CONFIRAM A LOGO DO ENREDO DO ENGENHO DA RAINHA PARA 2017

Publicado por

Acadêmicos do Engenho da Rainha divulgou a logo do Enredo ZÉ KETI – A VOZ DO MORRO SOU EU MESMO SIM SENHOR para o Carnaval de 2017 que será desenvolvido pelo Carnavalesco Diângelo Fernandes.

Atento ao seu povo e ao seu tempo, o poeta Zé Kéti mostrou-se um verdadeiro cronista. Vistos principalmente de cima do morro, problemas do Rio e do Brasil foram registrados em seu canto. Não nasceu no morro, mas teve oportunidade de ali viver por um tempo, ou mesmo sempre frequentar.

Assim, passa a compreender aquele universo marginalizado. Em “Acender as velas”, por exemplo, denuncia a miséria que matava as crianças, em vista da desassistência e dificuldades.“É mais um coração / Que deixa de bater / Um anjo vai pro céu (…) O doutor chegou tarde demais / Porque no morro / Não tem automóvel pra subir / Não tem telefone pra chamar / E não tem beleza pra se ver / A gente morre sem querer morrer”.

É claro que hoje o morro não é bem assim. Os problemas são outros. No samba “Os Tempos Mudaram”, samba feito há mais de 15 anos, Zé Kéti denuncia a criminalidade, que, aliás, persiste: “Já não se pode andar nas ruas da cidade/ Meu povo está com medo / Do Rio de Janeiro antigo só saudade / (…) Meu samba está de luto / Envergonhado com a criminalidade.” Mas não fica só no Rio: “Qualquer cidade grande / Sofre do mesmo mal / Na Avenida São João / No cruzamento da Ipiranga/ Os trombadinhas vão correndo / Do policial / Até chegar a marginal” E termina: “De norte a sul do meu país / Não há mais coração feliz / O rico assalta por vaidade / Na impunidade / E o pobre por necessidade.”

Precisa dizer mais alguma coisa? São muitas a crônicas deixadas por esse sambista, sensível e muito ligado ao mundo que o cercava. Esses dois sambas aqui mostrados são parcos exemplos, mas que dão bem a grandiosidade desse poeta-cidadão.

Texto de Pecê Ribeiro

Carnavalesco: Diângelo Fernandes

A escola será a 5ª agremiação a desfilar no Grupo B na Terça-Feira de Carnaval na Estrada Intendente Magalhães.

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.