Conheça Leno Vidal, o novo Carnavalesco do Leão de Nova Iguaçu

Publicado por

“Nada, é por acaso, filhos de Xangô eu e a Leão de Nova Iguaçu, os Leões como simbologias e marcas do meu corpo, é muita relação, para além das conexões da matéria, às correlações no plano espiritual…”

O Paraense Indígena, Marajoara e do povo Pankararu, o Professor Leno Vidal que tem formação em Artes Visuais e Tecnologia da Imagem, pela Universidade da Amazônia, é o novo carnavalesco da Leão de Nova Iguaçu, para 2025.

Leno que morou em São Paulo durante 15 anos, com inúmeros reconhecimentos e prêmios na esfera da Educação pública e brasileira em defesa dos povos originários, na educação antirracista e da identidade e diversidade de gêneros… Para além do seu “Corpo Artivismo” das suas plurais identidades.

Em seu percurso carnavalesco, iniciado há mais de 20 anos, em Belém do Pará, como estilista do Rainha das Rainhas do carnaval paraense, já assinou o carnaval de grandes escolas de samba paulistanas como Independente Tricolor, Camisa Verde e Branco, X9 Paulistana.

Mudou-se para o Rio de Janeiro, há mais de um ano, em busca dos seus sonhos…

Porém, no território carioca, já trabalhou com grandes carnavalescos e em grandes carnavais, como Alexandre Louzada no último título da Mocidade Independente de Padre Miguel, em 2017, onde foi apadrinhado e lançado por Louzada como o único Estilista de Esculturas, da Cidade do Samba, foi responsável pelo primoroso acabamento de todas as esculturas do campeonato do Aladim, como também, foi o cenógrafo da comissão de frente do tapete mágico.

Este ano, no retorno ao Rio, teve seu trabalho voltado para o abre alas do Salgueiro, com o grande Edson Pereira, onde passa a se especializar cada vez mais no trabalho de pilotos de fantasias e no desenvolvimento de barracão.

Ao retomar também trabalhos como aderecista na Mocidade.

Filho de Xangô, Vidal fez questão que seu lançamento exaltasse parte de sua identidade corporal, como as tatuagens dos 10 Leões, feitas em seu corpo, onde cada Leão representa uma qualidade de Xangô.

Além de ser o Símbolo maior da escola de samba Leão de Nova Iguaçu, o que para o Carnavalesco, diz que nada é por acaso. Sendo este o momento e o começo da realização e concretização dos seus sonhos de ser carnavalesco no Rio de Janeiro, assim como, o primeiro passo, para ascender, juntamente com nossa Leão de Nova Iguaçu para a Marquês de Sapucaí.

Pois ambos, o carnavalesco e a Leão, se correlacionam em memórias afetivas e simbologias para o levante, através das rupturas e quebras dos paradigmas, unindo tradição e o contemporâneo, assim como emerge as forças dos Leões.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.