O Grêmio Recreativo Escola de Samba Gato de Bonsucesso lançou uma nova logo. É um resgate da história do nome da agremiação estampado no pavilhão.
A história do Gato de Bonsucesso tem início na década de 60, quando uma leva de moradores das comunidades do Esqueleto e do Querosene se mudaram para o Complexo da Maré. A nova turma acabou se unindo aos antigos foliões da comunidade de Nova Holanda, originando o Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Nova Holanda. Algum tempo depois, sentindo a necessidade de algo mais descontraído que os rigores exigidos por uma escola de samba, seus integrantes formaram um bloco com os amigos das rodas de samba do lugar, brincando juntos e descompromissados com o carnaval, dentro da própria comunidade. A falta de preocupação com as regras era tanta, que o bloco sequer possuía nome.
Havia, porém, uma moradora conhecida por Maria Dentão, que não gostava de muita conversa e não dava vida fácil para a garotada da pelada de rua. Sempre que a bola caía em seu quintal, a enfezada moradora a destruía. Certo dia, os rapazes – que também gostavam de implicar com moradores da comunidade – cansados de terem suas bolas furadas, resolveram se vingar. Caçaram o gato de estimação de Maria Dentão, e fizeram um ensopado com ele. Maria não demorou a descobrir o que aconteceu com o bichano, e foi diretamente ao posto policial dar queixa do acontecido, bradando desesperadamente: “Mataram meu gato, mataram meu gato”.
A polícia prendeu três dos rapazes acusados por Maria Dentão. Mas para se vingar novamente de Maria, os rapazes fizeram tamborins com o couro do gato e foram tarde da noite para a frente da casa da desafeta, batucando e cantando em ritmo de samba: “Mataram meu gato, mataram meu gato…”. O refrão acabou “pegando” entre os moradores e terminou batizando aquele bloco que até então, estava sem nome: surgiu o “Bloco Mataram Meu Gato”. A partir daí, a agremiação cresceu, absorveu o que restava da Escola de Samba Unidos da Nova Holanda e, em 1974, foi registrado na Federação de Blocos de Carnaval do Rio de Janeiro.
25 anos depois, o bloco passou a ser escola de samba.
Fonte: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Gato_de_Bonsucesso
#Lávemogatohein