Presidente da Liesb, Gustavo Barros, convoca público para os desfiles da Intendente Magalhães

Publicado por

O presidente da Liga Independente das Escolas de Samba do Brasil (Liesb), Gustavo Barros, anunciou que está praticamento tudo pronto para os desfiles das escolas de samba das séries B, C, D e E na Estrada Intendente Magalhães, nos dias 11 (Grupo D), 12 (Grupo C), 13 (Grupo B) e 17 de fevereiro (Grupo E), a partir das 20 horas. “Convido todos para comparecer, curtir e participar dos desfiles das escolas de samba da Intendente Magalhães, considerado o verdadeiro Carnaval do Povão”, destacou.

 

Segundo ele, a Riotur informou que este ano haverá nova iluminação e reforço no carro de som da Avenida. Porém, acrescentou, só será possível ter certeza das mudanças no primeiro dia de desfile. “Só vamos ter certeza das novidades nos dias de desfiles. Uma outra novidade será na posição das cabines dos jurados: ao lado direito da Avenida. Das três empresas apresentadas como parceiras na montagem da infraestrutura da Intendente – Supermercados Guanabara, Ambev e UBER – somente a última participou da estrutura da Passarela. Porém, posso garantir que teremos um belo espetáculo este ano”, ressaltou Gustavo.

Com relação ao corte de 50% da subvenção destinadas às escolas da Intendente, Gustavo Barros disse que foi pesado para a liga, já que o valor está defasado com relação aos outros grupos. A Prefeitura do Rio liberou 95% do valor, ficando os 5% restantes a serem pagos após o Carnaval.

“O valor ainda é muito baixo para as escolas colocarem seus enredos na Avenida. Porém, mesmo assim, as agremiações estão superando a crise e trabalhando em seus carnavais com garra e determinação. Vamos ter desfiles melhores do que do ano passado mesmo com o corte da subvenção. Temos tudo para apresentarmos uma grande festa e um bom Carnaval para o público da Intendente Magalhães. Que vença a melhor escola de cada grupo”, declarou.

O presidente adiantou algumas novidades que serão implementadas no Carnaval 2018, que estão no regulamento de cada série. “A Série B, por exemplo, terá o tempo máximo de 45 minutos de desfile, aumento no número de alegorias ou tripés, podendo chegar até quatro, além do número de componentes, baianas e ritmistas. As três últimas classificadas serão rebaixadas para a Série C. Nos grupos C e D o tempo de desfile será de no máximo 40 minutos e, no E, de trinta minutos. Os desfiles começarão pontualmente às 20 horas. Quatro escolas descerão do C para o D, cinco do D para o E”, explicou.

A Série E, antigo grupo de avaliação e que não recebe subvenção, contava com a inscrição de 20 escolas. Porém, segundo Gustavo, cinco escolas – Arrasta Povo, Jardim Redentor, Império de Petrópolis, Império Gonçalense e Razões de Almeida -, desistiram de desfilar. Portanto, 15 agremiações estão confirmadas para o desfile do Sábado das Campeãs, no dia 17 deste mês, subindo para a Série D as três mais bem classificadas.

Gustavo acrescentou que em seu primeiro ano de gestão o balanço foi muito positivo com destaque para a união das escolas e os eventos que foram realizados, como a premiação “Jaciara Azevedo”, grande batalhadora do Carnaval na Associação das Escolas de Samba da Cidade do Rio de Janeiro (AESCRJ), cujo trabalho mereceu a justa, linda e especial homenagem.

