Confira a Sinopse da Unidos de Cosmos

Publicado por

GRÊMIO RECREATIVO ESCOLA DE SAMBA UNIDOS DE COSMOS

CARNAVAL 2019

Presidente Administrativo: Rafael Júnior

ENREDO: O NORDESTE QUE NINGUÉM VIU! DO GELO EMERGIU O TESOURO DO BRASIL

Carnavalesco: Alex Porfírio

Historiadora: Maria Luiza Kassab

Autores do Enredo: Direção de Carnaval

SINOPSE

Cosmos apresentará um Nordeste que, além da sua riqueza cultural, abriga o santuário da pré-história brasileira. A região se transformou no tesouro do Brasil pelo seu destaque na economia, cultura, energias renováveis, gastronomia e belezas naturais  magistrais.

A Serra da Capivara no Piauí possui uma galeria de pintura rupestre, a maior da América Latina, que traz vestígios do homo sapiens de 60.000 anos, culminando com a teoria que o nordeste tenha emergido do mar na era glacial, porém o calor do povo nordestino fez com que o mar se transformasse em uma grande região repleta de emoção.

Ainda desconhecida pela maioria das pessoas, o Nordeste também apresenta uma imensa área de Mata Atlântica com biodiversidade única. Nordeste verde, Nordeste de turismo ecológico que nos presenteia com parques, reservas e serras. Região com diversidades naturais, culturais e religiosas. Terra abençoada, de gente misturada: os representantes do Brasil.

Um dos principais fundadores da nossa agremiação, Oswaldo Augusto Albuquerque, é pernambucano, cabra macho, do estado do frevo e do Lampião.

E a Bahia? Axé! Onde nossa história começou e o índio aos portugueses encantou. Terra de louvores, orixás, muita fé e seu famoso acarajé. O Olodum e a ginga da capoeira  causam grande  comoção.

Ceará da devoção do Padre Cícero e das rendeiras, suas rendas já viraram até produto de exportação.

Currais Novos, no Rio Grande do Norte, é destaque na mineração. Viva o ouro brasileiro e o povo potiguar que festeja o “Carnatal” o maior bloco de rua do planeta com sua micareta eclética musical e ainda tem belas praias de beleza sem igual.

No extremo noroeste da região, encontramos o Maranhão a “Jamaica brasileira” com muito reggae em suas radiolas, paredes de caixas de som com até 40 caixas arrastadas por um caminhão. Quem curte o reggae, também curte o bumba-meu-boi com tradição.

Sergipe, o pequeno estado do país, possui grande qualidade de vida na capital e é exemplo nacional em deslocamento urbano com suas ciclovias, mas que precisam de conservação.

O estado possui a maior taxa de homicídios do Brasil, contudo através da fé dos sergipanos, de maioria católica, essa estatística  terá reversão.

O Quilombo dos Palmares em Alagoas foi uma forma de rebelião contra as atrocidades  da escravidão. Viva Zumbi dos Palmares, símbolo da libertação!!!

Paraíba berço de poeta e escritores, no passado foi palco de batalha dos índios potiguares que se aliaram aos holandeses contra os portugueses. Passado violento foi deixado para trás, os paraibanos enaltecem a praia do Amor e celebram o maior São João.

Nordeste da seca, Nordeste da mineração, Nordeste da devoção, região que clama por atenção para diminuir o contraste entre a população. Parabéns ao povo nordestino pela garra e determinação, Cosmos, com orgulho, contará sua história e tradição.

Anúncios

3 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s