Visando retomar o caminho dos bons resultados que obteve nos últimos carnavais e assim retornar ao Grupo B, a Unidos das Vargens contratou o renomado carnavalesco Lane Santana, que tem no currículo passagens pela Portela, Tijuca, São Clemente, Viradouro, Renascer, Alegria da Zona Sul, e outras, inclusive no carnaval de São Paulo pela Vai-Vai. Atualmente está na Acadêmicos de Santa Cruz, na série A.

Lane Santana começou através da convivência em barracões de escolas de samba por intermédio de sua mãe, na ocasião costureira e artesã. Ingressou na equipe de criação de Joãozinho Trinta, durante oito anos.

Estreou na função de carnavalesco, em 2001 pela Unidos do Cabuçu.

Em 2001, foi o responsável por desenvolver o carnaval da Viradouro, na qual pegou há meses do desfile, tudo após a saída repentina de Roberto Szaniecki. Ainda fez o desfile do Acadêmicos da Abolição, por onde continuou em 2002.

Também em 2002, atuou como carnavalesco da São Clemente, fazendo parte da Comissão de Carnaval, desfilando no Grupo Especial, ficando na 14ª posição.

Em 2003, em carreira solo levou a São Clemente de volta ao Especial, com a conquista do antigo Grupo de acesso A.

Em 2004, se aventurou no Carnaval de São Paulo, ao ser carnavalesco da Vai-Vai.

Retornou ao Carnaval Carioca no ano seguinte ao assinar o carnaval da emergente Renascer de Jacarepaguá e permanecendo na escola em 2006. Neste mesmo período, também retornou a Acadêmicos da Abolição no Grupo C.

Em 2007 voltou ao Especial, dessa vez na Unidos da Tijuca, pelo qual já foi assistente, formando dupla com Luiz Carlos Bruno, ao substituir o badalado carnavalesco Paulo Barros, colocando a escola do Borel na 4ª posição.

Desenvolveu o carnaval da Caprichosos em 2008 no Grupo A e em 2009, retornou mais uma vez ao Grupo Especial, dessa vez fazendo a tradicional Portela, novamente em dupla, dessa vez com a companhia de Jorge Caribé, conseguindo levar a escola mesmo com problemas internos ao 3º lugar e no ano de 2010, fez parte da Comissão de Carnaval da Vai-Vai. Ainda em 2010 recebe o convite da Alegria da Zona Sul para assinar seu carnaval, sendo Campeão. Permaneceu na Alegria também no carnaval de 2011 agora no Grupo A.

Em 2012, foi o Carnavalesco da Santa Cruz no Grupo A e também foi o Carnavalesco da Antiga Abissínia de Cabo Frio.

No Carnaval de 2014 foi assistente de Luiz Carlos Bruno, na Rocinha e retornou pela segunda vez à Santa Cruz, em 2015, numa Comissão de Carnaval no Grupo A.

Em 2016, permaneceu na Santa Cruz, agora dividindo com Lucas Pinto.

A Unidos das Vargens conta com este excelente profissional no carnaval de 2017.

Lane Santana seja Bem Vindo!!!!!

Fonte: Facebook Oficial da Escola GRES Unidos das Vargens