SÉRIE DE ENTREVISTAS COM AS PERSONAGENS DA INTENDENTE

Nome: LEONARDO OLIVEIRA

Cargo: COREÓGRAFO DA COMISSÃO DE FRENTE

Agremiação: G. R. E. S. UNIDOS DA VILA KENNEDY

Grupo: Série C da LIESB

1. Como você descobriu a dança?

Leonardo Oliveira: Meu amor pela dança começou desde pequeno, quem nunca se pegou dançando músicas infantis que atire a primeira pedra, ainda mais quem é do mundo da dança. Em 2007 tive meu primeiro desafio participando de festival folclórico na escola e tivemos que produzir uma apresentação sobre o Xaxado, e no ano seguinte acabou que fiquei de responsável e optamos por fazer uma homenagem à Lavagem do Senhor do Bonfim e nisso peguei a responsabilidade de muitas coisas como ir no mercadão ver pedras, porrões, etc e acabamos sendo consagrados com o título. A partir daí vi que podia muito mais e decidi estudar dança. Foi então que comecei a fazer aulas de ballet e jazz. E paralelo as aulas já estava participando de comissões de frente!

2. Conte-nos a sua trajetória no Carnaval?

Leonardo Oliveira: A primeira escola que pisei e desfilei foi na Mocidade Independente de Padre Miguel em 2007, onde posteriormente acabei participando da comissão de frente da escola. Tive uma passagem pela comissão de frente da Rosa de Ouro/RJ com o coreógrafo Gabriel Cortes, e consequentemente o mesmo me chamou para participar da comissão de frente da Portela e do Império Serrano. Depois fui para a Estácio de Sá, passei pela Alegria da Zona Sul com o coreógrafo Handerson Big, depois fiz Mangueira. Passei também pela União do Parque Curicica onde fui componente do coreógrafo Helder Sátiro e hoje (2017) estou como assistente na Renascer e na Unidos da Tijuca e coreografando a comissão de frente da Unidos da Vila Kennedy.

3. Como surgiu este amor pela comissão de frente?

Leonardo Oliveira: O amor por comissões de frente começou assistindo desfiles, sempre admirei grandes profissionais do meio e ficava embasbacado vendo aquilo na televisão, aguardava horas e horas para ver somente as comissões foi onde coloquei na cabeça que aquilo seria meu objetivo. Lógico que com o passar dos anos você acaba aprendendo tudo sobre os demais quesitos.

4. Fale-nos do enredo da escola para 2017 e o que a Comissão de Frente da Vila Kennedy vai apresentar na avenida?

Leonardo Oliveira: O enredo intitulado de À VILA KENNEDY CANTA; ILÚ AYÊ AO BRASIL DA LIBERDADE é desenvolvido pelo carnavalesco Cláudio Fontes, onde se fala um pouco da fauna, flora e a ambição do homem com a natureza. Temos um samba-enredo muito bom que nos ajuda muito e nossa comissão de frente serão as guerreiras.

5 – Quem integra a sua Comissão e como estão os seus ensaios?

Leonardo Oliveira: Comecei ensaiar desde novembro, onde tive que montar um grupo novo, minha comissão é composta somente por mulheres, venho trazendo 13 meninas (mesmo só sendo permitido 12) tenho que ter uma carta na manga caso tenha algum imprevisto. Todas são bailarinas ou tem ligação com a dança, algumas com experiência em comissões e outras não. Acho bacana terem essa oportunidade de participar e estamos trabalhando para entender a mecânica de como funciona, noção de jurado, etc. Ensaio hoje duas vezes por semana, nossa coreografia já está finalizada onde estou fazendo pequenos ajustes. Faço questão de listar nome por nome das componentes: Alessandra, Carolina, Cassiane, Célia, Daniane, Danielle, Déborah, Eloah, Jhandara, Luana, Raissa, Thaina e Thaís. Essas são as meninas que estão comigo e sou grato a elas por cada ensaio, cada expressão e cada força colocada na coreografia. Não existe o profissional sem seus componentes!

6. Quais são as expectativas da agremiação para este carnaval?

Leonardo Oliveira: Sou muito participativo sempre estou na quadra, ensaios e reuniões. E vejo o andamento da escola com fantasias, estamos num processo muito avançado. A administração e seus segmentos estão fazendo de tudo para a Vila Kennedy ser campeã e toda escola não está poupando esforços pra isso, estamos muito confiantes e vamos lutar por esse objetivo.

7. Deixe-nos uma mensagem para a galera que acompanha o Carnaval da Intendente.

Leonardo Oliveira: Muito obrigado pela oportunidade de falar um pouco do meu trabalho, e que carnaval de 2017 seja de muito sucesso! Independente do palco o importante é você mostrar sua arte.

Muito obrigado Leonardo Oliveira pela participação e ótimo Carnaval!