FEDERAÇÃO DOS BLOCOS CARNAVALESCOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – FBCERJ – GRUPO B – CARNAVAL 2019

6 – GRÊMIO RECREATIVO BLOCO CARNAVALESCO MOCIDADE UNIDA DE MANGUARIBA

10177949_442847085861330_616219554244784689_n

Fundação: 03/02/2002 (16 anos)

Presidente Administrativo: Andréa Batista

Cores: Azul Escuro e Branco

Sede Provisória: Rua Honorina Gertrudes (antiga Rua 5), 25, Conjunto Manguariba, Paciência, Rio de Janeiro, RJ

ENREDO: “LER E ESCREVER, TODA CRIANÇA QUER SABER!”

Carnavalesco – Cláudio Fontes

Sinopse

Quando começo a ler, tudo passa muito rápido, me perco em minha mente e fico louco de repente acreditando em ter um mundo diferente.

Quando criança, quem pode dizer sem ler, que não brincou de contos de fada ou faz de conta.

Se um pedacinho de papel cai no gosto da criança, logo vira uma linda gaivota carregando no bico lindas histórias escritas com arte por Wall Disney e Monteiro Lobato.

Viajando nas asas da imaginação, uma boneca de pano ganha vida e com seu pó de pirlimpimpim abre-se a porteira para um mundo da imaginação cheio de encantos e magia, nos transportando de homens das cavernas a homem das estrelas.

Ao olhar para as estrelas, podemos idealizar um mundo com mais inclusão social, onde toda criança tem o direito de ler, escrever e brincar com os mitos e as lendas, criar outros mundos, soltar a imaginação, despertar os sonhos.

Assim como algumas estórias sempre tem seus vilões; nessa viagem nos deparamos com o “pirata da gravata” e suas “mãos de tesoura” que corta da própria cultura o direito de criar e sonhar…

O embate é inevitável quando o “Rei Momo” se depara com essa situação; ele ordena aos seus súditos “sambistas da resistência” que caiam na folia, esbanjem alegria, vistam suas fantasias, sejam os super heróis que quiserem, porque nessa vida o que vale é ser feliz.

Ler é viver outras vidas além da sua, é transportar-se, é transbordar-se de palavras, e ainda assim achar pouco.

Se a internet é leitura instantânea, a TV leitura observada até mesmo o jornal leitura comentada, pode ter certeza o ser humano é leitura Divina.

O GRBC Mocidade Unida de Manguariba só quer mostrar que toda criança tem o direito de ler e escrever, e todo sambista o direito de sambar e ser feliz.

A leitura não muda o mundo. O que muda o mundo são as pessoas. A leitura só muda as pessoas.

Leia para uma criança. Isso sim faz toda diferença.

*Agradecimento especial ao nosso colunista e diretor cultural da FBCERJ Júlio César Ferreira

Sem título