O GRES Acadêmicos da Pedra Branca segue anunciando os nomes de sua equipe para estrear no Carnaval Carioca em 2021.
DIRETOR GERAL DE CARNAVAL – A escola anunciou o seu diretor de carnaval Thiago Fernandes.
Thiago Fernandes tem longa trajetória de participação no carnaval. Conhecido como “Thiago da Mocidade”, começou desfilando nas alas da estrela guia da zona oeste e, após um concurso interno, tornou-se membro da ala de passistas da agremiação. Atuou como Diretor do Departamento Cultural do GRES Mocidade Independente de Padre Miguel por longo período, onde também se enveredou pelo campo político. Em 2014 também foi integrante da Comissão de Carnaval do GRES Unidos de Bangu, auxiliando o Diretor Geral de Carnaval a colocar na avenida o desfile que alçou a escola à Marquês de Sapucaí. Somado a tudo isso, Thiago é formado em Direção de Carnaval e Harmonia pela Faculdade Integrada Helio Afonso.
DIRETOR GERAL DE HARMONIA – Quem comandará a harmonia da agremiação será Gerson Rodrigues.
Gerson Rodrigues é o que podemos chamar de “medalhão do samba”. Entre diversas experiências, coleciona passagens em grandes agremiações do carnaval carioca. Começou sua carreira no GRES Mocidade Independente de Padre Miguel, como diretor de harmonia, chegando em pouco tempo a direção geral, além de ter sido vice-presidente de patrimônio da escola.
Depois, atuou por três anos consecutivos como Diretor Geral de Harmonia do GRES Unidos de Bangu, seguindo para a Direção Geral de Alegorias do GRES Unidos de Padre Miguel. Na Passarela do Povão, atuou como Diretor Geral de Harmonia no GRES Acadêmicos do Jardim Bangu, GRES Império Ricardense e GRES Peixe Vagabundo.
CARNAVALESCO – A agremiação contratou o experiente carnavalesco Laerte Gulini.
Laerte Gulini é artista plástico, professor, cenógrafo e figurinista. Formado em Educação Artística, com habilitação em história da arte pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Pós Graduado em Figurino e Carnaval pela Universidade Veiga de Almeida, Gulini atua como professor na rede estadual de ensino e atuou por 10 anos como coordenador pedagógico da FAETEC/RJ.
No mundo do carnaval há 30 anos, atua como carnavalesco há 15. Iniciou no ARES Vizinha Faladeira, no ano de 2003, onde permaneceu até o ano de 2005. No período, que permaneceu, conseguiu levar a escola ao campeonato no ano de 2004.
Em 2006 ingressou como carnavalesco do GRES Unidos do Jacarezinho, onde permaneceu por dois anos. Em 2008 retornou ao ARES Vizinha Faladeira. Em 2009 assumiu como carnavalesco do GRES Acadêmicos de Vigário Geral, permanecendo no cargo até 2010.
Em 2011, alçou novos voos: Assumiu a função de carnavalesco no GRES Acadêmicos de Santa Maria, no carnaval de Brasília. Também em 2011, no Rio de Janeiro, assinou o carnaval do GRES Infantes da Piedade, no Grupo E da Intendente Magalhães.
No ano de 2012, retornou para o GRES Unidos do Jacarezinho. Em 2013, no GRES Unidos do Cabuçu, sagrou-se campeão da Série C. Renovado em 2014, levou a Unidos do Cabuçu ao vice-campeonato da Série B.
Em 2015 assumiu como Carnavalesco do Bloco Loucura Suburbana. Neste ano recebeu do Jornal o Globo o Prêmio “Serpentina de Ouro” de Melhor Desfile. No ano seguinte foi novamente premiado, por ter seu desfile considerado como “Hors Concours”. Em 2017, Laerte Gulini assumiu como carnavalesco do GRES Boêmios de Inhaúma. Em 2019, o GRBC Oba Oba do Recreio e, em 2020, o extinto GRES Passa Régua.
COORDENADORES DA ALA DE PASSISTAS – A ala de passistas do Acadêmicos da Pedra Branca será comandada pela dupla Yuri Nicolau e Enya Christine.
Yuri Nicolau começou sua carreira ainda muito novo, como passista do GRESM Estrelinha da Mocidade. Na sua trajetória, desfilou em grandes escolas de samba, tais como: GRES Unidos da Vila Kennedy, GRES Difícil é o Nome, GRES União de Jacarepaguá, GRES Acadêmicos do Jardim Bangu e GRES Arranco. Também integrou a Ala Jovem do GRES Mocidade Independente de Padre Miguel. No ano passado já comandou a Ala de Passistas do GRES Passa Régua, além de ser um dos diretores da Ala de Passistas do GRESM Estrelinha da Mocidade, além de componente da Ala de Passista do GRES Unidos de Bangu, GRES Mocidade Independente de Padre Miguel e do GRES Unidos de Padre Miguel.
Já Enya Christine, que tem 18 anos, começou sua carreira no mundo do samba como membro do cortejo do 1º Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira do GRCESM Corações Unidos do CIEP. Depois foi nomeada Rainha de Bateria na mesma escola, onde permaneceu durante 10 anos. Carrega em sua carreira passagens em diversas escolas de samba, tais como: GRES União de Jacarepaguá e GRES Império Serrano. Este ano, além de coordenadora da ala de passistas do GRES Acadêmicos da Pedra Branca, também desfilará como passista do GRES Unidos de Bangu e GRES Unidos de Vila Isabel e como musa no GRES Unidos da Vila Kennedy.
CASAL DE MESTRE-SALA E PORTA-BANDEIRA MIRIM – O 3º Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira será formado por Pablo Roque e Safira Rosa.
