Foi fundada no dia de hoje, 1º/01/2021, a Associação dos Passistas de Samba do Brasil “Ciro do Agogô” – APASB. A APASB é uma entidade sem fins lucrativos (Pessoa Jurídica) para organizar as demandas desta classe artística de sambistas, com sede em Madureira, Rio de Janeiro.
A diretoria gestora da associação dos passistas será comandada por Nilce Fran, Aldione Senna, Bruno Tete e Dhu Costa e já conta com 42 passistas de todos os tipos, pela democracia da dança do Samba no Pé.
O nome da associação faz uma homenagem a Ciro do Agogô. O passista e ritmista Ciro Ribeiro Júnior foi um dos mais expressivos defensores dos passistas no Carnaval. Atuou na Unidos de Vila Isabel, Lins Imperial e Unidos da Tijuca. Na Estação Primeira de Mangueira compôs a bateria e criou o agogô de 10 bocas. Ciro do Agogô faleceu em dezembro de 2016 aos 71 anos.
A APASB tem como objetivos:
a) Preservar, difundir e fortalecer a arte da dança do Passista do samba (em suas representações tradicionais e/ou modernas);
b) Defender os direitos dos passistas enquanto artistas que representam um valor simbólico cultural do Brasil, e lutar pelo respeito e valorização desta Arte;
c) Ser elo de unidade dos Passistas em todo o Brasil e no exterior.
Confira o vídeo de apresentação da Associação dos Passistas de Samba do Brasil “Ciro do Agogô”.
Qualquer dúvida entre em contato com o Email da associação:
associacaopassistasbrasileiros@gmail.com