FBCERJ/GRUPO A – Confira a Sinopse da Acadêmicos do Vidigal

Publicado por

CARNAVAL 2020

FBCERJ / GRUPO A

GRÊMIO RECREATIVO BLOCO CARNAVALESCO ACADÊMICOS DO VIDIGAL

Presidente – Sérgio Henrique da Silva da Silveira

Ordem no Desfile – 9º Bloco de Enredo a desfilar

84239602_1395506237297475_3611472256418447360_n

Enredo: NOS EMBALOS DOS ANOS 80

Carnavalesco – Comissão de Carnaval

Apresentação: Os anos 80 representaram uma década de ressignificação de todas as ordens e juntos faremos uma viagem no tempo através da memória com fatos e acontecimentos que marcaram essa década e ficaram retidos na memória do todos nós.

SINOPSE

Nosso Abelardo Barbosa é o anfitrião da folia e chega para abrir as portas do Cassino da Chacrinha com seus calouros e suas chacretes, juntos do bloco mais charmoso da Zona Sul, que trás toda a comunidade para se juntarem aos grandes sucessos da década de 80. Quem vai querer bacalhau? Olha o abacaxi!!!

O mundo ainda chorava a morte de Jhon Lennon, quando o Papa João Paulo II veio pela primeira vez ao Brasil o subiu a comunidade do Vidigal na Zona Sul do Rio de Janeiro, foi recebido por moradores que viviam uma resistência e por um grupo de crianças que cantaram um lindo coral. Sua visita ajudou a impedir que a comunidade fosso removida para Antares.

O Brasil do passado de ditaduras se despedia e o país do futuro começava a ganhar forma. Com uma constituição fresquinha saindo do fomo sua democracia começava a engatinhar em direção ao tão prometido futuro. Nas ruas pedíamos DIRETAS JÁ!!! E o país navegava em um rio abundante de promessas.

As conquistas dos anos 80 projetavam o Brasil para o mundo. Seríamos uma grande potência mundial! A esperança do povo decai sobre a morte de Tancredo Neves, aquele que seria o primeiro presidente civil do país pós-ditadura, antes mesmo de tomar posse. Surge o primeiro Rock in Rio e o povo se encanta com Sinhozinho Malta e a viúva Porcina em Roque Santeiro “TO CERTO OU TO ERRADO”. Nos anos 80 tivemos grandes cantores e bandas nacionais que fizeram sucesso: Ney Matogrosso, Blitz, Paralamas do Sucesso, Titãs, Roberto Carlos, Ultrage a Rigor, Kid Vinil, Ira, Barão Vermelho, Camisa de Vênus, Leo Jaime, Legião Urbana, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, entre outros.

Madre Tereza de Calcutá mundialmente conhecida na época por suas caridades, cria a primeira casa “DOM DO AMOR” de tratamento para doentes de AIDS, doença que levou CAZUZA, símbolo do rock nos anos 80 entre outros. Ayrton Senna do Brasil!!! O herói do povo sofrido, na época com inflações altíssimas, miséria, pobreza, planos econômicos e troca da moeda de Cruzeiro para Cruzado e o país sendo sugado pelo FMI. A Volkswagen decreta o fim da produção do Fusca.

O Balão era Mágico, Xuxa a rainha dos baixinhos chega em sua nave espacial trazendo as paquitas, o dengue e o praga, a TV era um Colosso e as crianças se divertiam diante da telinha, há e não podemos esquecer do Chaves. Eita que Anos Dourados!!!

A transformação é mundial, então para felicidade geral, o cometa Halley decide retornar a passar pela Terra, trazer o planeta de volta a seu eixo. A NASA lança duas importantes sondas espaciais: Galileu e Magalhães. No Brasil é criada a constituição e o país segue rumo a democracia, e as eleições diretas elegem Fernando Collor de Mello.

Cai o muro de Berlim e a Alemanha é unificada. É o fim da guerra fria.

… “ninguém respeita à constituição, mas todos acreditam no futuro da nação”

Ainda se pergunta:

“Que Rei sou Eu?” “Quem matou Odete Hoitman?” “Que País é Esse?”

O país das drag Queens, do festival dos festivais, “afinal está escrito nas estrelas”, o país da diversidade, do respeito, dos movimentos sociais e culturais, do carnaval. Viver e não ter a vergonha de ser feliz…

Grandes personagens do samba como Dona Ivone Lara, Almir Guineto, Clara Nunes, Beth Carvalho, Tia Maria, Lecy Brandão, dentre outros se unem a Velha Guarda do Acadêmicos do Vidigal para lembrar que o samba transforma, que o carnaval é cultura popular brasileira e precisa muito de respeito!

Comissão de Carnaval

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s