👑 RAINHAS DA INTENDENTE

Nome: Veronice de Abreu

(www.veronicedeabreu.com)

Rainha de Bateria da Vizinha Faladeira

Profissão: Diretora artística da companhia de dança e musica Miss Samba Show Entertainnement

(www.misssambashow.com)

Idade: 30 e poucos rsss

Escola do Coração: Portela, eu nunca vi coisa mais bela…

1. Como foi o seu início no samba?

Iniciei no mundo do samba muito jovem inspirada na minha mãe que foi passista na sua juventude. Meu primeiro desfile foi aos 18 anos na escola de samba Bambas da Orgia, em seguida ganhei o concurso para ser Rainha da Escola Os Filhos Candinha e de lá para cá nunca mais parei de desfilar até hoje.

2. Conte-nos a sua trajetória no Carnaval? Por quais agremiações já desfilou?

No Rio grande do Sul passei por escolas como: Bambas da Orgia, Os Filhos da Candinha, Academia de Samba Praiana e Unidos de Vila Isabel, todas de Porto Alegre. Em Uruguaiana fui Madrinha da Bateria na escola Deu Chucha na Zebra. Em São Paulo fui Musa da Vai-Vai. No Rio fui passista da Acadêmicos da Rocinha, Portela, Musa da União da Ilha do Governador e Rainha de Bateria por 3 anos da Alegria da Zona Sul e este ano começo um trabalho como Rainha da Bateria da Pioneira do Samba, Vizinha Faladeira.

Na Europa fui inúmeras vezes Musa das escolas britânicas: Paraiso London School e School of London e recebi o título de Rainha do Carnaval de Coburg na Alemanha em 2014 e dois anos mais tarde recebi o maior título internacional o de Rainha do Carnaval da Europa 2016.

3. O que significa/representa ser Rainha de Bateria na Intendente?

O carnaval mais legítimo e verdadeiro é o carnaval do povo. Já realizei todos meus sonhos como sambista nos carnavais carioca, gaúcho, paulista e internacional. Faltava-me exatamente isso, dançar para o povão, mostrar meu samba para quem faz o samba! Intendente Magalhães me aguarde vou riscar esta avenida com muito orgulho.

4. Além de reinar na escola, você também desfilará por outras agremiações em 2018?

No Rio de Janeiro desfilarei unicamente como Rainha de Bateria da Vizinha Faladeira e também como Madrinha da Banda do Largo da Segunda-Feira.

5. Como é a sua relação com a sua comunidade? Rainha de Bateria tem que ser da comunidade?

Minha relação com a minha comunidade é a melhor possível, eu trago na bagagem o nome para fortalecer e dar ainda mais credibilidade para uma escola de muito potencial e eles me dão a base, o carinho e fazem de tudo para que eu me sinta em casa. União e parceria perfeita.

6. Qual a sua posição sobre as Rainhas de Bateria que pagam/compram a vaga para reinarem a frente de baterias? Você pagaria?

Sinceramente por estas razões que não pretendo mais seguir por muito tempo neste posto. As rainhas de Bateria se transformaram num alicerce financeiro para as escolas. Entidades nos vêem como banco, uma lástima mas uma realidade.

Com jeitinho e muita negociação uma rainha vai sempre acabar ajudando financeiramente a escola, mas ao meu ver dependendo da trajetória da mesma, que se for uma sambista, confirmada essa realidade deveria ser no sentido inverso. Uma rainha deveria ser paga para estar ali dando seu sangue pela escola. São meses de dedicação, amor e carinho e infelizmente a Soberana ainda deve colocar seu capital a frente para poder garantir sua vaga senão outra chega e leva mesmo se não souber sambar.

Quem disser que não ajuda sua escola está mentindo é a parte mais triste e decepcionante da maior festa popular do mundo que virou um mercado e aonde os maiores personagens devem investir e muito para se manter ali.

7. Como é a sua preparação para o Carnaval?

Durante muitos anos me preparei com treinos e dietas específicas, ao decorrer do tempo prolonguei meus treinamentos para o ano inteiro e hoje em dia não preciso mais me preocupar com isso me mantenho em forma e com resistência o ano inteiro até porque meu carnaval dura 365 dias ao ano devido meu trabalho artístico junto à minha companhia de danças brasileiras na Europa que exige um corpo perfeito o ano inteiro.

8. Qual é a sua ídola no carnaval (na função)?

Sempre foi Camila Silva muito antes da Mocidade. Rainha maravilhosa, samba de mulata com tufão nos quadris.

9. Quais são os segredos para reinar a frente da sua Bateria?

Amor, Samba no pé e Dedicação.

10. Qual é o seu maior sonho?

Meu maior sonho é receber um dia um prêmio ou algum tipo de reconhecimento como Rainha de Bateria no Rio de Janeiro. O sonho de todo sambista é ser verdadeiramente reconhecido.

11. Deixe-nos uma mensagem para a galera que acompanha o Carnaval da Intendente.

Estou chegando com toda humildade, mais venho para botar pra quebrar! A pioneira do samba vem com tudo e eu como Rainha de Bateria estarei alinhada com a escola para juntos lutarmos rumo à vitória. Desejo um ótimo carnaval para as entidades co-irmãs mas 2018 é da Vizinha Faladeira!

Obrigado Veronice de Abreu pela participação e ótimo reinado a frente dos ritmistas da Bateria Ritmo Pioneiro!