Thiago Avis – Carnavalesco da Unidos das Vargens que desfilará no Grupo B em 2016
Enredo: A FALA DA FAVELA PARA O MUNDO
- Como é fazer carnaval na Intendente Magalhães?
Thiago Avis: Para início de conversa, lidamos com universos diferentes em torno do fazer carnaval. Em Campinho, a história é feita de outra forma, a síntese da folia sem rótulos. Conceber para a Intendente é conceber diretamente para o olhar do povo, é quente e próximo. O calor humano é sentido de perto, efêmero como deve ser. Lamento que a grande faculdade do Carnaval seja vista como ensino médio. Intendente Magalhães é a síntese do ser carioca, suburbano, brasileiro. Lembrando que é dos subúrbios que nascem as tendências.
- Você está na Unidos das Vargens desde 2010 quando a escola ainda era Bloco de Enredo. Como é trabalhar na mesma agremiação por tanto tempo?
Thiago Avis: É prazeroso e ao mesmo tempo conflitante, bom poder desenvolver um trabalho em crescimento. Durante sete carnavais amadurecemos as ideias, ganhamos experiência de avenida e do fazer carnaval. O trabalho tem ganhado corpo. Ao mesmo tempo é desafiador e enriquecedor construir uma trajetória de trabalho ao lado da agremiação. Reforço a metáfora do filho gerado por meses que nasce no desfile.
- Fale-nos um pouco do enredo da escola?
Thiago Avis: O enredo “A Fala Da Favela Para o Mundo” foi desenvolvido por mim e pelo pesquisador Leonardo Antan e parte de dois ritmos que têm histórias muito parecidas. O Samba e o Funk, duas identidades cariocas latentes. O que nos instiga é entender como dois ritmos vieram dos guetos e ganharam grande veiculação de proporção mundial. Pensar que a criança sambista de hoje, absorve referências de todo os lugares, inclusive do funk. O que influencia a maneira do jovem de ressignificar a escola de samba. A cultura nasce da mistura, eles absorvem e nós faremos o paralelo, imaginando que essa fala de Hélio Oiticica, Waly Salomão e Zé Celso Martinez transpõem-se através de muita ginga.
- Quais são as expectativas da escola para este carnaval?
Thiago Avis: De fazer um bom desfile? Sim. Saímos de casa para mostrar nossa força, com muito capricho e cuidado com o que será apresentado.
- Como está o barracão da escola (fantasias e alegoria(s))?
Thiago Avis: Nada surpreendente ou desesperador. Atrasado como todos, porém temos a calma necessária para que o trabalho aconteça. Sintonia criativa e concentração dinamizam a construção da obra.
- Como virá a escola, em relação a nº de alas, componentes, quantos setores serão o desfile?
Thiago Avis: O enredo é dividido em três setores, serão 652 componentes divididos em 16 alas com uma alegoria e dois quadripés.
- Deixe-nos uma mensagem para o povo que acompanha o carnaval da Intendente.
Thiago Avis: Não tenham medo de se deixar levar pela batida da Unidos das Vargens e ouvirem a fala da favela.
Muito obrigado Thiago Avis pela participação e bom carnaval!
- Fotos das Baianas que representarão a música “Minha avó tá maluca” da MC Carol
Show estas reportagens com os carnavalescos.
Obrigado, querido amigo! TMJ