FEDERAÇÃO DOS BLOCOS CARNAVALESCOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – FBCERJ – GRUPO A – CARNAVAL 2019
1 – GRÊMIO RECREATIVO BLOCO CARNAVALESCO MOCIDADE UNIDA DA MINEIRA
Fundação: 09/12/1990 (28 anos)
Presidente Administrativo: Marcos Vinícios dos Santos de Oliveira “Pitel”
Cores: Vermelho e Branco
Sede/Quadra: Rua Van-Erven, 132, fundos, Catumbi, Rio de Janeiro, RJ
Escola Madrinha: G. R. E. S. Estácio de Sá
ENREDO: “SABOR À MINEIRA”
Carnavalesco – Marcelo Alexandre
Sinopse
Para falar de onde vem a comida mineira é preciso voltar um pouco na história do século XVIII para entendermos melhor a variedade culinária do Estado.
Foi durante este século que o Brasil viveu o ciclo do ouro com a descoberta das riquezas de Minas Gerais. O ouro e o diamante atraíram milhares de pessoas de todas as partes do país e estrangeiros que já estavam no país.
A culinária mineira é o resultado da mistura de influências das comidas indígenas, dos escravos africanos, dos portugueses e dos tropeiros.
Com seus pratos deliciosos cria hábitos e costumes na sua população. Culinária essa que se caracteriza por ser agradável e se unir à hospitalidade conhecida do mineiro, que oferece ao seu visitante seus pratos típicos que atravessaram séculos. A culinária mineira é o resultado de toda essa mistura!
A Mocidade Unida da Mineira traz para a avenida esse banquete regional, com inúmeras receitas. Uma delas é a da felicidade.
Você sabe a receita da felicidade? Sabe o sabor dela?
Vamos lá.
Bote lenha no fogão,
Renove o cheiro do café,
Prove-se e aprove-se!
Misture sorrisos, batuques.
Abraços e samba.
Tempere com união.
Deguste o delicioso sabor de pão de queijo, tutu, canjiquinha.
Feijão tropeiro com couve refogadinha.
Frango com quiabo, angu.
E até a famosa “branquinha”!
Uai!
Somos o sabor a Mineira.
Nosso banquete é farto.
Nossa mistura é própria.
Nosso cardápio é a felicidade.
Use-me, abuse e se lambuze.
Sou mais que irresistível,
Sou o apoteótico Carnaval!
*Agradecimento especial ao nosso colunista e diretor cultural da FBCERJ Júlio César Ferreira.
Um comentário