SÉRIE DE ENTREVISTAS: MESTRES DA INTENDENTE

Publicado por

MESTRES DA INTENDENTE

Nome: Mestre Léo Tinoco

Mestre da Bateria Estrela Guia da Zona Oeste da Unidos de Cosmos

Profissão: Garçom

Idade: 40 anos

Escola do Coração: Estação 1ª de Mangueira

1. Como foi o seu início no samba?

Comecei aos 7 anos vendo meu pai (mestre Kalu) comandar a bateria da Unidos de Vila Kennedy na década de 80. Ele me colocou em cima de um caixote e ali fui gostando do ritmo.

2. Conte-nos a sua trajetória no Carnaval?

Em 1990, fui o primeiro mestre mirim da bateria da Ainda Existem Crianças na Vila Kennedy. Em 1994, fui para a direção de bateria da escola mãe até 1999. De 1994 a 1997 passei a ser ritmista da Mocidade Independente de Padre Miguel. De 1998 a 2003  fui ritmista da Estação Primeira de Mangueira. Em 2009, ritmista da Protegido da Princesa de Florianópolis. 2009 e 2010 fui mestre da Unidos de Vila Kennedy ao lado do meu pai. 2011 mestre do GRBC União da Ponte. 2012 mestre da Unidos de Cosmos. De 2012 a 2014 fui diretor de bateria da Sereno de Campo Grande. 2019 mestre da estreante Passa Régua. Em 2020 volto a Unidos de Cosmos como mestre e agora presidente do novo bloco União Vilar Carioca (fundada por mim).

3. Como funciona uma bateria?

Varia de escola pra escola. Eu, no caso, gosto de trabalhar com a minha ala grande, mas como se trata da Intendente Magalhães aí prefiro não me arriscar muito então vou de 120 ou 150 ritmistas no máximo. A regularidade e a sustentação da cadência e do ritmo (em conjunto com o samba-enredo), a harmonia dos sons dos instrumentos e a criatividade que distingue a bateria. Também é preciso fazer bastante ENSAIOS para que tudo fique perfeito.

4. Qual o número mínimo de componentes na bateria na Intendente? Tem número máximo? Quantos componentes tem a sua bateria? Quem compõe sua bateria?

Esse ano são 80 (grupo PRATA) eu já coloquei 150 em 2010 na Vila Kennedy, mas não é bom arriscar por que o som do carro não é dos melhores. Na minha bateria vamos de 100 componentes e 10 diretores dentro e 5 apoios de cada lado por fora.

5. Quais são os instrumentos obrigatórios?

Para mim todos rsrs, mas as marcações, terceiras, caixas e repique são os mais importantes.

6. Você estará desfilando em outras agremiações em 2020?

Não, até por que virei presidente de um bloco carnavalesco e espero daqui a 2 anos se tornar escola.

7. Quem é o seu ídolo no carnaval (na função)?

Mestre Cissa da Viradouro e mestre Marcelo da Protegido da Princesa de Florianópolis.

8. O que a bateria tem que fazer para conseguir a nota máxima?

Além dos ENSAIOS é ter criatividade e versatilidade isso é tudo!

9. Um carnaval inesquecível?

Ano passado pelo Passa Régua sendo a estreante na passarela, um trabalho em menos de 1 mês tivemos que reciclar e ensinar em pouco tempo e na avenida foi tudo perfeito.

10. Qual é o seu maior sonho?

Ver o meu bloco carnavalesco UNIÃO VILAR CARIOCA na passarela em 2022.

11. Deixe-nos uma mensagem para a galera que acompanha o Carnaval da Intendente.

Estou agradecido a vocês e não sei neste instante como retribuir tanto carinho, mas é claro que encontrarei uma maneira de fazê-lo. Muito obrigado ao Samba na Intendente pela oportunidade de mostrar o nosso trabalho e a nossa trajetória. Estou à disposição para quando precisar a qualquer momento e a qualquer hora. Vlw Samba na Intendente!

Obrigado Mestre Léo Tinoco pela participação e ótimo Carnaval!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.