A Liga das Escolas de Samba do Brasil (LIESB) deu início aos trabalhos de assessoria e reestruturação dos desfiles de Carnaval no Município de Juiz de Fora, no Estado de Minas Gerais. Localizada na Zona da Mata mineira, a cidade já teve o seu Carnaval considerado o segundo melhor do Brasil na década de 80.

Representando a entidade, o diretor Gilberto Leão se reuniu na última quinta-feira, dia 25 de janeiro, com Rômulo Veiga, superintendente da Funalfa, que corresponde a Secretaria de Cultura do município.

Em janeiro deste ano, a LIESB enviou carta de intenção para auxiliar na gestão dos desfiles mediante o impasse entre a Liga que atualmente administra o Carnaval da cidade e o poder público, o que acarretou no cancelamento das apresentações em 2018. Na reunião, foram discutidas perspectivas para 2019 e um plano de trabalho para requalificação das escolas, reabertura das quadras e outras metas visando à captação de recursos e à retomada dos desfiles.

Logo após a reunião com o superintendente, Gilberto Leão recebeu presidentes de oito escolas de samba de Juiz de Fora, que estiveram no anfiteatro João Carriço para um bate papo e breve apresentação da LIESB. Todas declararam apoio à iniciativa.

Segundo Gilberto Leão, o primeiro contato foi muito produtivo. “Tivemos uma ótima reunião com o superintendente da Funalfa e recebemos o apoio de oito agremiações, inclusive escolas campeãs e tradicionais do Carnaval de Juiz de Fora. O trabalho tem tudo para alcançar grandes resultados. Não estamos aqui para substituir a Liga que administra o Carnaval na cidade. Estamos, na verdade, propondo um novo caminho com diálogo e colocando nossa experiência à disposição” afirma Gilberto.

WhatsApp Image 2017-03-17 at 09.39.56