Unidos de Lucas divulgou sua Sinopse e o Regulamento do Concurso de Samba-Enredo para 2022

Publicado por

GRÊMIO RECREATIVO ESCOLA DE SAMBA UNIDOS DE LUCAS

CARNAVAL 2022

Enredo: FESTEJANDO! EU MANDO A TRISTEZA EMBORA. A UNIDOS DE LUCAS É SÓ ALEGRIA.

INTRODUÇÃO

Emanados pela fé em nosso padroeiro, o G.R.E.S. UNIDOS DE LUCAS guerreiro que é, vai acabar com a tristeza para Festejar na Avenida uma Nova Era. São Sebastião abençoe o povo brasileiro em especial o cidadão carioca que muito sofreu com a pandemia e em seus braços depositou a FÉ de um futuro melhor. Nossa Senhora nos navegue pelo mar da bonança onde a esperança acalanta nossa dor. São Jorge Guerreiro proteja nossa vida com o escudo da FÉ, para o vírus nosso corpo não alcançar.

SINOPSE

Depois de tanto esperar, o Carnaval finalmente chegou, trazendo o recomeço de uma Nova Era, a tão sonhada Era de Aquarius, trazendo consigo a capacidade de inovar e renovar as energias. Para festejar e mandar a tristeza embora a Unidos de Lucas é pura alegria. Com a benção de São Sebastião, nosso padroeiro e fé no Divino Espirito Santo, reforçamos o respeito as nossas mães baianas o orgulho da Leopoldina.

Como na anunciação do Menino Jesus, a Folia de Reis retrata a jornada dos Reis Magos para anunciar que o melhor está por vir, pois, no mar da imaginação Nossa Senhora dos Navegantes nos guiará no caminho certo para encontrarmos o sucesso. A fé não pode faltar, a Procissão do Bonfim faz meu corpo arrepiar, mas a comemoração só vai ficar completa, com a “água” de São Jorge brindando o novo amanhecer. Assim como o ser Divino iluminou as pessoas da Cidade de Deus para criar a CUFA – Central Única das Favelas, que promove atividades nas áreas da educação, lazer, esportes, cultura e cidadania, servindo como ferramentas de integração e inclusão social.

Agora, se você é trabalhador e pega o trem lotado, se liga nessa história que vou contar, pois, você é mais um Silva e sua estrela hoje vai brilhar. Porque nós só queremos ser felizes, cantando nosso samba tranquilamente na cidade onde nós nascemos.

Respeitar a luta é pelo direito de amar. LGBTQIA+ não é só uma sigla, por trás dela
existe uma história, um ser humano digno, que luta pela diversidade e quer evidenciar uma consciência coletiva em prol da liberdade de expressão da sua opção sexual. Celebre as diferenças. Amor não é doença, é a cura para os problemas do dia a dia.

As Festas Populares farão parte do nosso carnaval. Até a Catirina esqueceu a língua do boi. Seu desejo agora é desfilar na Unidos de Lucas para comemorar. Juntando-se a Catirina, as quadrilhas juninas de origem nos bailes franceses que eram dançadas nos salões da alta aristocracia na cidade de Paris, na França, se torna popular no Brasil.

Em 1840, a elite carioca inspirada no carnaval europeu começou a realizar bailes de carnaval. O povão impedido de participar dos bailes levou para as ruas da cidade, uma manifestação popular oriunda de Portugal, o Entrudo, onde pessoas fantasiadas dançavam e jogavam limões de cheiro, farinha ou água uns nos outros.

Não satisfeita à elite carioca começou a desfilar com suas roupas de luxo em carruagens abertas pelas ruas onde aconteciam as festas populares. Esse encontro de distintos grupos contribuiu para uma espécie de fusão. Com isso, a folia burguesa incorporou elementos da festa popular.

Os Clóvis ou bate-bola, verdadeiro representante da manifestação popular, foram declarados pela Prefeitura em 2012, Patrimônio Cultural Carioca de Natureza Imaterial.

Hoje, os bate-bolas não se limitam a apenas fazer barulho. Organizam-se em grupos e turmas que passam quase o ano inteiro preparando fantasias e seguindo um cronograma do seu desfile de carnaval. Os grupos de Bate-Bola atraem a atenção nos desfiles das Escolas de Samba e nos desfiles de blocos de rua.

O carnaval de rua nunca vai deixar de existir. No último ano por motivo alheio a nossa vontade, as ruas ficaram vazias e o carnaval carioca ficou mais triste. Mas o Carnaval de 2022 vai ser diferente, a força da população carioca será fundamental. O carioca está ansioso para ir para ruas e comemorar com batalhas de confete e outras brincadeiras mais.

