GRÊMIO RECREATIVO ESCOLA DE SAMBA ARRASTÃO DE CASCADURA

CARNAVAL 2017

ENREDO: #GUERREIROS

 

SINOPSE

O sangue corre nas veias! Avante Comunidade! Desperte o gigante que está dentro de vocês! Todos somos bravos guerreiros e já é hora, firmes e seguros formaremos o exército do G. R. E. S. Arrastão de Cascadura!

Levantem-se guerreiros da humanidade! Povos de força, juntem-se a nós, homens e mulheres perseverantes que nunca desistem, que não fogem a luta, que sentem medo, mas não o deixa dominá-los e nem tampouco invadi-los; respondam ao nosso chamado!

Sábios guerreiros, estrategistas, conhecedores de seu potencial e inteligência e que a derrota nada mais é que o adiamento do inevitável triunfo. Bravos guerreiros, sempre em busca da verdade, que empunharam suas personalidades pelas causas justas…

A batalha já vai começar! É com orgulho que vamos defender nossa bandeira junto com toda esta gente guerreira que não se cansa de lutar… e no horizonte a aurora desponta, bandeiras tremulam no ar, surdos, repiques e caixas ecoam anunciando o início de uma grande batalha; e como guerreiros de fé rogamos ao nosso Padroeiro à proteção de nossos corpos e de nossas almas… sabemos que não haverão barreiras insuperáveis, inimigos invencíveis, e/ou caminhos que não possam ser percorridos…

Despertamos com o brilho nos olhos, pois nem sempre a vida é feita de facilidades… será preciso muita garra e disposição para lutar contra a falta de amor, a indiferença, a ambição e a deslealdade, pois o verdadeiro guerreiro faz valer a pena, tenta sempre, desiste jamais, torna sonhos em realidade, erros em acerto, barreiras em passagens, torna a fraqueza em coragem, usa a derrota como força motriz para a vitória!

Nosso cantar não é de lamento, é de superação, vamos para o campo de batalha convictos do que queremos conquistar, não derramaremos nenhuma gota de sangue, pois não são apenas a espada, a armadura, o escudo e a lança as armas que fazem um guerreiro, e sim o amor, a união, a paixão e o espírito; corações pulsantes e brio nas almas são as nossas principais armas… E será neste Carnaval que daremos flores a quem muito já  nos feriu o peito repetidas vezes, porém somos sabedores que em tempos atuais o direito é dado de fato a quem o conquistou e apresentou o melhor e mais equilibrado trabalho na Intendente Magalhães… Guerreiros do futuro, do imaginário que nos trazem ano a ano novidades e experiências que encantam e garantem a chama do carnaval acesa, passando de geração para geração a importância do Samba, garantindo nossa Cultura popular… Salve a pomba branca o símbolo da paz! Que voe bem alto para a imensidão e leve todos nós bravos guerreiros dentro de seu coração…

“ Sou Arrastão, sou Guerreiro… Verde e Branco são as cores do meu Pavilhão, chegou Cascadura impondo respeito, afinal são quatro estrelas cravadas no peito!”

CARNAVALESCO

DANIEL GHANEM

Contribuição e Revisão                                                             

 Sandro Macapá

Presidente: Lucas – Rei

Carnavalesco: Daniel Ghanem – Mago

Diretor de Carnaval: Thiago Lepletier – Arqueiro

Mestre de Bateria: Leozinho – Bárbaro

Porta-Bandeira: Cassianne Figueiredo – Princesa

Mestre-Sala: Raphael Nascimento – Cavaleiro

Intérprete: Português – Ogro

Diretora da Ala de Passistas: Negra Lú – Feiticeira

Coreógrafo da Comissão de Frente: Leonardo Calvo – Elfo

Direção Geral de Harmonia: Ângela – Guerreira

Direção Geral de Harmonia: Márvio – Anão

Diretora da Ala das Baianas: Tereza – Druida

Presidente da Velha Guarda: Lea – Feiticeira Anciã

CARTA AOS COMPOSITORES

Sr. Compositor,

É um prazer tê-lo em nossa família, gostaria de antemão elucidar alguns pontos importantes de nosso carnaval. O corpo da sinopse segue a linha que o enredo será desenvolvido e apresentado pela Escola, como vocês perceberão a ideia é que a Agremiação está convocando diversas formas de guerreiros: imaginários, futuristas, existentes,  em um passado remoto, ou contemporâneo, para defender o Pavilhão do Arrastão de Cascadura  na Avenida. Passaremos pelo universo imaginário lúdico-infantil dos guerreiros heróis; pelo sincretismo religioso; povos genuinamente guerreiros da história mundial; guerreiros estelares e futuristas e finalizando com uma singela homenagem para aqueles que são os verdadeiros guerreiros do Carnaval – nós sambistas apaixonados que nos dedicamos um ano inteiro afim de colocar a Escola impecável para o desfile cultural. A ideia é valorizar os adjetivos pertinentes aos guerreiros: a honra, o amor, a bravura, lealdade, etc… não será necessário citar as personagens, não desejamos isto. Faremos alusão as quatro batalhas vencidas por nossa  Escola em toda sua história, e muito importante não vamos falar de guerra, pelo contrario nosso desejo é de paz independente do resultado final. Conto com a criatividade e espontaneidade de cada um para conseguirmos um samba animado, rico em poesia e consequentemente a altura do nosso enredo. Caprichem nos Refrões e se puderem fazer um samba-enredo de chamada ao público será de grande valia ao nosso Carnaval; procurem não se estender muito nos versos e se possível façam uma estrutura de samba moderno com melodia forte. Desejo sorte a todos e que vença o melhor para a Escola! Conto com vocês e obrigado por fazerem parte de nosso exército de Guerreiros.

DANIEL GHANEM / CARNAVALESCO