GRÊMIO RECREATIVO ESCOLA DE SAMBA VAZ LOBO

CARNAVAL 2018

ENREDO: “ORLANDO BAPTISTA: AINDA ECOA, ENTRE NÓS, SEU CRIATIVO GRITO DE GOL”

19398960_141177943116118_1955294404_n

AUTORIA DO TEMA: DEPARTAMENTO CULTURAL

AUTOR DA SINOPSE: LUIZ ORLANDO BAPTISTA

SINOPSE

PRÓLOGO

“QUANDO PERCEBI QUE PODERÍAMOS PERDÊ-LO, COMECEI A “FAZER-LHE A CABEÇA” PARA QUE ESCREVESSE O LIVRO DE SUA VIDA.

COM O INTUITO DE MOTIVÁ-LO, AINDA MAIS, O LEVEI, À ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS, PARA CONVERSAR COM NOSSO AMIGO IMORTAL, ANTÔNIO OLINTO, QUE ADOROU A IDEIA E O TÍTULO DO LIVRO QUE EU SUGERI: “ORLANDO BAPTISTA – DO MARACA À YOKO (YOKOHAMA – JAPÃO), AS HISTÓRIAS DO FUTEBOL QUE NUNCA FORAM CONTADAS”.

MAS, ORLANDO NÃO SE ENTUSIASMOU, E NÃO ACEITOU MINHA PROPOSTA, QUE NADA IRIA ME RENDER A NÃO SER A SATISFAÇÃO DELE DEIXAR PARA MILHÕES DE JOVENS GRANDES EXPERIÊNCIAS JORNALÍSTICAS QUE POUCOS PROFISSIONAIS DO SEU RAMO VIVERAM, EM MAIS DE 50 ANOS DE PROFISSÃO.

ORLANDO VIU E SABIA DE COISAS, EPISÓDIOS E ACONTECIMENTOS, QUE SÓ ELE OS CONHECIA, PORÉM LEVOU-OS CONSIGO, PARA “O ANDAR DE CIMA”, TALVEZ, PARA COBRAR OS QUE ERRARAM E COM QUEM POSSA TER SE ENCONTRADO, NO MUNDO ESPIRITUAL, E PARA FELICITAR OS QUE ACERTARAM.

COUBE, A MIM, CONTAR ESSAS HISTÓRIAS, FUTURAMENTE, EM DUAS EDIÇÕES: A BIOGRAFIA DELE E, DEPOIS, A MINHA.

O CARNAVAL DA VAZ LOBO

A VAZ LOBO, NUM ANO DEDICADO AO FUTEBOL, POR SER O DO MUNDIAL DA RÚSSIA, ESCOLHEU VOLTAR, PARA OS DESFILES, CONTANDO A HISTÓRIA DO LOCUTOR ESPORTIVO QUE MAIS COPAS DO MUNDO TRANSMITIU PARA O BRASIL – 50, 54, 58 (BRASIL CAMPEÃO), 62 (BRASIL BI), 66, 70 (BRASIL TRI), 74, 78, 82, 86, 90, 94 (BRASIL TETRA), 98 E 2002 (BRASIL PENTA).

NA INFÂNCIA, ELE ERA UM MINI CANTOR QUE SE APRESENTAVA NUM DOS MAIS FAMOSOS PROGRAMAS DE CALOUROS, NA ÉPOCA, CHAMADO DE “A HORA DO GURI”, IMITANDO SEU ÍDOLO, VICENTE CELESTINO, ISTO, NO PRINCÍPIO DO SÉCULO PASSADO (DÉCADA DE 30), QUANDO CONHECEU, NESSE MESMO PROGRAMA, MINHA MÃE (OUTRA JOVENZINHA CANTORA) E GRANDE AMOR DA SUA VIDA, LINDALVA, FAZENDO-A ABANDONAR SEU SONHO ARTÍSTICO PARA SER A SRA. ORLANDO BAPTISTA.

AINDA, COMO CANTOR AMADOR, CONSEGUIU UMA FAÇANHA: LEVAR NOTA 10 NO PROGRAMA DE ARY BARROSO, AUTOR DA “AQUARELA DO BRASIL”, O MAIOR CLÁSSICO BRASILEIRO, DE TODOS OS TEMPOS, CONSAGRADO, NO CARNAVAL, PELO IMPÉRIO SERRANO E POR SYLAS DE OLIVEIRA, JUSTAMENTE, NO DIA DA MORTE DE ARY.

TROCOU A GAMBOA, “ONDE NASCEU E CRESCEU”, PELA TIJUCA, ONDE MORREU.

ORLANDO FOI ALUNO DO COLÉGIO DE SÃO BENTO, FORMOU-SE EM ADVOCACIA, FOI OFICIAL DA RESERVA DO CPOR, E, DESDE MENINO, FREQUENTOU OS ESTÁDIOS, NA COMPANHIA DO PAI (RUBRO NEGRO), O SR. JOÃO BATISTA, QUE, PARA MELHORAR A RENDA FAMILIAR, NOS FINAIS DE SEMANA, ERA BALEIRO NOS CAMPOS DE FUTEBOL.

