A primeira agremiação a desfilar no Grupo de Avaliação seria a União de Vaz Lobo, porém a escola desistiu na última hora, em virtude do atraso na chegada de seus componentes e de sua bateria. Passaram apenas o carro alegórico e o tripé.
O Feitiço do Rio abriu efetivamente o carnaval do grupo em alto nível. O desfile começou as 19 hs, com fantasias bonitas e completas, a escola foi a única a desfilar sem chuva. Destaque para a evolução da escola, para ala das baianas que representavam Dandara e para a bateria comandada pela Mestra Thaís Rodrigues. A rainha Valéria Mari voltou a reinar à frente da bateria Feiticeira. Vinícius Carr do Samba na Intendente também deu show no carro alegórico da agremiação, representando o Prefeito Ratão Crivella.
Unidos da Barra da Tijuca desfilou debaixo de muita chuva o que prejudicou muito as suas fantasias. A escola teve problemas de evolução com alguns buracos e também nos carros alegóricos em acabamento. A escola deverá perder 1 ponto em obrigatoriedades em comissão, pois não desfilou com o número mínimo de 10 integrantes na comissão de frente. Destaque para a presença do homenageado, o grande compositor imperiano Aluisio Machado, no último carro, e para a rainha de bateria Duda Maciel.
A chuva também prejudicou as fantasias da Acadêmicos de Jacarepaguá. Destaques positivos a comissão de frente e a ala de passistas, ala com bom contingente e com samba no pé. Ponto negativo para a falta de fantasia na bateria da agremiação que estava com camiseta branca.
Infelizmente não foi esse o desfile sonhado pela Unidos do Cabral no seu retorno ao carnaval. A escola estava dois anos sem desfilar e enfrentou vários problemas, dentre eles a falta de comissão de frente. A galeria da velha guarda abriu o desfile da escola do Caxambi. A Unidos do Cabral apresentou um número reduzido de componentes, bateria sem fantasia e poucos ritmistas, 8 baianas, fantasia da PB Micheli Rocha prejudicada devido a chuva. Os carros alegóricos passaram sem destaques. Ponto positivo à presença de componentes do Jacarezinho como a velha guarda e o casal de MS e PB, Serginho Sorriso e Caroline Santos, no desfile que homenageou o compositor e ex-presidente da Unidos do Jacarezinho, Barbeirinho.
A Flor do Jardim Primavera de Duque de Caxias estreou no Carnaval Carioca e fez um excelente desfile, com fantasias bonitas, bem acabadas, carro alegórico bem bonito também. Bateria bem vestida e com fantasia completa. Destaque também para os casais de MS e PB e para a ala das baianas.
As 22 hs e debaixo de uma tempestade, enfim, o Império de Petrópolis fez a sua estreia no Carnaval da Intendente Magalhães, após duas tentativas anteriores. A escola trouxe um bom contingente da cidade imperial para o desfile. A agremiação apresentou fantasias bonitas, bem acabadas, para falar da cerveja, no enredo “Cerveja: de pão líquido à paixão nacional”, do carnavalesco Laerte Gulini”. A escola não desanimou com a chuva e teve uma boa evolução, sem apresentar buracos. Destaque à bateria do mestres Marquinhos e Luiz Carlos e para a 1ª ala que era coreografada.
Oitava escola a desfilar o Peixe Vagabundo trouxe uma bela comissão de frente (fantasia e coreografia) do coreógrafo Alexandre Medeiros. Presença marcante do intérprete oficial da agremiação, Pixuléh que mandou ver. 1º Casal Rômulo Diniz e Bianca Castro muito bem vestidos. Harmonia boa, bateria completa. Último carro bem bonito e bem acabado. Ponto negativo: problema de evolução abrindo um grande buraco na frente do último carro alegórico. Apesar do buraco, a escola fez um boa estreia e está na briga para ascender ao Grupo de Acesso da Intendente.
A Guerreiros Tricolores fez uma belíssima estreia no Carnaval do Povão debaixo de muita chuva. A escola veio com um bom contingente e estavam muito animados, cantando o samba. Destaques à Comissão de frente e para o Casal de MS e PB Thuan Matheus e Marcela Tavares que estavam muito bonitos. A agremiação trouxe fantasias muito bonitas e completas, porém haviam muitas alas com camisetas. A rainha Lívia Portella deu um show na frente da bateria Cadência Tricolor.
