União Rio Minas apresenta enredo para o Carnaval 2020

Publicado por

Um sonho de cariocas e mineiros apaixonados por samba

O Grêmio Recreativo Escola de Samba União Rio Minas (GRESURM) está vivendo um ano especial. Após nove meses de sua fundação, a escola, que é filiada a Associação das Escolas de Samba do RJ, se prepara para estrear no carnaval carioca em 2020 no Grupo de Avaliação. Nesta quarta-feira (06), recebe convidados em sua sede administrativa para a apresentação do seu enredo, inspirado nos 300 anos do Estado de Minas Gerais.

A União Rio Minas, fundada em 23 de janeiro de 2019, é uma associação sem fins lucrativos, com finalidades socioculturais e recreativas, relacionadas ao carnaval, com sede no Rio de Janeiro. Essa união tem seu auge em Ary Barroso, mineiro de Ubá, consagrado mundialmente no Rio de Janeiro.

A sede da Escola fica no bairro de Ipanema com trabalhos sociais na comunidade do Cantagalo.

74163391_586297421913059_4972387976219721728_o

Carnaval 2020

Sinopse

Enredo: 300 anos do Estado de Minas Gerais

Criado oficialmente no dia 12 de setembro do ano de 1720, a antiga Capitania de São Paulo e Minas do Ouro, completará em 2020, 300 anos. Se iniciou, por meio do trabalho dos bandeirantes, em busca de ouro e pedras preciosas. Diante da Capela do Rosário, no distrito tricentenário de Morro Vermelho, no local exato onde, segundo a história, foi iniciada a Guerra dos Emboabas e ocorreu a 1ª eleição direta das Américas, que elegeu o Governador primaz de Minas, à revelia da Coroa Portuguesa, o líder emboaba Manoel Nunes Viana. Belezas minerais e naturais, gente simples e hospitaleira, o sonho de liberdade, o povo e sua religiosidade. No início do século XVIII, a região tornou-se um importante centro econômico da colônia, com rápido povoamento. No entanto, a produção de ouro começou a cair por volta de 1750, levando a Metrópole – Portugal – a criar formas cada vez mais rígidas de arrecadação de impostos, o que resultou no mais conhecido movimento político e histórico de Minas Gerais – A Inconfidência Mineira.

Tesouro mais valioso da Coroa Portuguesa, o Estado viveu o esplendor do ciclo do ouro e o apogeu do Barroco, legando à humanidade o rico acervo que até hoje atrai milhares de turistas a cidades históricas. Sede da Inconfidência, inscreveu a Liberdade em sua bandeira, sintonizando-se, cosmopolita, com o clamor mundial pela emancipação dos direitos.

Em virtude de suas belezas naturais e de seu patrimônio histórico, Minas Gerais é um importante destino turístico brasileiro. O povo mineiro possui uma cultura peculiar, marcada por manifestações religiosas tradicionais e culinária típica do interior.

A miscigenação ocorrida em Minas Gerais durante e após o Ciclo do Ouro deixou muitas marcas em nossa cultura. Influências na arte, culinária e no folclore podem ser vistas ainda hoje. Até o nosso famoso “uai” veio de pioneiros portugueses.

E foi com essas heranças que fomos construindo a identidade desse “tipo tão especial de brasileiros”. Um povo batalhador que soube acreditar na liberdade, mesmo que ela viesse tardia. O jeito mineiro de “comer quietinho”, mantendo sempre a humildade ao invés da exaltação, o falar com simplicidade, o olhar calmo no horizonte esperando o sol se pôr enquanto conta “um dedinho de prosa”.

Grandes histórias perduram nas lembranças, nos livros, nos museus e nas obras de arte, mas a maior riqueza do povo mineiro é saber que a dignidade humana, a honestidade e o respeito pelo próximo vêm sempre em primeiro lugar.

Anúncios

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s