GRÊMIO RECREATIVO ESCOLA DE SAMBA COROADO DE JACAREPAGUÁ

ÁGUA, O ORIGEM DA VIDA

“Água que nasce na fonte serena do mundo
E que abre um profundo grotão
Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão
Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias e matam a sede da população
Águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam o chão
E sempre voltam humildes pro fundo da terra, pro fundo da terra

Terra, planeta água!”

Da água surgiu a vida na Terra e por isto devemos preservar a água para mantermos a vida! Parece óbvio, mas são raros os que praticam esta verdade!

E este é o caminho para garantirmos a nossa sobrevivência!

Assunto muito atual que muitos falam o tempo todo, e não se chega a resultado algum, sem o apoio de cada um! Somos todos responsáveis pelas águas de nosso planeta!

Economizar água em casa é o primeiro passo. E talvez o mais simples! Pois pequenas atitudes que podem mudar os rumos da história de nosso planeta.

Já que a sociedade de consumo escolheu um caminho sem volta de extração das riquezas naturais, poluindo os ares e os mares. Devastando as florestas, o que mata as nascentes dos rios!

E que também consequentemente afetou o clima e altera os rumos dos rios flutuantes, grandes acúmulos gasosos que trazem chuvas torrenciais, e estes caem fora de época em regiões diferentes, graças ao aquecimento global e a devastação das florestas, e assim causam grandes inundações.

Estas massas de ar úmido, foram descobertas recentemente, por cientistas e são um fenômeno natural que pode ser chamado de alma dos rios.

Este progresso desenfreado e inconsequente aumentou a produção de gás carbônico a níveis exagerados, o que fez aquecer os pólos e derreter as geleiras. Tudo isto deixa milhares de animais sem abrigo e sem comida. Causando mais desequilíbrio.

Diminuir o lixo que jogamos no chão das grandes cidades pois este lixo vai parar nos rios! Cuidar do que jogamos na água da pia, e utilizarmos detergentes biodegradáveis.

É preciso preservar nascentes, rios e mares.

Pois dependemos deste planeta para viver, ele é a nossa casa.

E a água, este elemento tão maravilhoso foi o útero que gerou a vida neste planeta.

A Terra possui 70% de água e apenas 30% de terra e do mesmo modo nosso corpo é constituído por 70% de água, vejam que ligação temos com o planeta Água! Nós também somos feitos de água!

O G. R. E. S. Coroado de Jacarepaguá alerta que a preservação das matas em torno das nascentes e o consumo consciente pode garantir a existência de água para as próximas gerações!

Wellington Silva