SÉRIE DE ENTREVISTAS COM OS CARNAVALESCOS DA INTENDENTE MAGALHÃES

Publicado por

Marcus Vinícius do Val – Carnavalesco do Acadêmicos de Vigário Geral que desfilará no Grupo D em 2016

Enredo: MARACANÃ-GUAÇU E O NINHO DOS DEUSES

1) Como é fazer carnaval na Intendente Magalhães?

Marcus Vinícius: É difícil fugir da resposta clichê, pois sim, é um aprendizado, afinal, com tantas dificuldades conseguir produzir algo bonito é algo que trás muito orgulho. Aprender a criar, reciclar (dando cara nova àquilo que se conseguiu de outro lugar) trás uma ótima experiência artística. Claro que as condições poderiam ser melhores, pois a pressão por um bom resultado sempre cai nas costas do carnavalesco, pois as pessoas se importam com o resultado final, pouco se importando se esses profissionais do carnaval receberam materiais e mão-de-obra adequadas para o projeto idealizado. Mas independente disso, trabalhar com criação é algo muito prazeroso.

2) Fale-nos um pouco do enredo da escola.

Marcus Vinícius: Bom, 2016 é um ano olímpico para o Brasil e principalmente para a cidade do Rio de Janeiro. Mas queríamos fugir do óbvio, afinal falar de Olimpíadas em ano de Olimpíadas parecia algo que muitas escolas iriam querer fazer (pelo visto só a Ilha teve essa ideia rs rs). Depois de algumas discussões decidimos homenagear o Maracanã que será o palco da abertura e encerramento dos Jogos, mas durante a pesquisa observamos vários pontos interessantes e mudamos mais uma vez o foco do enredo, passando o estádio do Maracanã para um capítulo de uma história bem maior. Vamos contar a história da origem do nome do Maracanã, que vem de um instrumento musical (a maraca) que por sua vez batizou uma ave que emitia um som parecido com o instrumento (Maracanã-Guaçu). O habitat dessa ave na cidade do Rio de Janeiro acabou batizando um rio (Rio Maracanã) que mais tarde acabou batizando um bairro (Maracanã) onde foi construído o maior estádio de futebol do Mundo, o estádio Jornalista Mário Filho que acabou sendo apelidado de Maracanã onde será realizada a abertura e o encerramento dos primeiros Jogos Olímpicos da América do Sul.

3) Quais são as expectativas da escola para esse carnaval?

Marcus Vinícius: O enredo é muito simpático, as fantasias estão com um visual muito interessante e o carro promete fechar com chave de ouro nosso desfile, tudo isso nos deixa bem otimistas e esperamos claro um ótimo resultado. Vigário Geral vai desfilar com desejo de recuperar o respeito a que faz jus.

4) Como o barracão da escola (fantasias e alegorias)?

Marcus Vinícius: Vigário Geral não está indiferente a crise dos recursos do carnaval desse ano, mas felizmente estamos dando um andamento na confecção de nossas fantasias e o carro em alguns dias entre na fase de acabamento. Nós poderíamos estar bem mais adiantados se não fosse a escassez de recursos, mas não podemos reclamar, pois estamos conseguindo tirar tudo do papel e na hora certa vamos estar prontos para um grande desfile.

5) Como virá a escola em relação a nº de alas, componentes, quantos setores serão o desfile?

Marcus Vinícius: Vigário Geral virá com 14 alas, aproximadamente 400 componentes e dividimos o desfile em 3 setores: 1º Maracanã-Guaçu e seu Habitat; 2º Surgimento do bairro do Maracanã e 3º Marcos e Eventos relativos ao grande Ninho (Ninho é como chamamos no enredo o estádio do Maracanã, por ter nome de ave e ser redondo como um ninho).

6) Deixe-nos uma mensagem para o povo que acompanha o carnaval da Intendente.

Marcus Vinícius: Gostaria de dizer a todos que gostam de carnaval popular, pois os desfiles da Intendente são desfiles para o povo, pois são alegres, de fácil acesso e qualquer um pode participar, basta querer. Gostaria que todas essas pessoas fossem à Intendente e prestigiassem e aplaudissem o trabalho de quem faz carnaval por amor, de quem passa noites em claro para aprontar um show. Compareçam domingo, segunda e terça e valorizem essas agremiações que precisam muito do carinho, atenção e respeito de todos.

Muito obrigado Marcus Vinícius do Val pela participação e bom carnaval!

*Observação: O Acadêmicos de Vigário Geral possui três carnavalescos: Alexandre Costa, Lino Sales e o Marcus Vinícius.

Um comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.