G. R. E. S. Acadêmicos do Dendê
Carnaval 2025
Enredo: David Miranda um legado de resistência
Introdução
Onde os corações pulsantes das favelas do Rio de Janeiro podem se encontrar no Palácio de pedras do Congresso Nacional, O G.R.E.S Acadêmicos do Dendê tem a honra de homenagear à vida, à voz e o trabalho maestral de David Miranda, nosso grande herói e ativista brasileiro imortalizado em nossos corações. Através de sua alquimia pode transformar toda a sua trajetória de luta em um legado de superação, coragem, amor e determinação.
De origem pobre, o menino morador da favela do Jacarezinho, teve que aprender bem cedo a superar as adversidades e dores da vida. Aos cinco anos, perdeu sua mãe, sendo então, acolhido por uma tia como filho adotivo durante sua infância. Começou a trabalhar muito cedo, aos nove anos, para ajudar no sustento de sua nova família, tendo sua nova mãe como principal incentivadora no seu caminho pela vida.
Durante sua juventude descobriu características valiosas de sua personalidade, cultivadas ao longo de sua vida como, a resiliência e a solidariedade. As adversidades fizeram de David uma pessoa forte e consciente do seu papel enquanto cidadão e agente transformador social.
Já adulto, mergulha no mundo investigativo através do jornalismo. Sempre em busca dos fatos e disposto a revelar até os segredos mais obscuros do poder, seguindo seu caminho em meio a ameaças e perigos por revelar de forma corajosa, informações sigilosas como, espionagens indevidas, casos de corrupção, violências policiais e injustiças sociais.
Nosso herói enfrentou não só autoridades brasileiras como também forças governamentais norte-americanas, justamente por não se calar em meio às injustiças sociais, se destacando como um defensor e ativista dos direitos humanos, da liberdade de expressão e da inclusão social. Sua luta foi incansável contra a discriminação e opressão, além da sua dedicação à causa LGBTQIAPN+.
Na política, além de respeitado, era um atuante assíduo dos direitos sociais, levava a sério seu cargo, pois sabia que tinha em mãos uma ferramenta poderosa que realmente poderia ajudar mudar a sociedade e a realidade de muitas pessoas, sendo um veículo para mudar seu país e contribuir para o mundo ser um lugar melhor.
David Miranda foi filho, amigo, marido e pai. Estamos aqui para celebrar sua vida, seus feitos e sua memória, celebrar o amor, a luta e a esperança por um mundo melhor, inspirados por esse herói carioca tão cativante e que nos deixou uma mensagem de vida tão bonita, nos lembrando sempre que cada um de nós tem o poder de transformar a nossa realidade e que o nosso legado futuro, assim como o dele, continuará inspirando gerações futuras a lutar por um mundo mais justo e igualitário, o mundo que David Miranda sempre sonhou.
Sinopse
Nascido sob o céu azul e branco, na terra onde os jacarés dominavam até os sonhos mais profundos, a poeira brilhante que brotava do chão das vielas parecia flutuar na memória do nosso herói menino.
Em meio às casas coloridas com telhados tortos que mais pareciam as casas saídas das histórias dos livros que tanto o envolviam nas leituras a luz de velas. As pipas que voam no céu como bruxas em vassouras em busca de aventuras e mundos distantes, se confundindo com os pássaros que pairam sob os telhados de zinco cobertos de ferrugem.
Mesmo em meio a magia da inocência onde uma criança pode se divertir engraxando um sapato, ou uma simples bola de futebol pode virar uma bola de cristal dentro do imaginário, brincar parece ser o maior desafio a ser enfrentado.
Os guerreiros mais jovens também acabam sendo testados das formas mais cruéis e brutais, passando muitas vezes por tempestades que deixam a visão turva em meio a um mar de lágrimas. Guiado pelo mágico destino, e predestinado a coisas grandes, nosso menino David começou a trilhar seu caminho buscando as estrelas cultivadas no seu interior.
Agora nosso menino David se torna um jovem herói, não temendo mais as chuvas de panfletos que caem nas selvas de pedra e ainda mais veloz e destemido, se lança nas águas, trazendo consigo sua esfera, como amuleto de sorte, traço da sua doçura e inocência, sinal de sua paixão vermelha e preta que ilumina seu sorriso gentil.
No grande tabuleiro da vida, se auto proclamou vencedor, celebrando cada conquista como um rei momo ao receber para si, a chave da sua cidade.
David criou asas e voou, precisava se aventurar descobrindo o mundo. Seu coração pirata se inspirou nos magos que sempre o acompanharam e nos contos mitológicos que faziam seu coração acelerar, onde guerreiros dividem seu corpo humano com uma cabeça de animal, ninfas derramam seu amor a todos que as buscavam e jovens perdem suas asas por voarem perto demais do sol.
Terras longínquas, a oceanos de distância de seu amado chão brilhante. Lugar que emana a força de deuses milenares e reacendem até as chamas mais apagadas do espírito, lugar esse, que possui as mesmas cores do céu do dia de seu nascimento.
Abrigo das mais fascinantes histórias, escolhendo ele mesmo ser seu próprio oráculo e herói. Inspirado pelas forças dos deuses, sente um pulsar jamais sentido antes, algo que vinha de dentro, da alma, entende que sua trajetória foi uma preparação para o que estava por vir, ele já sabia enxergar em meio a visão turva, e já sabia nadar no mar de lágrimas. David mesmo antes de ganhar asas já havia nascido para ser um guerreiro, um defensor, levando voz aqueles que já foram silenciados.
Os cachos de seus cabelos, simbolizavam sua força e resistência. Nosso jovem herói havia se tornado um grande homem, apresentando seu vigor através de suas batalhas na busca por um mundo melhor. David Miranda como agora era conhecido por todos, mantinha seus ideais pautados na luz das estrelas interiores cultivadas e alimentadas por ele ao longo da vida, virtudes difíceis de serem encontradas nos dias atuais.
Guerreiros não fogem da luta, já diziam os filhos daquela terra de chão de brilhante que ele carregava no peito.
Luta, algo que ele conhecia tão bem desde menino, usada sempre como combustível para dar força àqueles que já não tinham mais.
Compaixão, palavra carregada de tanto sentimento, pautada na dor do outro que se tornava sua.
Humanidade, motivo de fascínio pela busca incessante por direitos igualitários, muitas vezes negados aos que mais precisavam.
Amor, ah o amor… A luta pela liberdade de ser quem é, amar quem o coração escolhe, poder se entregar ao sentimento que abre aquele sorriso largo que ilumina o rosto de qualquer pessoa, sorriso esse, similar ao do nosso menino guerreiro que nos iluminava diariamente.
O amor é a minha lei e o amor é lei de David, hoje presente por meio de seu Instituto David Miranda e nos céus como um de nossos anjos defensores, se fazendo presente guerreando por nós através de seu legado e sendo fonte de inspiração para todos na busca por um mundo melhor.
Presidente: Alan Oliveira
Diretor de Carnaval: Alessandro Moskito
Carnavalesco: Marco Antônio Falleiros
Enredista: Cobalto
Pesquisa: Marco Antônio Falleiros e Cobalto

