Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos de Lucas

“Fui Capela e Aprendizes, hoje sou Galo de Ouro, minha vida tem raízes, e o meu passado é um tesouro”

Bandeira_do_GRES_Unidos_de_Lucas

Fundação: 01/05/1966 (51 anos)

Cores: Vermelho e Ouro

Símbolo(s): Galo de Ouro

Bairro: Parada de Lucas

Sede/Quadra: Rua Cordovil, 333, Parada de Lucas, Rio de Janeiro, RJ

Barracão:

Presidente: Weles Silveira da Silva “Elinho”

Presidente de Honra:

Vice-Presidente:

Escola Madrinha:

Bateria: Tabajara do Samba

 

 

História: O G. R. E. S. Unidos de Lucas é uma escola de samba da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro.

A Unidos de Lucas nasceu da fusão de duas tradicionais escolas de samba do subúrbio da Leopoldina, que se destacavam nos carnavais da cidade, ambas localizadas no bairro de Lucas: a Aprendizes de Lucas e a Unidos da Capela.

A Aprendizes de Lucas, de cores verde e branca, fundada em 15/11/1932, jamais foi campeã, embora tivesse feito excelentes desfiles. Foi a primeira escola de samba a ter uma ala de compositores formalizada (1953). Entre seus fundadores, lembramos nomes como José Serrão (Cartola) Octacilio Marques, Jorge Novais (Joca) e Claudionor Saldanha. Jorge e Claudionor sugeriram o nome da escola, e Cartola suas cores.

A Unidos da Capela, fundada em 15/01/1933, foi campeã em 1950 e 1960. Entre seus fundadores, citamos João Lé, Businfa, Alberto de Souza Carvalho, entre outros. Foi possivelmente a primeira escola a ter, entre seus filiados, homens de cor branca. Também primeira na organização de um curso de alfabetização.

Em 1966, as duas escolas se uniram surgindo a Unidos de Lucas, o “Galo de Ouro da Leopoldina”. São fundadores D’artang Alves Campos (Businfa), Marco Aurélio Guimarães (Jangada), Asteclíneo Joaquim da Silva, Flogentino dos Santos (Morenito), Herlito Machado da Fonseca (Tolito), entre outros.

Em 1967, a Unidos de Lucas fez sua estreia com o enredo sobre os festejos mais relevantes da história do Rio, do carnavalesco Clóvis Bornay. As festas descritas no enredo foram a Festa das Canoas, Batuque, as Congadas, Festa do Divino, Festa da Penha e Festa da Glória.

Nos primeiros anos da união das escolas, a Unidos de Lucas se manteve no grupo principal, tendo emplacado em 1968 um dos mais belos sambas-enredo, segundo os especialistas. Sublime Pergaminho se tornou um clássico e foi inclusive gravado por Martinho da Vila.

No entanto, com o passar dos anos, a escola não conseguiu se manter no primeiro grupo, e atualmente vem oscilando entre os Grupos de Acesso B e C.

A escola foi campeã do Grupo C em 2003 com o enredo “Bernard do vôlei, uma jornada de sucessos” e Bicampeã em 2011 e 2012 das Séries E, “Um amor de carnaval“, e D, “Hoje tem alegria? Tem sim senhor… O mundo circense, uma história alegre na Intendente“, respectivamente.

Fonte: Samba na Intendente e Wikipédia

 

Carnaval 2018

Grupo: Série C

Ordem de Desfile: 7ª Escola a desfilar na Segunda-Feira de Carnaval, dia 12/02/2018, na Estrada Intendente Magalhães, Campinho/RJ

Enredo: “O GALO ARRETADO CANTA O NORDESTE, O XODÓ DO BRASIL!”

lucas (1)

Logo:

Sinopse: Divulgada

https://sambanaintendente.blog/2017/07/27/confira-a-sinopse-da-unidos-de-lucas-o-galo-arretado-canta-o-nordeste-o-xodo-do-brasil/

Carnavalesco: Walter Guilherme

Diretor de Carnaval: Maurício Dias

Diretor Artístico: André Cezari

Diretor de Harmonia:

1º Casal de MS e PB: Cristiano Foguinho e Layne Ribeiro

2º Casal de MS e PB: Wendel e Bia Oliveira

Coreógrafo da Comissão de Frente:

Coordenador da Ala de Passistas: Jardel Marriel

Diretora da Ala das Baianas

Diretor da Velha Guarda:

Presidente da Ala de Compositores:

Diretor de Bateria: Celso Filipe Frazão Mestre Celsinho

Rainha de Bateria: Débora Reboredo

Musa:

Assessoria de Imprensa:

Autores do Samba-Enredo:

Intérprete:

Samba-Enredo: