Terceira colocada da Série B do Carnaval 2018, a Tradição inicia seu processo de renovação e fortalecimento dos quesitos pontuados rumo ao título em 2019. A presidente Raphaela Nascimento acaba de anunciar a nova comissão de Carnaval da agremiação formada por Samuel Gasman (diretor Executivo), Adenil Silva (diretor Artístico), Livinha Pessoa (diretora de Logística e Evolução), Leandro Valente (pesquisador de enredo) e Maurício Silva (diretor de barracão). Os novos contratados chegam para somar com a equipe que está sendo formada para comandar o próximo desfile da agremiação.

Samuel Gasman Filho, que assume a direção executiva, é membro da Tradição desde a sua fundação quando tinha apenas quatro anos de idade. Ele acompanhou seu pai no processo de surgimento da escola e, desde 2002, integra o quadro de diretores da escola, passando pela presidência de ala, diretoria Web, e vice-presidência de Marketing. Atuou também como diretor de Carnaval de 2008 até 2015. Foi diretor de Carnaval da Alegria da Zona Sul em 2016 e 2017, além de diretor de Carnaval na Acadêmicos de São Miguel, em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, em 2011 e 2012. Em 2018, por sua vez, retornou ao lar e ganhou o concurso de samba-enredo da Tradição.

Samuel Gasman tem ampla experiência e chega para se juntar à equipe que trabalhará na Tradição rumo ao Carnaval 2019. Além da experiência, ele é graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC, tendo passado em grandes empresas como Losango, Vivo, TIM, Leader e Nextel.

Adenil Silva, por sua vez, teve brilhante trajetória no Carnaval Virtual e no cenário físico do espetáculo. Pós-graduado em Figurino e Carnaval, atuou como carnavalesco da Paraíso da Folia, obtendo o vice-campeonato pela LIESV. Em 2017, seu projeto foi muito elogiado, sendo considerado o melhor carnavalesco com o prêmio Revelação 2017. Foi figurinista e desenhista de agremiações da cidade de Três Rios e atuou também no Carnaval de Vitória, com a mesma função artística.

Ele atua na equipe do carnavalesco Leandro Valente, na Acadêmicos do Sossego, que desfila na Série A do Rio de Janeiro, e colabora como assistente na linha de produção de barracão e ateliês. Também para o Carnaval 2019, o profissional recebeu o convite da presidente Raphaela Nascimento para integrar a comissão de Carnaval da agremiação, coordenando a direção artística do projeto. “Será um grande e prazeroso desafio estar à frente de uma escola tão tradicional como a Tradição. Agradeço a presidente Raphaela Nascimento pela confiança e, juntos, faremos um grande trabalho rumo a um grande espetáculo”, conclui Adenil Silva.

Livinha Pessoa, que este ano atuou como diretora de Carnaval da Tradição, será a nova diretora de Logística e Evolução da azul e branco de Campinho. A diretora está na Tradição desde 1986. De lá para cá, como disse, foram muitos carnavais, desfiles, emoções, alegrias e desafios.

“Comecei a minha trajetória no Carnaval em 1986 na Tradição, onde estou até hoje. Tenho orgulho de dizer que são 30 anos dedicados à Tradição. Entrei como diretora e aprendi muito, pois no samba a gente conquista diversos amigos. Agradeço a confiança depositada pela presidente da escola, Raphaela Nascimento, e diretoria, em meu trabalho e estou pronta para o desafio de trabalhar em mais um Carnaval”, acrescentou Livinha.

Leandro Valente, que esteve à frente dos enredos da escola durante quatro anos como carnavalesco, será o pesquisador do próximo tema da escola para o Carnaval 2019. Este ano, ao desenvolver o enredo sobre a Rainha Sabá, o carnavalesco conquistou excelentes notas no desfile e a Tradição ficou em terceiro lugar na classificação geral da Série B.

“Na Tradição eu tive a honra de assinar enredos ousados e brindar o público da Intendente Magalhães com Carnavais que passaram por fé, balés consagrados, vida e obra de Clementina de Jesus e, em 2018, a força da mulher negra com a Rainha de Sabá. Foram quatro anos incríveis e eu não poderia deixar de colaborar com a escola em 2019. Venho na função de pesquisador de enredo, função essa que sempre tive o maior prazer em executar com minhas obras. Mas, neste ano a escola terá uma comissão muito bacana. A chegada do Adenil Silva na parte plástica será um acerto enorme e ajudarei muito esse time com o desenvolvimento de todo o projeto da Tradição. O enredo narra um resgate. Toda a pesquisa aborda a história do sambista e o que temos de mais importante em nossa essência. Que a Tradição brilhe em 2019!”, ressaltou Valente.

Conhecido como Maurício Silva, o diretor de barracão da azul e branco é um apaixonado pela escola. Segundo ele, são 31 aos de Tradição e 15 atuando no barracão da agremiação.

“Costumo dizer que a Tradição é a minha família azul e branco de coração. Já são quase 31 anos de muitos trabalhos e carnavais. Não trabalho em nenhuma outra escola. A Tradição é a minha escola e paixão. Agradeço a presidente Raphaela Nascimento pela confiança em meu trabalho e oportunidade de estar à frente dos trabalhos no barracão da escola. Vamos juntos com força total para mais um Carnaval, que venha 2019”, salientou Maurício.