Pablo Roque tem 8 anos e começou a trajetória como uma brincadeira com sua irmã em casa. Como se apaixonou pela brincadeira, sua mãe o levou ao projeto “Madureira Toca, Canta e Dança”, onde começou a aprimorar a arte de bailar como mestre-sala.
Em 2018 fez parte da ala de casais mirins no desfile oficial do GRESM Filhos da Águia. Em 2019 ele e a irmã foram convidados a atuar como 2º casal do GRESM Nova Geração da Estácio de Sá.
Apaixonado por samba e neto do grande Ivanzinho da Caixa, Pablo irá integrar o quadro de casais do GRES Acadêmicos da Pedra Branca para o carnaval de 2021.
Por sua vez, Safira Rosa tem 09 anos e é moradora do bairro de Senador Camará, vizinho à Bangu, sendo integrante do Projeto de Mestre-Sala e Porta-Bandeira Canta, Dança, Toca Madureira. Em 2020 fez a sua estréia como 3ª Porta-Bandeira no extinto GRES Passa Régua e hoje chega à família Pedra Branca para encantar a todos com o seu bailado.
PREPARADORAS DE CASAIS – O GRES Acadêmicos da Pedra Branca anunciou a contratação das preparadoras dos Casais de Mestre-Sala e Porta-Bandeira Delma Nogueira, que será a responsável pela preparação do 1º casal de mestre-sala e porta-bandeira com vistas aos 40 pontos no carnaval de 2021, e Vanessa Vasconcelos responsável pelos 2º e 3º casais.
Delma Nogueira é formada em Fisioterapia pela Universidade Bandeirantes de São Paulo (UNIBAN) e em Pedagogia pela Universidade da Cidade de São Paulo (Unicid). Bailarina desde os três anos de idade, começou sua trajetória no mundo da dança na Escola de Ballet Clássico Iara Nunes. Aos sete anos, ingressou no Grupo Raça Centro de Artes, onde teve aula com grandes nomes da dança, como Edson Santos, Jucilene Junqueira, Eliane Fiori e Roseli Rodrigues. Nesta escola também foi professora de Jazz, Ballet Clássico, ensaiadora e coordenadora, tanto da escola quanto do Grupo Infanto-Juvenil Racinha e foi coordenadora do Grupo Infantil do especial de fim de ano do cantor Roberto Carlos.
Em sua carreira atuou como professora e jurada em diversos festivais de dança no Brasil e no exterior. Como coordenadora do projeto “Raça nas Escolas”, elaborou um sistema de integração entre instituições de ensino tradicional e escolas de dança no Brasil e Paraguai.
Atualmente como professora em diversos colégios, realiza alfabetização através da dança com o uso do método Dom Bosco por 10 anos e desenvolvendo junto ao Grupo Raça o método Roseli Rodrigues de ensino da Dança.
No carnaval atual como bailarina de Ala Coreografada do GRES Camisa Verde e Branco e coreógrafa da comissão de frente da co-irmã Unidos de Vila Maria. Foi, ainda, ensaiadora da Comissão de Frente do GRES Mocidade Alegre nos anos de 2019 e 2020 e atualmente responde como Diretora de Movimentos do primeiro casal de Mestre-Sala e Porta Bandeira do GRES Acadêmicos de Vigário Geral, Jeferson Gomes e Paula Penteado. Também trabalhou com o Mestre-Sala Jeferson Gomes na preparação dele para o desfile da Mocidade Unida da Mooca, onde também atuou como Primeiro Mestre-Sala. Além disso, vem cuidando da implementação do eixo Rio-São Paulo do curso de Gestão e Design de Carnaval da Faculdade CENSUPEG.
Com sua longa trajetória e ampla experiência, Delma Nogueira se junta a família Pedra Branca para coordenar a preparação do Primeiro Casal de Mestre-Sala e Porta Bandeira da escola, Vinícius Paes e Jéssica Ramos, na luta pelos 40 pontos no desfile oficial de 2021.
Preparadora dos 2º e 3º casais e coordenadora do Projeto de Mestre-Sala e Porta-Bandeira da Escola será Vanessa Vasconcelos.
Vanessa Vasconcelos é professora de dança, tendo iniciado sua trajetória na Escola de Dança Spinelli nas modalidades Ballet, Jazz e Dança Espanhola. De lá, seguiu seu aprendizado na Escola ECAD, onde obteve sua primeira oportunidade de estágio. Nesta escola também deu aula de Ballet infantil. Na Escola de Dança Ritmos, passou a ministrar aulas de Dança do Ventre, Ballet, Jazz e Dança Mix. Também ministrou Dança do Ventre no Espaço Didança, Abrigo Imaculada Conceição, entre outros. Foi aluna do Studio El Said e também deu aula no Condomínio Estrelas. Atualmente, ministra aulas de Psicomotricidade e Recreação, Ballet e Jazz no Educandário Madre Guel.
No mundo do samba, começou aos 9 anos no GRESM Herdeiros da Vila. Aos 17 anos tornou-se 3ª porta-bandeira no GRES Unidos de Vila Isabel, cargo que manteve até 2003. Após passagem pelo GRES Mocidade Independente de Padre Miguel como Porta-Bandeira Show, ingressou, em 2014, no Projeto Madureira Toca, Canta e Dança, por onde foi instrutora até 2019. Em 2018, desfilou como 1ª porta-bandeira do GRES Acadêmicos de Madureira. Em 2019 e 2020 atuou como preparadora do casal mirim do GRES Passa Régua.
Texto com pequenas alterações retirados da página oficial do GRES Acadêmicos da Pedra Branca no Facebook.