A noite do último domingo (27), foi recheada de emoção com o retorno ao cenário da folia do G. R. E. S. Independente da Praça da Bandeira com uma grandiosa festa que reuniu centenas de amigos, componentes e simpatizantes no Centro Cultural Marinheiro João Cândido, sua quadra de ensaio.

A agremiação alcançou grande sucesso no período de 2002 a 2004, sendo campeã nesses desfiles, tendo Tico do Gato como principal cantor e lançando vários sambistas da região, entre eles: Silas Malheiros, cujo nome artístico é Leleu, que hoje é a voz oficial da Acadêmicos da Rocinha. A escola esteve ausente do carnaval carioca desde 2010.

Durante o período que desfilou na Av. Marquês de Sapucaí recebeu vários prêmios, tendo como um dos seus pontos altos os belos samba-enredos que sempre falavam das questões sociais como: escassez da água, biodiversidade com justiça social, quilombos da Baixada e a fome.

– A emoção tocou meu coração, quando vi a quadra cheia cantado o nosso samba de esquenta. Minha pressão abaixou e quase fui parar no hospital. Pensei que estivesse preparado para esse momento mais foi maior que imaginei. Somos uma família e o primeiro passo foi dado. Vamos lutar e mostrar porque retornamos. Obrigado minha comunidade, diretoria, harmonia, bateria, carnavalescos, compositores, intérpretes, passistas, rainha de bateria, velha guarda, casais de mestres-salas e portas-bandeiras, enfim todos que estão envolvidos neste projeto. Não posso deixar de citar o nome de Sandro Avelar, que permitiu nossa volta, a você toda gratidão de todo coração. E vamos esquentar os pandeiros, cuícas e tamborins pois a fênix ressurgiu – declarou, Manoel Honorato, presidente.

A escola de São João de Meriti fez o lançamento do enredo Heranças da Mãe África, que será desenvolvido pelos Carnavalescos Ricardo Paulino e Walter Guilherme, e apresentou seus reforços para o Carnaval de 2018.

Confira alguns nomes que defenderão a verde, azul e branco na Estrada Intendente Magalhães  na Série E da LIESB. A escola será a 2ª a desfilar no Sábado das Campeãs, dia 17/02/2018.

Carnavalescos: Ricardo Paulino e Walter Guilherme

Diretor de Harmonia: Antônio Simão “Simão Harmonia Sensação”

1º Casal de MS e PB: William e Priscila

2º Casal de MS e PB: Wellington Júnior e Carolzinha

Coordenadores da Ala de Passistas: Raissa Ferarelly, Herbert Oliveira, Leléu e Juliana

Presidente da Ala de Compositores: Gilson Novais

Diretores de Bateria: Mestre Josué Lourenço e Mestre Broa

Presidente de Honra da Bateria: Edeilson de Oliveira Mestre Geléia

Rainha de Bateria: Andressa Pandeiro

Intérpretes: Anderson Pingo “Pingo Sargento”, Diego Chocolate e Charles Silva