SÉRIE DE ENTREVISTAS COM AS PERSONAGENS DA INTENDENTE

Nome: PLÍNIO SANTTOS

Cargo: CARNAVALESCO

Agremiação: G. R. E. S. UNIDOS DA VILA SANTA TEREZA

Grupo: Série C da LIESB

1. Conte-nos a sua trajetória no Carnaval?

Plínio Santtos: Eu costumo dizer que já nasci no samba. Parece clichê, mas não é. Vocês vão entender o motivo. Minha mãe, grávida de mim, com um enorme barrigão, foi pra quadra da escola Mocidade Unida de Jacarepaguá, onde meu avô participava de uma disputa de samba. Lá estava ela, acompanhada de toda minha família, participando e na torcida por uma bela apresentação do meu vô. Até que… Rompeu a bolsa e eu vim ao mundo (risos). Viram como não era apenas clichê? (risos). Profissionalmente comecei no carnaval como auxiliar do carnavalesco Flávio Campello, atual carnavalesco da Acadêmicos do Tatuapé, na União do Parque Curicica trabalhando no barracão da escola. Aliás, escola pela qual tenho um grande carinho, por onde estive por quatro carnavais, um dos meus maiores aprendizados. Passei por outras agremiações, tendo o privilégio de trabalhar ao lado do grande carnavalesco Milton Cunha. Já fui Instrutor do Curso para passistas e Mestre-Sala, pela LIESCO (Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá), em Corumbá-MS, no ano de 2010. Atualmente estou assinando o carnaval da Unidos da Vila Santa Tereza, do bairro Coelho Neto, que disputa a Série C do Rio de Janeiro e também faço parte do Bambas da Alegria de Uruguaiana/RS do Grupo Especial. Estou muito feliz, quem chega no ninho da águia não quer mais sair rs.

2. Qual é a sua formação?

Plínio Santtos: Sou formado em Artes Plástica e Cenografia.

3. De onde veio a ideia, inspiração, do enredo ABRACADABRA?

Plínio Santtos: A ideia desse enredo veio de uma outra formação que tenho que é o circo. Fiz escola de circo na Praça Onze e depois fui pra escola nacional de circo da Praça da Bandeira, e sou apaixonado por esse mundo mágico.

4. Fale-nos do enredo da escola para 2017?

Plínio Santtos: Abrimos nosso livro mágico, voaremos nas asas da Águia e entraremos na história da magia e do ilusionismo. Passando por rituais xamânicos, sessões macabras, rituais bruxólicos, feitiçarias, até chegar às mágicas que testam todos a pensar como tal façanha foi feita. Faremos uma viajem ao mundo mágico do circo e as grandes mágicas que tem nesse céu de lona estrelada, malabaristas, acrobatas, cuspidores de fogo e nossos irreverentes Palhaços. Entramos em uma viagem nas mágicas que todos sabem e que todos viram, os truques dos mestres ilusionistas, com a ajuda de suas assistentes. Encerramos nossa viajem com a magia na telinha da TV e no cinema. Aonde uma boneca de pano pode dar a volta ao mundo com um simples toque de Pirlimpimpim, um menino pode se transformar em um bruxo poderoso, onde com um passe de mágica Dorothy viaja ao mundo mágico de Oz e como em um truque ao esfregar uma lâmpada, sai de uma fumaça o gênio. E nesse universo mágico do carnaval, o G. R. E. S. Unidos da Vila Santa Tereza, nos seus 60 anos de resistência cultural, traz para o carnaval de 2017, a arte da magia e do Ilusionismo, em um belo espetáculo.

5. Quais são as expectativas da agremiação para este carnaval?

Plínio Santtos: Nós estamos bastante confiantes, o trabalho está saindo com muita dificuldade mais bem caprichado com muita criatividade e bom gosto.

6. Qual será o destaque principal da escola para o desfile?

Plínio Santtos: O destaque principal do nosso desfile é a nossa comunidade, por que ela está cada vez chegando junto com a escola e nos ajudando muito. E todos aqueles que estão lá trabalhando dia a dia pra colocar o nosso “Abracadabra” na avenida.

7. Como está o barracão da escola (fantasias e alegoria(s))?

Plínio Santtos: Estamos a todo vapor com o atelier da escola, como no nosso grupo só podemos colocar um carro alegórico na avenida e dois tripés então se torna mais “fácil” realizá-los, e estamos adiantando todo o trabalho de bancada: pintura e decoração das esculturas, assim que terminar as ferragens do carro e madeira é só ir aplicando as peças que já estão prontas. Estamos com 60% da escola pronta. Fico muito contente e confiante com cada finalização.

8. Como virá a escola, em relação a nº de alas, componentes, quantos setores serão o desfile?

Plínio Santtos: A escola vem com 13 alas, dividida em 4 setores. Serão em torno de 500 componentes.

9. Deixe-nos uma mensagem para a galera que acompanha o Carnaval da Intendente.

Plínio Santtos: Galera que está sempre acompanhando o Carnaval da Intendente, gostaria de convidar a todos vocês para estarem junto com a Unidos da Vila Santa Tereza no nosso desfile na Segunda-Feira de Carnaval. Um grande abraço e obrigado a todos da equipe do “Samba na Intendente” por estarem sempre dispostos a ajudar todas as escolas da Intendente.

Muito obrigado Plínio Santtos pela participação e ótimo Carnaval!