Evento acontecerá no Rio de Janeiro com propostas e novidades para a maior festa popular do país

A 5ª edição da Carnavália- Sambacon – Feira de Negócios do Carnaval e Encontro Nacional do Samba – já está confirmada. De 26 a 28 de julho, no Centro de Convenções SulAmérica (RJ), o evento reunirá os principais personagens da cadeia produtiva do Carnaval para, ao longo de três dias, discutir, propor ideias e soluções para o crescimento do espetáculo, além de fazer negócios e incrementar o network entre fornecedores, prestadores de serviço e representantes das principais ligas e agremiações de todo o país.

– A proposta da Carnavália-Sambacon é justamente abrir o leque de opções de negócios entre os fornecedores e gestores do Carnaval. Desde o seu lançamento, percebemos que o evento contribuiu bastante na busca de soluções mais baratas e criativas para manter a qualidade e o brilho da maior festa do país. Estamos vivendo um momento de crise e ter um evento onde você possa negociar diretamente com as empresas e prestadores de serviço é importantíssimo. Nossa Feira apresenta-se como uma excelente oportunidade para todos os interessados em abrir caminhos no mercado de carnaval. Trata-se, também, de uma grande oportunidade de nas mesas do Sambacon repensarmos o Carnaval em nível nacional, com propostas que possam engrandecer a festa como um todo, diz Moacyr Barreto, da AMI7, organizadora do evento em parceria com a Timbre Comunicações.

Desde sua primeira edição, a Carnavália-Sambacon vem se consolidando como evento imprescindível para o  mercado de negócios da folia. Realizada no período em que se inicia o planejamento para o grande show de cores e brilho, a Feira de Negócios atrai visitantes e empresários de todo o país. Este intercâmbio de negócios e ideias se torna mais forte a cada ano sobrevivendo aos tempos de economia difícil graças à visão de que este é um nicho que gera receita para diferentes setores desde o turismo e hotelaria, passando pelos fornecedores até o pequeno empreendedor.

– O Carnaval gera emprego e renda o ano inteiro e, podemos destacar, na Carnavália-Sambacon, essa diversidade de opções para empreendedores, prestadores de serviço, microempresários e gestores que atuam nesta área ou em segmentos ligados à festa.  Beleza, serviços, área acadêmica e afins podem “lucrar” com um evento como este, diz Nei​ Barbosa, da Timbre.

A expectativa é a de superar os números anteriores, quando alcançou um público de 12 mil pessoas nos três dias de realização, com uma média de R$ 15 milhões em geração de negócios.

Entre as novidades dos anos anteriores e que serão mantidas para a próxima edição, está o Mural de Oportunidades, uma excelente chance para os profissionais de diversos segmentos fazerem contato para mostrar seus trabalhos em diversas praças do país. A presença dos gestores e representantes das Ligas e entidades que organizam o Carnaval por todo o Brasil também é fato que consolida o evento e ratifica as oportunidades de contratação e negócios.  Momento dos mais procurados, as palestras e discussões promovidas no Sambacon sempre atraem um público interessado e participativo no intuito de fazer crescer o maior espetáculo a céu aberto do país.

Outra grande novidade da Feira – que tem a chancela do Ministério do Turismo e da Riotur, participando do calendário oficial de eventos da cidade – será a mostra de fotografias “Portela e Mangueira, fiéis companheiras”. Com curadoria do jornalista Leonardo Bruno e de Moacyr Barreto, a exposição terá 50 fotografias que contam a trajetórias de duas das mais antigas e populares escolas de samba do Carnaval carioca. As imagens são impressas com tecnologia exclusiva do Studio Alfa, com papel 100% reciclado de garrafas pet. No ramo da sustentabilidade, a reciclagem de isopor e as penas artificiais também prometem ser grandes atrativos da Feira de Negócios.

Novidades no ramo tecnologia e serviços:

A chegada de novas marcas à Feira de Negócios marca um novo olhar para o segmento do Carnaval. Empresas do ramo de segurança, serviços e tecnologia entram com tudo na quinta edição. Neste rol, destacam-se Hoffmann, especializada em tecnologia para grandes eventos como Rock in Rio, Pro Ecologic, que atua na reciclagem de isopor e Bosch estão entre os expositores. O Sebrae, presente no evento desde a primeira edição, entra com o Espaço do Empreendedor, onde diversos microempreendedores também irão mostrar seus produtos  tendo a oportunidade de fazer negócios ao longo de três dias de evento.

A programação conta ainda com intervenções culturais e shows que encerram cada dia de atividades da Feira. A diversidade cultural é marcada pelos Bois de Parintins que, após o sucesso da grande confraternização com o carnaval carioca na Carnavalia em 2017, se apresentam novamente juntos, fato que aconteceu pela primeira vez no Rio de Janeiro. Os Bois Garantido e Caprichoso encerram a Feira de Negócios, ao lado da Beija-Flor de Nilópolis, campeã do Grupo Especial deste ano. As vendas de passaporte já estão abertas e podem ser feitas pela internet através do endereço http://www.carnavalia.net. O convite custa R$30 e vale para os três dias.

