G.R.E.S. Boêmios de Inhaúma

Carnaval 2018

Enredo: Os Saltimbancos em Uma Aventura em Busca da Felicidade

Era uma vez dois irmãos que nasceram há muito tempo atrás em um belo e distante lugar. Esses irmãos povoaram o imaginário infantil com várias histórias que atravessaram o tempo e fronteiras. A história que vamos contar a vocês é uma fábula que narra uma improvável amizade entre quatro animais que fogem dos seus donos, dando um basta aos abusos que sofriam e partem em uma aventura rumo à cidade para formar um grupo musical.

Essa mesma história chega ao Brasil adaptada por outros gênios da literatura e da música. Nessa adaptação, nossos improváveis amigos, nos lembram de que: Todo poder emana do Povo e em seu nome deve ser exercido. Em épocas de instabilidade e insatisfação política é sempre bom nos lembrarmos disso.

Nossa história se passa em lugar onde os animais eram tradados como bestas, mas o animal pode ser paciente, mas não é demente e quando o homem exagera, o bicho vira fera.

Nosso primeiro personagem é o burro, sempre trabalhando, sempre carregando peso, mas que nada possui. Esse nosso personagem é o retrato da classe trabalhadora, que carrega o peso do país nas costas, mas nada consegue para si. O burro se revolta com essa vida e abandona tudo. Resolve ir à cidade ser artista.

No seu caminho, o burro encontra nosso segundo personagem: o cachorro. Coitado, sujo e maltrapilho, parecendo um soldado voltando da guerra, mas sempre fiel, não pensa duas vezes e se junta ao burro rumo à cidade para formarem uma dupla de cantores. Nessa história o cachorro representa as forças policiais, afinal, todo Governo só se mantêm com o apoio das Forças Armadas que sempre lhe são fiéis. Não à atoa o cachorro se declara fiel ao burro (afinal, o Povo é quem deveria controlar as forças de repressão contra os excessos dos Governos).

Logo, nossa dupla se torna um trio. Nosso terceiro personagem é a galinha, que fugiu dos seus donos, pois depois de uma vida chocando ovos iria virar canja. A galinha representa a luta das mulheres por emancipação da sociedade patriarcal, elas querem provar que podem muito mais que só alimentar e procriar, principais papéis atribuídos às mulheres.

Nosso grupo se completa com o quarto personagem: a gata, que mesmo sendo jovem e comendo os melhores filés, recusou a seguir as regras do seu dono e passou a noite com outros gatos sendo posta pra fora de casa. A gata simboliza a classe artística e a juventude, que trazem o viés da liberdade e da rebeldia.

Nossos amigos batizam o grupo que irão formar de Saltimbancos e seguem seu caminho para a cidade até descobrirem que não há cidade ideal, pois, as cidades são repletas de homens e o Homem é mau, só as crianças são boas.

Enquanto discutem seu destino, ao anoitecer chegam a Pousada do Bom Barão, cujo proprietário era um Homem egoísta e interesseiro, que não gostava de animais. Ao olharem para dentro da Pousada, nossos amigos avistam seus antigos donos. Agora nossos amigos têm que tomar uma decisão: ou fogem mais uma vez ou enfrentam seus inimigos. Cansados de uma vida de exploração e imposição, nossos amigos aproveitam a chance, enfrentam seus inimigos, conquistam a pousada e celebram com o pensamento que demonstra a força da união: ”Um bicho só, é só um bicho, agora, todos juntos somos fortes”.

Surpresos e sem saber o que os havia atacado, os Homens retornam à pousada, mas nossos amigos, aproveitando-se da escuridão, os fazem pensar que o lugar é assombrado, cheio de bruxas e fantasmas e mais uma vez os Homens fogem e dessa vez para não mais voltarem.

Felizes com a vitória, nossos quatro amigos, decidem não mais irem à cidade, cheia de Homens, e sim ficarem ali na pousada, onde seriam livres e felizes.

Baseado nessa fábula, que se tornou um clássico dos musicais infantis no Brasil e na história dos irmãos Grimm, o G.R.E.S. Boêmios de Inhaúma vem no carnaval de 2018 exaltar a força do povo contra os desmandos e as injustiças que sofrem, pregando valores de união, solidariedade, justiça e diversidade, afirmando ainda que nossa quadra é um local onde os trabalhadores de bem, os artistas, as mulheres e todas as minorias são respeitadas e sempre bem-vindos.

Carnavalescos:

            – Alexandre Costa Pereira;

– Lino Sales;

– Marc us do Val.

Bibliografia:

– Os Músicos de Bremen

Autores: Jacob Grimm e Wilhelm Grimm

– Os Saltimbancos

Autores: Sergio Bardotti e Chico Buarque

*Foto de abertura meramente ilustrativa