A Caçulinha de Madureira promete surpreender o público em seu próximo desfile na Intendentes Magalhães, apostando todas as fichas num enredo autoral e cultural, que retratará a história de uma das mais importantes damas da Serrinha – Maria de Lourdes, mais conhecida como Tia Maria do Jongo da Serrinha.

Assinado pelo carnavalesco Elidio Fernandes Jr., a Agremiação terá como cenário a vida e os costumes desta ilustre baluarte que é a única fundadora viva do GRES Império Serrano – madrinha da Acadêmicos de Madureira, e finalizará seu desfile falando da resistência cultural do Jongo e dos moradores do Morro da Serrinha.

Abaixo segue a transcrição de um fragmento da Sinopse.

“Quando tia Maria bate a mão, é o povo Bantu chegando.

Quando tia Maria bate o pé, é o negro escravizado jongando.

Quando tia Maria quebra com a mão na cadeira, é a sua cultura se impondo.

Quando tia Maria gira na roda de Jongo, é a sua ancestralidade voltando.

Quando tia Maria entoa um ponto, é sua herança se propagando.

Assim, o povo da Acadêmicos de Madureira se coloca como súditos desta Rainha que mostra a todos que toda e qualquer forma de expressão cultural deve ser respeitada.

Salve nossas raízes ancestrais!!!

Salve a Serrinha!!!

Salve a sabedoria de Mestre Darcy!!!

Salve o povo de Madureira que louva sua Rainha Negra Jongueira e coloca no palco da Intendentes, em.um grande cortejo folião histórico.

Jongo é Serrinha, e Serrinha é Madureira!!!

Salve Tia Maria do Jongo!”

O GRES Acadêmicos de Madureira desfila na segunda feira de Carnaval, dia 04/03/2019 pela série C na Intendentes Magalhães. E sua quadra social fica localizada na Rua Comendador Lisboa s/n (Embaixo do Viaduto Negrão de Lima) Madureira.

Matéria do Site: Feras do Carnaval

http://ferasdocarnaval.com.br/2018/08/07/academicos-de-madureira-define-novo-enredo-para-o-carnaval-2019/