🎤 VOZES DA INTENDENTE

“É a escola do nosso coração! Alô Engenho de Dentro o coro vaaaiii comerrrr! Brilhaaaaaa meu Arrancooooo!”

Nome: Leonardo Mericia Loureiro “Léo Simpatia”

Intérprete Oficial do Arranco do Engenho de Dentro

Profissão: Técnico de Segurança do Trabalho

Idade: 30 anos

Escola do Coração: Império Serrano

1. Como foi o seu início no samba?

Comecei em 2004 cantando em um extinto bloco chamado Se Der Certo Agente Sai e depois fui me aventurar como ritmista da Renascer de Jacarepaguá no carnaval de 2005 até que em 2009 comecei de vez minha carreira de Intérprete passando a integrar o carro de som da União do Parque Curicica e do Coroado de Jacarepaguá.

2. Conte-nos a sua trajetória no Carnaval?

Tive duas vertentes na minha vida de sambista. A minha primeira trajetória como ritmista foi curta apenas 4 carnavais pela bateria da Renascer. Já como intérprete de sambas de enredo estou indo para o meu 10° carnaval de muitos desfiles, disputas de samba e shows pelo Brasil a fora.

Eu comecei minha carreira, como disse anteriormente, no Bloco Se Der Certo Agente Sai e no carnaval de 2005 dei uma pausa na carreira de cantor para me dedicar ao carreira de ritmista até que no ano de 2009 num show conheci meu amigo e padrinho Ronaldo Yllê aonde ele me ofereceu a minha primeira oportunidade para integrar um carro de som na Sapucaí pela União do Parque Curicica e pra minha felicidade no mesmo ano surgiu uma nova oportunidade a de integrar o carro de som do ainda bloco de enredo Coroado de Jacarepaguá ao qual tive a oportunidade no carnaval de 2012 de fazer minha estreia como cantor oficial de uma agremiação e para minha alegria nos consagramos campeões e, pra minha surpresa, ganhei meu primeiro prêmio de melhor cantor e carro de som e de melhor samba do grupo 1 dos blocos de enredo no carnaval de 2012.

já em 2013 aconteceram duas novas e grandes oportunidades na minha carreira. A primeira foi o convite para assumir o microfone oficial da Escola de Samba Mocidade Unida da Cidade de Deus aonde permaneci até o carnaval de 2016 conquistando 5 prêmios de melhor intérprete do grupo C. E junto com essa oportunidade veio o convite feito pelo intérprete Daniel Silva para integrar o carro de som do Paraíso do Tuiuti aonde permaneci até o carnaval de 2015.

Já no carnaval de 2016 fui convidado pelo intérprete Anderson Bala para integrar o carro de som do Arranco do Engenho de Dentro no grupo B e também fui convidado pelo meu grande amigo Rogerinho para integrar o carro de som do Império da Tijuca.

Passando para o carnaval de 2017 tive mais duas novas e imensas oportunidades. A primeira foi o convite da presidente Tatiana Santos para assumir o microfone oficial do Arranco do Engenho de Dentro, uma das escola mais tradicionais do nosso carnaval pra mim foi e é uma honra imensa e um grande desafio representar a grande comunidade do Engenho de Dentro no desfile oficial e nesse carnaval fiz o melhor desfile da minha carreira, o que culminou com o meu contrato renovado para o carnaval de 2018 aonde nossa escola irá contar a história da querida cidade sorriso Niterói e eu e meu carro de som iremos com toda a força para conquistar os 40 pontos e o acesso ao grupo B do carnaval do RJ. Ainda no carnaval de 2017, recebi o convite para retornar as minhas origens e a pedido do meu padrinho Ronado Yllê retornei ao carro de som da União do Parque Curicica aonde também tive meu contrato renovado para o carnaval de 2018.

Bem acho que consegui contar um pouco da minha carreira como intérprete aonde não só se limita a escolas de samba pois, anualmente eu sou interprete oficial de vários blocos de embalo e faço muitos shows de samba levando essa bandeira a vários cantos do nosso país.

