SÉRIE DE ENTREVISTAS: CARNAVALESCOS DA INTENDENTE

Publicado por

CARNAVALESCOS DA INTENDENTE

Nome: Walter GuilhermeWhatsApp Image 2019-12-19 at 00.36.37

Carnavalesco da Unidos de Lucas, Independente da Praça da Bandeira e União Cruzmaltina

Profissão: Professor de Educação Física

Idade: 49 anos

Escola(s) do Coração: Todas por onde passei

1. Como foi o seu início no Carnaval?

Organizador de grupo de bate bola em Piedade, quando fui convidado para fazer a Comissão de Frente da Unidos de Campinho (1993), no ano seguinte fui coautor do Enredo e diretor de Barracão.

2. Conte-nos a sua trajetória?

1999 comecei a assinar Carnaval no Bloco Independente da Praça da Bandeira. 2000 Praça da Bandeira. 2002 Praça da Bandeira. De 2005 a 2008 Carnaval de Nova Iguaçu no G.R.E.S. Nova América (parece que vai desfilar com Bloco em 2020). 2009 Vizinha Faladeira. 2010 Praça da Bandeira. 2011 Arranco do Engenho de Dentro. 2014 Chatuba de Mesquita. 2015 Inocentes de Belford Roxo e Alegria do Vilar. 2016 Alegria do Vilar. 2017, 2018 Unidos de Lucas. 2018 Praça da Bandeira. 2019 Praça da Bandeira e “Boa parte do início dos trabalhos na Unidos de Lucas”. 2020 Praça da Bandeira, Unidos de Lucas e União Cruzmaltina.

3. Cite-nos o(s) seu(s) ídolo(s) na função.

Fernando Pinto, Renato Lage, Rosa Magalhães. Gosto muito do trabalho do Edson Pereira que foi aluno da Escola que eu dou aula.

4. Fale-nos do enredo da escola para 2020?

Por parte: Praça da Bandeira – parceria com Ricardo Paulino de muito tempo. ENCANTOS DA FÉ surgiu de conversas com Ricardo e muito cuidado para não deixar a frustração do rumo que tomou conta do Carnaval com a administração municipal. Os Encantos da fé não está preso a fé religiosa, fé no amor, fé na esperança e por aí vai. UNIDOS DE LUCAS – Parceria com Sid Camillo, nós definimos uma linha e ele me surpreendeu com esse ENREDO bem interessante e a expectativa é fazer o povo pensar e se divertir ao mesmo tempo. UNIÃO CRUZMALTINA – Recebi o convite do Marcelo Varanda e NÃO pude negar, pessoa ímpar de personalidade e caráter. A filosofia dos Camisas Negras é o fio condutor do Enredo. A História do Vasco da Gama é muito bonita e os torcedores se identificaram. O Vasco é muito mais que futebol, o CLUBE é pioneiro em várias coisas. Vamos contar a construção de São Januário, discursos Históricos, apresentação de coral de estudantes com Heitor Villa-Lobos desfile de ESCOLA de Samba. Enfim, é um ENREDO para todos conhecerem a história do Vasco e se orgulhar de fazer parte desta linda HISTÓRIA de Amor.

5. Quais são as suas expectativas para este carnaval?

Apesar desta loucura e incerteza que estamos vivendo a expectativa é boa, porque todas as pessoas envolvidas no processo de construção dos carnavais estão conscientes que NÃO é hora de ficar se lamentando, pois esse cenário político não vai mudar. É hora de trabalhar e se superar. Utilizar material alternativo, material reciclável, adotar as alegorias, porém sem perder a grandiosidade do Desfile.

6. Qual será o ponto alto do seu desfile?

Praça da Bandeira – conjunto de fantasia e a emoção. Unidos de LUCAS – A irreverência com coerência. O ENREDO é para fazer refletir. União CRUZMALTINA – conjunto e a UNIÃO (sem trocadilho). Os componentes estão muito empolgados, a aceitação do ENREDO foi grande.

7. Como está o barracão da escola (fantasias e alegoria(s))?

Aí é a ferida, não só das minhas ESCOLAS, mas de todas as ESCOLAS. Eu tenho um sistema em que eu vou fazendo durante o ano as decorações e quando as ferragens e carpintaria acabam, venho com a forração e geralmente boa parte da decoração já está pronta, porém sempre falta um detalhe, uma cola que só com dinheiro é possível. Estarei usando material alternativo como por exemplo cápsula de café, caixa de leite, garrafas pets e muita criatividade para aproveitar e adequar o material que sobrou do ano passado.

8. Como virá a escola, em relação a nº de alas, componentes, quantos setores serão o desfile?

Em média 16 alas. Em nenhuma das três ESCOLAS ficamos preocupados em setorizar o ENREDO. Os enredos estão bem organizados, a preocupação maior foi contar a história como um todo.

9. Um carnaval inesquecível?

APESAR de 4 Títulos com a Praça da Bandeira e um carinho muito especial por essa ESCOLA, Unidos de Campinho em 1994 – primeiro ENREDO escrito na Sapucaí – “ESCRAVA ANASTÁCIA, UM GRITO DE LIBERDADE NA SAPUCAÍ”. O DESFILE MAIS MARCANTE FOI DA INOCENTES DE BELFORD ROXO EM 2015 – “NELSON SARGENTO, SAMBA INOCENTE, PÉ NO CHÃO”. A SAPUCAÍ é mágica.

10. Qual é o seu maior sonho?

É de chegar no ESPECIAL, mas, o mais interessante seria levar uma ESCOLA até o GRUPO ESPECIAL.

11. Deixe-nos uma mensagem para a galera que acompanha o Carnaval da Intendente.

Não percamos a esperança, mas a esperança de esperançar e não a esperança de ficar esperando. Como diz Mário Sérgio Cortella: “Se ficar o bicho pega, se correr o bicho come, SE JUNTAR O BICHO FOGE”. É hora de nos unirmos para botar o bicho para fugir. Vamos nos adaptar, mas NÃO vamos nos acomodar.

Obrigado Walter Guilherme pela participação e ótimo Carnaval!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s