escola de Samba Vai-Vai 

1. Como foi o seu início no Carnaval?

Comecei na Vai-Vai como estagiário, fazendo adereços e em 3 meses virei assistente do carnavalesco Chico Spinosa. Fiquei durante 18 anos trabalhando com ele.

2. Conte-nos a sua trajetória?

Sou formado em Desenho de comunicação e Design de moda. Comecei como assistente do carnavalesco Chico Spinosa e depois ele me levou para a TV Globo onde fiquei por 16 anos, fiz figurinos para teatro, cinema e TV. Especializei-me em produção de figurinos para grandes eventos. Fiz as Olimpíadas Militares, abertura e encerramento da Copa América, chegada do Papa Francisco, abertura e encerramento da Copa do Mundo e entre outros grandes Shows. Em 2006 fui carnavalesco da Paraíso do Tuiuti, juntamente com Marcelo Andrade Ramos e em 2007 fui carnavalesco da Caprichosos de Pilares no grupo de acesso onde ficamos em segundo lugar não subimos por 0,5 décimos, uma grande pena, amo a Caprichosos, foi maravilhoso fazer este carnaval “Com todo o gás a Caprichosos acende a chama do carnaval”. Hoje trabalho para Casa Blanca Content e faço figurinos para as novelas da TV Record. Atualmente estou na pré-produção da próxima novela Gênesis, com o também carnavalesco Severo Luzardo que é nosso figurinista titular.

3. Cite-nos o(s) seu(s) ídolo(s) na função.

Sofri uma grande influência do Chiquinho Spinosa que tem um olhar de vanguarda e um trabalho de materiais alternativos, mas meu olhar foi muito forte para o Renato Lage e para a Rosa Magalhães. Gosto muito da finalização do projeto do Paulo Barros e da sua criatividade. Hoje acho que o trabalho do Alex de Souza e do Edson Pereira são maravilhosos. E este ano estou aguardando os novatos chegando às grandes escolas vamos ver coisas boas aí. Rsrsrs

4. Fale-nos do enredo da escola para 2020?

Para este próximo carnaval recebi um convite do nosso presidente para assumir a escola no lugar no amigo Guilherme Estevão que era o carnavalesco e seguiu para a Império da Tijuca. Vamos falar sobre um tema bem atual mas que se passa há mais de 200 anos as tão faladas fake news, as memórias do Padre Perereca conta a trajetória pitoresca desta figura que escrevia para a imprensa régia, e contava as vantagens e as qualidades do governo da família real, e realmente falava sempre o lado positivo, muito parecido com oque é hoje na nossa política. É um enredo histórico mas com uma pegada atual e muita crítica. Eu não vou defender bandeira nem Lula livre, #elenao, #forabolsominios, enfim, todas estas # que hoje vemos aí. Mas sempre de uma forma de mostrar o momento de hoje. Será um belo e um grande carnaval para nossa Independentes de Olaria.

5. Quais são as suas expectativas para este carnaval?

CAMPEONATO RSRS… Brincadeiras à parte, torço pelo sucesso e a comunidade merece. Nosso presidente Brenno Araújo é um guerreiro e luta pela nossa comunidade.

6. Qual será o ponto alto do seu desfile?

Tem dois momento que estou bem empolgado: a ideia da nossa comissão de frente e nosso Abre-Alas. Gosto da ideia e acredito que vai dar certo.

7. Como está o barracão da escola (fantasias e alegoria(s))?

Bom; como a prefeitura ainda não liberou a verba, o nosso barracão só deve começar mesmo na virada do ano. Todavia, nossas fantasias já estão todas em fase de produção e finalização. É um ano muito difícil que faz a gente repensar os rumos que o carnaval vai tomar, eu acho que precisamos todos nos pronunciarmos para que o carnaval não entre neste buraco sem fundo que está sendo colocado.

8. Como virá a escola, em relação a nº de alas, componentes, quantos setores serão o desfile?

A escola virá com o número de componentes exigindo no regulamento em torno de 700, o mínimo é 600, dois carros. São 3 setores divididos em 20 alas, 2 casais de mestre-sala e porta-bandeira.

9. Um carnaval inesquecível?

“Paulicéia Desvairada” de 1992 na Estácio de Sá e o último campeonato da Mangueira em 2019 “História pra Ninar Gente Grande” foram carnavais espetaculares.

10. Qual é o seu maior sonho?

Vencer um carnaval na Sapucaí, passar na avenida com seu trabalho já é maravilhoso, vencer é o auge ❤!

11. Deixe-nos uma mensagem para a galera que acompanha o Carnaval da Intendente.

Minha comunidade amada, vamos com toda nossa garra e luta buscar mais um caneco. Conto com vocês até o nosso carnaval.💙💙💙💙

Obrigado Marcos Januário pela participação e ótimo Carnaval!

Um comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.