“O balanço foi positivo porque realizamos vários eventos entre eles o sorteio da ordem de desfiles, os lançamentos dos CDs e o prêmio “Jaciara Azevedo”, que continuará em 2019. O único problema foi o corte no valor da subvenção. Acredito que apesar do corte, o Carnaval da Intendente ganhou dinamismo e visibilidade. As escolas ficaram mais unidas e a força se fez presente na reunião da Câmara dos Vereadores. O grupo está bastante unido. Vamos implantar novidades em 2019, uma delas será o projeto Sócio-Torcedor, uma parceria entre a Liesb e as agremiações, com um valor a receber, onde cada torcedor terá vários benefícios. Podemos pensar em fazer também um torneio de futebol entre as escolas. Vamos retornar as negociações para levarmos os desfiles da Série B para a Sapucaí. O trabalho continuará sempre em benefício das escolas e do Carnaval do Rio de Janeiro”, enfatizou.

ORDEM DE DESFILES DA INTENDENTE MAGALHÃES – HORÁRIO 20 HORAS

SÉRIE B – Terça-feira, dia 13 de fevereiro

1 – G. R. E. S. Acadêmicos de Vigário Geral

2 – G. R. E. S. Unidos da Ponte

3 – G. R. E. S. Arame de Ricardo

4 – G. R. E. S. Tradição

5 – G. R. E. S. Em Cima da Hora

6 – G. R. E. S. Unidos das Vargens

7 – S. E. R. E. S. Unidos do Cabuçu

8 – G. R. E. S. Unidos do Jacarezinho

9 – S. R. E. S. Lins Imperial

10 – A. R. E. S. Vizinha Faladeira

11 – G. R. E. S. Acadêmicos do Engenho da Rainha

12 – G. R. E. S. União do Parque Curicica

SÉRIE C – Segunda-feira, dia 12 de fevereiro

1 – G. R. E. S. Arranco do Engenho de Dentro

2 – G. R. E. S. Rosa de Ouro

3 – G. R. E. S. Boca de Siri

4 – G. R. E. S. Sereno de Campo Grande

5 – G. R. E. S. Unidos da Vila Kennedy

6 – G. R. E. S. Unidos de Lucas

7 – G. R. E. S. Leão de Nova Iguaçu

8 – G. R. E. S. Império da Uva

9 – G. R. E. S. União de Maricá

10 – G. R. E. S. Favo de Acari

11- G. R. E. S. Difícil É O Nome

12 – G. R. E. S. Unidos da Vila Santa Tereza

13 – G. R. E. S. Mocidade Unida do Santa Marta

SÉRIE D – Domingo, dia 11 de fevereiro

1 – G. R. E. S. Corações Unidos do Jardim Bangu

2 – G. R. E. S. Unidos de Cosmos

3 – G. R. E. S. Império Ricardense

4 – G. R. E. S. Acadêmicos da Abolição

5 – G. R. E. S. Mocidade Independente de Inhaúma

6 – G. R. E. S. Alegria do Vilar

7 – G. R. E. S. Chatuba de Mesquita

8 – G. R. E. S. Tupy de Braz de Pina

9 – G. R. E. S. Unidos da Villa Rica

10 – G. R. E. S. Arrastão de Cascadura

11 – G. R. E. S. União de Jacarepaguá

12 – G. R. E. S. Acadêmicos de Madureira

13 – C. C. E. S. Flor da Mina do Andaraí

SÉRIE E – Sábado, dia 17 de fevereiro

1 – G. R. E. S. Vaz Lobo

2 – G. R. E. S. Independente da Praça da Bandeira

3 – G. R. E. S. Mocidade Unida da Cidade de Deus

4 – G. R. E. S. Independentes de Olaria

5 – G. R. E. S. Boêmios de Inhaúma

6 – G. R. E. S. Gato de Bonsucesso

7 – G. R. E. S. Acadêmicos do Dendê

8 – G. R. E. S. União de Campo Grande

9 – G. R. E. S. Embalo do Engenho Novo

10 – G. R. E. S. Unidos de Manguinhos

11 – G. R. E. S. Feitiço do Rio

12 – G. R. E. S. Mensageiros da Paz

13 – G. R. E. S. Nação Insulana

14 – G. R. E. S. Colibri

15 – G. R. C. E. S. Vicente de Carvalho

Fotos: Adriana Vieira

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.