Os carnavais pelo Brasil ficaram impossibilitados com a pandemia, mas, as manifestações populares tiveram um papel fundamental na sobrevivência da cultura popular. A vida se renova e as pessoas podem voltar a sonhar, para tornar os sonhos em realidade. A vontade de se preparar tem que ser maior do que a vontade de vencer. Vencer será consequência da boa preparação. (Bernadinho).

Walter Guilherme

Fran Sérgio

 

SETORIZAÇÃO

SETOR – RELIGIOSO

O AUTO DE SÃO SEBASTIÃO – SANTO PROTETOR CONTRA AS PANDEMIAS

FESTA DO DIVINO

GALO DE OURO O ORGULHO DA LEOPOLDINA

ANDOR – UNIDOS POR SÃO SEBASTIÃO

FOLIA DE REIS

FESTA DA NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES E IEMANJÁ

LAVAGEM DO BONFIM

FESTA DE SÃO JORGE

SETOR – FESTAS POPULARES

OKTOBERFEST

FESTA DE RUA CUFA – GRAFITEIROS

FUNK

ORGULHO LGBTQIA+

BOI BUMBÁ

QUADRILHA JUNINA

SETOR – CARNAVAIS PELO BRASIL

FESTA POPULAR BAHIA – OLODUM

FREVO – O FERVOR DE PERNAMBUCO

BLOCOS CARNAVALESCOS DO RIO

ESCOLAS DE SAMBA

CARNAVAL – MAIOR FESTA POPULAR DO BRASIL

 

REGULAMENTO DO CONCURSO DE SAMBA ENREDO

Poderão participar todos os compositores que desejarem, inclusive de outros Estados da Federação, exceto os que estiverem cumprindo suspensão determinada pela diretoria.

PARCERIAS:

1. Não será permitido mais de 05 (cinco) parceiros por samba, sem participação especial.

2. Não será aceita a inclusão de parceiros após a inscrição do samba.

ENTREGA DOS SAMBAS:

1. Os sambas serão entregues mediante a apresentação de 10 (dez) cópias da letra, juntamente com um pendrive com o samba em formato MP3 e o pagamento de taxa de R$ 50,00 reais por parceria;

SAMBA VENCEDOR:

1. A decisão da comissão julgadora é soberana e irrecorrível e cabe somente a ela a responsabilidade na escolha do samba vencedor;

2. Caso se faça necessário a Direção de Carnaval poderá alterar, corrigir, adaptar a letra e melodia ao samba vencedor para melhor atender as necessidades do enredo. Mas somente o fará mediante a presença e a anuência dos autores.

PROIBIÇÕES:

1. Não será permitida a queima de fogos no interior da quadra, nem na parte externa onde houver aglomeração de pessoas e carros estacionados;

2. Eventuais tumultos causados pela torcida de um determinado samba poderão acarretar no seu corte. Se o tumulto for causado por um dos parceiros, o corte será imediato;

3. O uso de drogas dentro da agremiação por qualquer compositor tendo sido visto e comprovado acarretará no corte do samba em que ele for um dos autores;

4. Somente será permitido o uso de qualquer tipo de bebida no interior da quadra, se tiver sido comercializada pela agremiação ou caso não tenha no bar da agremiação, que seja avisado com antecedência;

5. Por determinação do Juizado de Menores, somente será permitida a entrada na quadra de menores de idade devidamente acompanhados por seus responsáveis.

 

CRONOGRAMA CONCURSO SAMBA ENREDO – CARNAVAL 2022

AGENDA:

Dia 09/10/2021 (sábado) às 17h – Apresentação e entrega da sinopse na quadra.

Dia 20/10/2021 (quarta-feira) às 19h às 22h – Tira-dúvidas com o carnavalesco na quadra.

Dia 13/11/2021 (sábado) Entrega dos sambas concorrentes das 14h às 17h na quadra.

Dia 20/11/2021 (sábado) Apresentação dos sambas 22h

Dia 27/11/2021 (sábado) 1ª Eliminatória de sambas

Dia 04/12/2021 (sábado) Semifinal

Dia 11/12/2021 (sábado) Final do Samba-Enredo

 

Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos de Lucas

Fundação: 1º de Maio de 1966

Cores: Vermelho e Ouro

Símbolo: Galo de Ouro sobre duas argolas entrelaçadas

Presidente: Elinho Silveira

Vice-Presidente: Mizinho Marriel

Enredo: “Festejando, eu mando a tristeza embora. A Unidos de Lucas é só alegria.”

Autores do Enredo: Fran Sérgio e Walter Guilherme

Carnavalescos: Fran Sérgio e Walter Guilherme

Diretor de Carnaval: Wilmar Batista

Diretores de Harmonia: Vitor Andrade, Coelho e Willian

Presidente da Ala de Compositores: Sidinho

BOA SORTE COMPOSITORES!

Unidos Somos Lucas!

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.