Fotos: Diego Mendes

PROGRAMAÇÃO CARNAVÁLIA-SAMBACOM 2018

26, 27 e 28 de julho 2018

 

26/07/2018 – Quinta-feira

18:00 – MESA DE ABERTURA

Apresentação do Coral Infantil do Instituto Zeca Pagodinho

19:00 – Visita das autoridades à Feira

20:00 – Show de abertura: Grupo Tempero Carioca. Participações especiais: Mariene de Castro, Vanderley Monteiro e convidados.

 

27/07/2018 – Sexta-feira

14:00 – ABERTURA DA FEIRA

14:00 / 15:30 – Painel Acadêmico – Criação: Milton Cunha e Apresentação: Samile Cunha

I Encontro dos grupos que estudam carnaval nas universidades

 Profa. Dra. Tania Clemente (Museu Nacional / UFRJ)

 Tiago José Freitas Batista (Observatório do Carnaval/Letras UFRJ)

 Prof. Felipe Ferreira (UERJ)

Mediador: Prof. Fred Góes (Letras UFRJ)

15:30 / 17:30 – Painel Profissional – O trabalho no Carnaval

Vamos refletir sobre as relações de trabalho no carnaval.

Formalidade e Informalidade. A nova legislação trabalhista.

 Eduardo Magalhães Sipaúba Melo – Sebrae-RJ

 Luiz Antonio Cosenza – Presidente do CREA-RJ

 Coronel Sarmento – Diretor de Diversões Públicas do CBERJ

 Jorge Castanheira – Presidente da Liga das Escolas de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro – (Liesa)

 Paulo Sérgio Ferreira – Presidente da Liga das Escolas de Samba de São Paulo.

Mediador: Héric Monti – Consultor Jurídico Lierj

17:30/19:30 – Mesa 1 – Oportunidades e Negócios no Carnaval

As novas possibilidades de negócios que Carnaval brasileiro faz surgir. O crescimento dos camarotes no Sambódromo. Os negócios no Carnaval de Rua. As diferentes marcas que chegam possibilitando novas parcerias e oportunidades na cadeia econômica do setor.

 José Victor Oliva – Banco de Eventos – Camarote Número 1

 Flavio Manoel – Gerente Geral do Hotel Vila Galé

 Duda Magalhães – Dream Factory

 Rita Fernandes – Presidente da Sebastiana

Mediador – Gustavo Mostof (Liesa)

20:30/22:00 – Show Bahia e Paraíso do Tuiuti

 

28/07/2018 – Sábado

14:00h – ABERTURA DA FEIRA

14:00 / 15:30 – Painel Acadêmico – Criação: Milton Cunha. Apresentação: Samile Cunha

O triunfo do social/político no carnaval 2018 na Sapucaí

 Jack Vasconcelos (Carnavalesco – Paraíso do Tuiuti)

 Marcelo Misailidis (Carnavalesco – Beija-Flor de Nilópolis)

 Leonardo Bora (Carnavalesco – Acadêmicos do Cubango)

 Leandro Vieira (Carnavalesco – Mangueira)

Mediadora: Samile Cunha

15:30 / 17:30 – Painel Profissional – Escolas de Samba ? – A descaracterização cultural da disputa de samba-enredo. O que leva as escolas de samba a encomendar ou escolher sucessos antigos para representar seu enredo na avenida? Trata-se de uma nova tendência? Esse comportamento pode levar à perda da criatividade natural dos sambas?

 Helio Oliveira – compositor

 André Diniz – compositor

 Vanderley Monteiro – compositor

 Renato Thor – presidente Lierj

 Paulo Cesar Feital – compositor

 Claudio Russo – compositor

Mediador – Álvaro Caetano (Alvinho)

17:30/19:30 – MESA 2 – Comissão de Frente – um Show dentro do Show de cada Escola.

A importância da Comissão de Frente na apresentação do enredo de uma Escola. A criatividade como marca principal. A evolução das apresentações.

 Priscilla Motta / Rodrigo Negri – Mangueira

 Carlinhos de Jesus – Portela

 Saulo Finelon – Mocidade Independente de Padre Miguel

 Anderson Rodrigues – Dragões da Real (São Paulo)

Mediador: Daniel Targueta – Tv Globo – produção de carnaval

Palco 20:30/22:30 – Show de Encerramento: Os Bois de Parintins e a Beija-Flor de Nilópolis

 

PROGRAMAÇÃO PARALELA

Desfiles e Apresentações

Dia 27/07 – sexta-feira

17:00 – Cortejo da Galeria das Velhas Guardas.

17:20 – Desfile da AMEBRAS (palco)

Dia 28/07 – sábado

17:00 – Cortejo da AESMRIO.

17:20 – Desfile da expositora Patrícia Chelida com apresentações de Perucas (palco)

Oficinas:

27 e 28 (sexta e sábado)

17:00 às 19:00 h (sexta)

17:00 às 18:00 (sábado)

Adereços e Estandartes – Divinas Axilas / Bloco Suvaco do Cristo (inscrições do estande da Sebastiana)

Oficinas Bosch (inscrições no estande Bosch)