O JOVEM ORLANDO, QUE DESEJAVA SEGUIR A CARREIRA DE CANTOR, PASSOU A GOSTAR DE FUTEBOL E, NA SUA JUVENTUDE, ESCOLHEU O FLUMINENSE, COMO CLUBE DO CORAÇÃO.

OS ANOS SE PASSARAM E ELE SE LIGOU AOS HOMENS DO VASCO, ESPECIALMENTE, AO EX-PRESIDENTE, ANTÔNIO SOARES CALÇADA, E SEU CORAÇÃO DEIXOU DE SER VERDE, VERMELHO E BRANCO E PASSOU A, APENAS, “SER PINTADO” DE DUAS CORES: O BRANCO E PRETO.

ORLANDO, ENTÃO, QUE HOUVERA ADQUIRIDO AMOR, PELO FUTEBOL, TRANSFOROU-SE EM LOCUTOR ESPORTIVO E TEVE UMA “GRANDE SACADA”: SE AS RÁDIOS GLOBO E TUPI DISPUTAVAM A AUDIÊNCIA DA TORCIDA DO FLAMENGO, POR QUE EU NÃO TENTO SEGURAR A DO VASCO (SEGUNDA MAIOR DO PAÍS, À ÉPOCA), PASSANDO A PRIORIZAR AS TRANSMISSÕES DOS JOGOS VASCAÍNOS, COLHENDO OS FRUTOS DESTA SUA ESCOLHA: EM SÃO JANUÁRIO, PARECIA, ATÉ, QUE O AUTO FALANTE DO ESTÁDIO RETRANSMITIA SUA NARRATIVA, TAMANHA ERA SUA AUDIÊNCIA ENTRE OS TORCEDORES DO VASCO DA GAMA.

EM 1994, ELE SOFREU O MAIOR GOLPE DA SUA VIDA: A MORTE DE MINHA MÃE, MAS VIVEU, ATÉ, 2012, DEZ DIAS DEPOIS DO MEU ANIVERSÁRIO (MORREU EM 26 DE JANEIRO).

QUANTO AO CARNAVAL, FOI ASSISTIR A INÚMEROS DESFILES, EM CAMAROTE QUE ADQUIRÍAMOS, NA SAPUCAÍ, ANTES E DEPOIS DA PASSARELA DO SAMBA.

ALIÁS, NA JUVENTUDE, FOI FOLIÃO, SAINDO EM “BLOCOS DE SUJOS” E FREQUENTANDO OS BAILES DO CARTOLA (FLUMINENSE), DO ALMIRANTE (VASCO), DO MONTE LÍBANO (NOITE DE BAGDÁ, AÍ, JÁ COM A FAMÍLIA) E OS BAILES DOS CASADOS (DE TARDE).

SEU CORAÇÃO ERA PORTELENSE E SEU GRANDE AMIGO ERA NATAL, QUE ESTENDEU ESTA AMIZADE PARA CARLINHOS MARACANÃ (AMBOS, EX-PRESIDENTES DA ESCOLA DE MADUREIRA).

NATAL, PARA PATENTEAR ESTA PREDILEÇÃO DE ORLANDO, PELA PORTELA, LHE CONCEDEU O TÍTULO DE “COMENDADOR DA ÁGUIA”, QUE ELE RECEBEU, NA ANTIGA PORTELINHA, CERIMÔNIA DA QUAL, AINDA, MUITO NOVO, PARTICIPEI.

FOI UM HOMEM QUE DEDICOU SUA VIDA AO JORNALISMO, À PUBLICIDADE E AO FUTEBOL, EMBORA TENHA TRANSMITIDO FÓRMULA 1, BOXE, BASQUETE, REMO, ENFIM: UMA VARIEDADE DE ESPORTES.

O JORNALISMO LHE DEVE BASTANTE, PARTICULARMENTE, POR SUA MAIOR CRIAÇÃO – O PROGRAMA “A TURMA DO BATE-PAPO” -, A MAIOR AUDIÊNCIA DO RÁDIO ESPORTIVO, NO HORÁRIO DAS 6 HORAS DA TARDE.

ELE O CONSAGROU NA RÁDIO MAUÁ, MAS O FEZ, TAMBÉM, NA IPANEMA, AMÉRICA, CONTINENTAL/CAPITAL, BANDEIRANTES E NACIONAL.

ANTES, FEZ UM OUTRO TIPO DE PROGRAMA, CHAMADO “CHUTE EM GOL”, NA TUPI, QUE MESCLAVA MÚSICA COM COMPETIÇÃO PARA OS FREQUENTADORES DO AUDITÓRIO.