Um temporal desabou na hora do desfile do Arrastão de Cascadura, mas a comunidade desfilou com muita garra e fez um bom desfile. A escola apresentou o enredo “Orumilá, os encantos da Terra ao destino da vida” do carnavalesco Sandro Gomes. Fantasias e carros alegóricos muito bonitos, destaque para uma das primeiras Alas que representava Oxalá. A ala das baianas estava linda mas a chuva danificou algumas fantasias. A saia da 2ª PB Ieda Vitória também foi danificada pela chuvarada. A escola cantou bastante. Destaque também para a ala de passistas com muito samba no pé. Um buraco abriu-se em frente ao último carro.
Meia noite e com muita chuva, começou o desfile da Mocidade Unida do Santa Marta que mostrou o enredo “Festa dos Santos Reis”, do carnavalesco Miro Freitas, e passou bem na avenida. A bateria passou bem vestida, como toda escola. Destaque para o primeiro casal de MS e PB (Érica Duarte e Tchetchelo) com uma fantasia muito bonita. Baianas corretas, carros alegóricos simples mas bem acabados. A agremiação da Zona Sul passou animada cantando o samba. Ótima atuação dos cantores do Santa Marta sob o comando do intérprete Digão.
A Alegria do Vilar não desfilou e enrolou a bandeira.
Chatuba de Mesquita desfilou debaixo d’água e fez um de desfile maravilhoso. O abre-alas era lindo, muito bem feito, bem acabado e com ótima iluminação. Muitos destaques: fantasias originais e bem acabadas; comissão de frente do coreógrafo Isaac Belford; os casais de MS e PB bem vestidos. A escola trouxe duas alas de crianças, a primeira bem vestida de arara azul e a segunda bem animada. A Chatuba cantou bem o samba e teve uma fácil leitura do enredo “Amazônia – Jacutingas a inspiração, da minha aldeia ecoa um grito pela preservação” do carnavalesco Alex Jesus. A ala de baianas vieram com a cabeça de onça, com pequenos problemas nas saias de umas quatro/cinco baianas, mas no geral a ala estava linda. Enfim, escola passou muito bem vestida inclusive a velha guarda. Foi o melhor desfile da Chatuba em anos.
A Mocidade Unida da Cidade de Deus chegou atrasada e acabou desfilando fora da ordem do sorteio e passou após a Chatuba. Triste a passagem da agremiação. A escola não trouxe comissão de frente e a galeria da velha guarda abriu o desfile da agremiação. Destaque apenas para os casais de MS e PB. A Mocidade veio com pouquíssimo contingente. Os poucos que desfilaram eram com fantasias simplórias e faltando partes da fantasia. Infelizmente a bateria também não veio, passando apenas cinco ritmistas.
A Acadêmicos do Dendê fez um belíssimo desfile. A chuva não atrapalhou a animação da escola que passou cantando muito. Muitos destaques: comissão de frente interessante, ala das baianas bem vestida, bateria vestida de esqueleto, alegorias bem acabadas, 1º casal de MS e PB, Victor Igor e Cassiane Figueiredo, bem vestido. Fantasias leves, simples, de fácil leitura. A Dendê trouxe muito bate-bola, Zé Pereira, Colombina e Pierrot para apresentar o enredo “Reciclando Carnavais” do carnavalesco Severo Luzardo. A ala de passistas coordenadas pela Soraya Santos estavam bem bonitas e com muito samba no pé. Enfim, passou muito bem a azul e branca da Ilha do Governador.
A União Cruzmaltina fez um bom desfile em sua estreia no Carnaval Carioca. A escola passou cantando bem. Destaque para os carros alegóricos, bem iluminados e acabados. 1º casal Emanuel Lima e Thainara Matias passou muito bem, com bela fantasia. Boas fantasias no geral com algumas camisetas. A bateria passou bem e a rainha Mylla Ribeiro brilhou à frente de seus ritmistas. Ponto negativo para ala das baianas que veio com apenas 9 componentes. A escola passou com um bom contingente e teve que correr um pouco no final do desfile.
