A Tradição realizará nesta segunda-feira, dia 17 de setembro, o último tira-dúvidas e explanação do enredo com os compositores a partir das 20 horas, em sua quadra, na Estrada Intendente Magalhães, 160, no bairro do Campinho. Na ocasião, os carnavalescos Leandro Valente e Adenil Silva farão explanação do enredo “Gira, baiana. Salve as mães do samba!”

A diretoria da azul e branco convoca os poetas para que estejam presentes para acertarem os últimos detalhes em torno de suas obras, que deverão.

ser entregues no dia 29 de setembro, das 14 às 20 horas, na quadra da agremiação. A apresentação dos sambas concorrentes será no dia 9 de outubro, às 20 horas, quando também será comemorado o aniversário da agremiação.

As disputas ocorrerão nos dias 16 (primeira eliminatória), 23 (segunda eliminatória) e 30 de outubro (semifinal), a partir das 20 horas. No dia 8 de novembro, também às 20 horas, será realizada a grande final do concurso de samba-enredo. Nos dias de eliminatórias haverá o sorteio da ordem de apresentação dos sambas, às 21 horas, com a presença de um representante de cada parceria.

O resultado dos sambas classificados será anunciado no mesmo dia da disputa. Em caso de empate entre duas composições, a decisão ficará sob a responsabilidade da presidente da agremiação, Raphaela Nascimento. Não será permitido o uso de fogos de artifícios nas eliminatórias de samba.

A Tradição será a quarta escola a desfilar na terça de Carnaval pela Série B, na Estrada Intendente Magalhães, no Carnaval 2019.