CLAUDETE SOARES, CAUBY PEIXOTO, CARMEN DEIA, DIRCINHA BATISTA, BLACK OUT, FORAM ALGUNS DOS ARTISTAS QUE, POR ELE, PASSARAM.

NA TEVÊ, PARTICIPOU DE MESAS REDONDAS, NA GLOBO, EXCELSIOR, CONTINENTAL, ESTEVE NA TUPI, FEZ PARTE DE UM PROGRAMA COMANDADO POR FLÁVIO CAVALCANTI, NOUTRO, POR CESAR DE ALENCAR E TERMINOU NO MEU PROGRAMA, “CAMISA 9”, NA ANTIGA RECORD, QUE PASSOU A SE CHAMAR CORCOVADO E, HOJE, É CNT (CANAL 9).

PARA CONCLUIR, ALGO QUE POUQUÍSSIMAS PESSOAS SABEM: POR OBRA DO DESTINO, FOI O HOMEM QUE, MESMO PRINCIPIANTE, NUM MICROFONE, EM 1954, ANUNCIOU A POSSE DE GETÚLIO VARGAS PORQUE O LOCUTOR OFICIAL FICOU PRESO NO ENGARRAFAMENTO.

É LÓGICO QUE, PARA CONTAR TUDO ISSO, 35 MINUTOS (TEMPO DE DESFILE DA VAZ LOBO) SÃO INSUFICIENTES, MAS O MELHOR DESSA GLORIOSA CARREIRA, LAUREADA COM O OSCAR DA FEDERAÇÃO DE FUTEBOL DO RIO DE JANEIRO, COM 5 BOLAS DE OURO, OUTRAS TANTAS CHUTEIRAS DE OURO, MICROFONES DE OURO, COROAS IMPERIAIS, MEDALHA PEDRO ERNESTO, A MAIOR HONRARIA QUE ALGUÉM POSSA RECEBER NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, ALÉM DE VÁRIOS OUTROS PRÊMIOS, A VAZ LOBO LHES MOSTRARÁ.

POR CAUSA DE TUDO O QUE LHES ESCREVI, SEMPRE, ECOARÁ, ENTRE NÓS, SEU CRIATIVO GRITO DE GOL: “BOTA NO MEIO, ARMANDO” (ARMANDO MARQUES, SEU AMIGO, MELHOR ÁRBITRO DE TODA HISTÓRIA DO FUTEBOL BRASILEIRO E COMPANHEIRO DE PROGRAMAS DE TELEVISÃO) OU QUALQUER OUTRO NOME QUE TENHA ARBITRADO UMA PARTIDA DE FUTEBOL NA QUAL ELE TENHA GRITADO GOL”…

LUIZ ORLANDO BAPTISTA

 

LETRA DO SAMBA

RECORDAR É VIVER
SAUDADE NO PEITO APERTOU
VOU FALAR É DE VOCÊ
ORLANDO BAPTISTA É O SHOW

DOCE LEMBRANÇA DE CRIANÇA COM SEU PAI
TALENTO NATO DESPONTAVA O CANTOR
FOI NA GAMBOA ONDE NASCEU E CRESCEU
SE TORNOU BACHAREL, EM DIREITO, UM DOUTOR

NO “BATE – PAPO” E NA TEVÊ
ECOA SUA VOZ
INESQUECÍVEL PARA NÓS

A BOLA ROLA VEJA GRINGO COMO É
A MALÍCIA BRASILEIRA NO “BAILADO” DO MANÉ
14 COPAS ELE NOS EMOCIONOU
“BOTA NO MEIO” GRITAVA É GOL

A BOLA ROLA VEJA GRINGO COMO É
A MALÍCIA BRASILEIRA NO “GINGADO” DO PELÉ
14 COPAS ELE NOS EMOCIONOU
“BOTA NO MEIO” GRITAVA É GOL

EM OUTROS ESPORTES
PRESENÇA IMPORTANTE
NARRANDO VITÓRIAS
MOMENTOS MARCANTES

O MAIS LAUREADO ENTRE GLÓRIAS E PREMIAÇÕES

ETERNO VASCAÍNO E POR LINDALVA APAIXONADO
NATAL, DA SUA ÁGUIA, O FEZ COMENDADOR
ORGULHO DESSE POVO TORCEDOR

ORGULHO DESSE POVO TORCEDOR

BATE PALMA AÍ 
QUE FELICIDADE
VAZ LOBO VOLTOU
SACODE A CIDADE 
DANDA QUEM SONHOU FOI SÓ VOCÊ 
PRA SEMPRE REVIVER (BIS NA ÚLTIMA ESTROFE)

AUTORES: JORGE VELLOSO E MARQUINHOS, AMBOS DA BEIJA – FLOR

INTÉRPRETES: GILMAR SIMPATIA, BAKANINHA (BEIJA – FLOR) E THIAGO MARQUES

Fonte: Olho Vivo Revista