A Coroa Imperial fez uma estreia bem complicada no Carnaval Carioca contando o enredo “Na batucada de bamba sou Cacique sou raiz”, homenagem ao Cacique de Ramos. A comissão de frente apresentou boa coreografia do coreógrafo Júnior Ribeiro, mas as fantasias eram simples e estavam incompletas, todos sem cabeça, e deverá perder 1 ponto em obrigatoriedades, pois não desfilou com o número mínimo de 10 integrantes na comissão de frente. A escola trouxe 9 integrantes. Casal de MS e PB bonito. Carro alegórico simples. A agremiação trouxe pouquíssimo contingente, assim como a bateria com poucos ritmistas e sem fantasia. A escola não trouxe ala das baianas e deverá ser bastante penalizada nas obrigatoriedades.
17ª escola a desfilar, o Novo Império cantou o belíssimo samba para retratar o enredo “Quilombo força e resistência” dos compositores Alessandro Lanza, Antonio Conceição, Dona Ivanísia, Elson Ramires, Fábio Xavier, Guto Biral, Joseth Rodrigues, Lopita 77, Orlando Bico da Águia, Robert Farrow, Sidinho da Cuíca, Tadeuzinho e Tuninho Azevedo, também intérprete da agremiação. A escola veio bem vestida e com carros bem acabados. Casal de MS e PB, Pedro Figueiredo e Giselly Assumpção, estava bem vestido. A Rainha da Escola Jéssica Guirgo veio sambando muito à frente do 1º carro. A ala das baianas estava com bom contingente e uma boa fantasia. Corte completa à frente da Bateria: o rei Jerônimo Patrocínio, a rainha Caroline Lima e a madrinha Tatiana Daniele também foram destaques. A bateria veio com um contingente pequeno. Um buraco imenso antes do último carro deve comprometer a evolução da escola que no geral fez um bom desfile.
Fechando os desfiles, a União Rio-Minas fez um desfile bacana, organizado. Comissão de frente bem coreografada, casal de MS e PB com uma bonita fantasia. A bateria veio com um bom número de ritmistas, porém com uma fantasia bem simples, assim como no geral a escola estava com fantasias simples. A ala das baianas estava bonita. Último carro com bom acabamento. Ponto negativo para o pouco contingente da agremiação e a ala dos passistas que estavam sem cabeça e alguns sem sapatos. Também, a escola teve problemas sérios de evolução com vários buracos.
A Majestade do Samba teve seu carnaval comprometido em virtude das fortes chuvas e foi autorizada pela LIESB a desfilar fechando os desfiles e, assim como a Mocidade Unida da Cidade de Deus, não será julgada, pois não se apresentou na ordem correta do sorteio. A escola não apresentou comissão de frente, apresentou 4 baianas e poucos ritmistas na bateria. Destaques para o casal de MS e PB e para o intérprete Ciganerey. A agremiação também trouxe um carro alegórico. A escola passou com pouquíssimo contingente.
Redação Samba na Intendente
Marcos Guerra Couto
Parabéns, Marcos, pela excelente análise, sobre os desfiles do acesso na intentente. Apesar do Dilúvio, as escolas estavam muito motivadas.Eu fiquei ate Unidos Cabral.
Abs
Obter o Outlook para Android
________________________________
Valeu amigo Luiz Arruda!
Boa tarde, Gres GUERREIROS TRICOLORES estão de Parabéns pela garra , vontade e União mesmo de baixo de MUITA chuva vcs foram GUERREIROS, PARABÉNS!!!!
Parabéns pela cobertura. Os desfiles da Intendente Magalhães merecem demais. A Intendente é a verdadeira escola de samba.
Parabéns pelo comentário!!
Indignado apenas pelo não- campeonato do Dendê, que sobrou na avenida!!
Obrigada pela justa análise do desempenho das escolas e pelo
Reconhecimento do meu trabalho. Imensamente agradecida!
Ainda em tempo…
Análise perfeita, bem parcial e sem delongas.
Parabéns pela ótima cobertura durante esses anos, em especial em 2020, porque com o temporal que caiu durante toda a noite desfiles vocês são de fato os grandes GUERREIROS em prol do VERDADEIRO CARNAVAL DO POVÃO!
Grande abraço! 👍🏼
Obrigado amigo!