👑 RAINHAS DA INTENDENTE

Nome: Juliana Moraes

Rainha de Bateria da Unidos da Villa Rica

Profissão: Dançarina e designer de beleza negra

Idade: 19 anos

Escola do Coração: São Clemente e Unidos de Villa Rica

1. Como foi o seu início no samba?

Já nasci no sábado das campeãs, mas ativamente, com minhas próprias pernas (risos), com 4 anos de idade no Golfinhos da Guanabara e na Unidos de Villa Rica. Em ambas comecei como passista mirim.

2. Conte-nos a sua trajetória no Carnaval? Por quais agremiações já desfilou?

Bom, como minha família já é do carnaval, pra mim foi tudo mais fácil de entrar pra esse mundo. Minha paixão maior é o carnaval, sou passista desde meus 4 anos de idade. Não sei o que seria de mim, se tivesse que ficar um ano longe de minhas agremiações, não passa isso pela minha cabeça. Já desfilei pelo Golfinhos da Guanabara e Império Serrano, e ainda desfilo pela São Clemente e Villa Rica.

3. O que significa/representa ser Rainha de Bateria na Intendente?

Na minha opinião, o carnaval na Sapucaí é maravilhoso demais. Aquela vontade de vencer, a galera toda nas arquibancadas é uma maravilha, dá um arrepio… Mas o carnaval na Intendente é outra vibe. Lá a gente vê em maior quantidade os sambistas de verdade, que estão ali por amor. Independente de muita coisa, quem é do carnaval sabe do que estou falando, quem está na Intendente não quer status, quer samba, alegria, samba no pé e aquele sonho de um dia pisar ou voltar a pisar na Sapucaí.

4. Além de reinar na escola, você também desfilará por outras agremiações em 2018?

Sim, na Intendente venho como diretora de passistas na Unidos do Jacarezinho, junto ao Rafael Jhonson, que também é diretor na São Clemente, onde sou passista.

5. Como é a sua relação com a sua comunidade? Rainha de Bateria tem que ser da comunidade?

Sou nascida e criada na comunidade, tenho uma enorme intimidade com o chão que piso. Na minha opinião a rainha de bateria deve ser da comunidade sim. Vemos tantas passistas que perdem essa oportunidades para celebridades. Quem passa sufoco pela escola somos nós passistas, quem vai toda semana aos ensaios para aprender as bossas e os sambas das escolas somos nós, nada mais justo do que esse lugar ser dado a quem entende e conhece a comunidade, não é mesmo?!

6. Qual a sua posição sobre as Rainhas de Bateria que pagam/compram a vaga para reinarem a frente de baterias? Você pagaria?

Existem casos e casos, mas como eu disse: As crias de cada comunidade deveriam ser prioridade no posto a frente das baterias. É Complicado!

7. Como é a sua preparação para o Carnaval?

Então….. haha. Eu tento me alimentar bem e praticar exercícios, mas eu só consigo treinar (ensaiar) e dormir, Minha rotina é muito corrida, mas estou tentando mudar isso.

8. Qual é a sua ídola no carnaval (na função)?

Ana Paula Evangelista, minha madrinha do samba, mulher guerreira, e MUSA do carnaval Brasileiro e internacional. Ela mais do que ninguém sabe das minhas correrias, se importa, hoje ocupa cargos importantíssimos, mas está sempre se preocupando comigo e me doando coisas. Nós gastamos muito com o carnaval, e nem sempre conseguimos arcar com tudo sozinhas, por isso muita gente boa desiste, não temos um incentivo e ajuda de custo sempre. EU SOU SORTUDA, CONHECI PESSOAS CERTAS E QUE ACREDITAM NO MEU POTENCIAL

9. Quais são os segredos para reinar a frente da sua Bateria?

Simpatia, simplicidade, carisma, amor pelo samba e samba no pé, é claro!

10. Qual é o seu maior sonho?

Meu maior sonho é poder bater no peito e dizer que sou sambista sem ser julgada pela galera preconceituosa, ganhar a vida com a Dança, com a Arte!

11. Deixe-nos uma mensagem para a galera que acompanha o Carnaval da Intendente.

O carnaval da Intendente é um carnaval muito menosprezado, mas que não desistamos de nossos sonhos e vontades. A luta está aí, os lutadores somos nós. Vamos lutar pelo samba, não vamos deixar que a política e preconceituosos acabem com nossa cultura. Pra cima deles, vamos mostrar que o samba está do lado do bem. Vamos resgatar o samba de verdade, o que é tradição não pode ser deixado pra trás. Beijos no coração de todos, e que subam as melhores!!

Obrigado Juliana Moraes pela participação e ótimo reinado a frente dos ritmistas da Bateria Mike Tyson!