3. Como é para o Cantor/Intérprete quando o samba de sua preferência nas disputas de samba-enredo não é o escolhido?

Eu não sou muito de me envolver com a disputa de samba, apenas em casa eu faço a análise de cada samba afim de avaliar o possível tom e os cacos a serem feitos. De resto deixo a critério da diretoria da agremiação. Porém, sempre aprendo todos os sambas para no anúncio oficial cantar firme o hino que nossa escola levará no desfile oficial.

4. Além de cantor oficial na escola, você também cantará por outras agremiações em 2018?

Cantarei pela União do Parque Curicica em 2018.

5. Você vive de cantar samba? Você compõe também?

Desde o carnaval de 2016 eu tenho como profissão a de Interprete e Cantor de samba. Componho sim, tenho 5 sambas que ganhei registrados e todo ano eu participo de alguma disputa de samba como compositor.

6. Qual é o seu ídolo no carnaval (na função)?

Eu tenho muitos ídolos que se for citar não acabarei hoje… Mas os intérpretes que mais admirei foram os saudosos Mestre Jamelão e Jackson Martins. Porém, hoje tenho muitas referências no mundo do samba que eu aprendo cada dia um pouco mais com eles. Alguns eu já trabalhei, outros admiro demais o trabalho e a dedicação. São eles: primeiramente meu padrinho Ronaldo Yllê, Daniel Silva, Rogerinho, Celsinho Mody, Igor Vianna, Pixulé, Leandro Santos, Diego Nicolau, Serginho do Porto, Igor Sorriso, Ito Melodia, Marquinho Art Samba e Tinga.

7. Algum segredo para manter a voz em dia antes do desfile?

Eu faço um acompanhamento fonoaudiólogico anual com a Dr. Roberta Pereira que mantém minha voz sempre pronta pra trabalhar rsrs e no carnaval não é diferente faço meus exercícios de aquecimento e cuidados pré e pós desfile para manter o corpo e a voz intactos após o desfile.

8. Você tem algum caco? Se positivo de onde veio a inspiração?

Eu tenho alguns cacos marcantes que são motivacionais ao público e a comunidade que represento. A inspiração veio dos grandes nomes que citei acima que levam o samba da sua agremiação com garra e motivando sempre a comunidade a cantar, cantar e cantar! Essa é a nossa função cantar e encantar a todos!

9. Fale-nos do samba-enredo da escola para 2018?

Samba-enredo do ano pra mim, com uma linha melódica ousada e diferente do normal, uma poesia de fácil entendimento e que não perde a pulsação um segundo sequer! Conta na íntegra a história da cidade de Niterói! Podem esperar para ouvir um grande samba na Av. Intendente Magalhães na segunda-feira de carnaval seremos a primeira escola a desfilar e vamos abalar as estruturas pois “NO APITO DA BARCA O ARRANCO CHEGOU”.

10. Qual é o seu maior sonho?

O meu maior sonho acho que é o sonho de todo intérprete que é o de ser cantor oficial no maior palco da terra a céu aberto a Marquês de Sapucaí e eu estou me dedicando e me esforçando ao máximo para alcançar meu objetivo.

11. Deixe-nos uma mensagem para a galera que acompanha o Carnaval da Intendente.

Primeiramente queria agradecer a esse site maravilhoso pela iniciativa de dar voz a nós cantores da Intendente que somos resistência desse carnaval de tanta superação. E não deixem de acompanhar a página do carnaval na Intendente para ficarem ligados nas novidades das escolas que desfilam na passarela do povão.

E deixo aqui meu desejo de um excelente carnaval a todos com muita responsabilidade e que brinquem muito, pois ninguém vai calar nossas vozes e nem nos tirar o direito de sermos felizes!

E podem apostar, o Arranco tá aí forte, unido e pronto pro desfile de 2018. Vamos chegar com tudo como diz meu diretor de carnaval Dionísio Mendes. Vamos Arrancar no Arranco! Grande abraços a todos, Léo Simpatia.

Obrigado Léo Simpatia pela participação e ótimo Carnaval!