RAINHAS DA INTENDENTE
Nome: Luciana Catra
Rainha de Bateria do Arrastão de Cascadura
Profissões: Maquiadora, Esteticista e Dançarina Profissional
Idade: 40 anos
Escolas do Coração: Sou Mocidade e tenho um carinho especial pelo Salgueiro
1. Como foi o seu início no samba?
O início da minha trajetória foi, bem jovem, no GRES Império Serrano, como Passista.
2. Conte-nos a sua trajetória no Carnaval? Por quais agremiações já desfilou?
Comecei no Império Serrano; depois passei por Portela, Salgueiro, até chegar na Mocidade Independente… Sempre como Passista.
3. O que significa/representa ser Rainha de Bateria na Intendente?
Considero o carnaval da Intendente o verdadeiro “celeiro” do samba, onde se descobrem grandes talentos; e, onde as escolas, com suas dificuldades, mantém vivo o verdadeiro amor ao seus pavilhões; então, ser Rainha, numa agremiação tão tradicional do carnaval como o GRES Arrastão de Cascadura, enche-me de orgulho e felicidade, dando-me uma garra incrível para representá-la muito bem na avenida.
4. Além de reinar na escola, você também desfilará por outras agremiações em 2019?
Venho também como Passista na Mocidade Independente de Padre Miguel.
5. Como é a sua relação com a sua comunidade? Rainha de Bateria tem que ser da comunidade?
Eu já havia sido Rainha de Bateria da Arrastão anos atrás e retornei no carnaval de 2017, continuei em 2018 e vou para o terceiro ano consecutivo. Sou moradora de Quintino, bairro vizinho a Cascadura, a 15 minutos da quadra da escola; então, já sou completamente integrada ao cotidiano da agremiação, sou bem relacionada com minha Bateria e com os demais segmentos. Acredito que uma Rainha deve ter essa vivência com a comunidade, prefiro não discriminar quem não é, mas, acho que deve haver uma grande integração sim.
6. Qual a sua posição sobre as Rainhas de Bateria que pagam/compram a vaga para reinarem a frente de baterias? Você pagaria?
Nunca paguei por nenhum posto em escola de samba por onde passei; e, também prefiro não fazer comentários negativos contra as colegas que pagam; até porque estarão ajudando a escola financeiramente, e isso salva muitas agremiações nesses tempos de crise.
7. Como é a sua preparação para o Carnaval?
Tenho uma genética abençoada: nunca precisei me matar em academias para manter meu corpo, me cuido comendo direitinho, bebendo socialmente e, chegando perto do carnaval, dou uma acelerada em procedimentos estéticos e um pouco de treinamento físico; só isso já basta para desempenhar bem minha função no carnaval.
8. Qual é a sua ídola no carnaval?
Sem dúvida idolatro a eterna Passista Aldione Senna, personalidade do samba, integrante do GRES Unidos de Vila Isabel, ganhadora do Estandarte de Ouro em 1998 e 2000. Hoje é professora, ensinando sua arte. Sou muito fã dela, e me espelhei no seu talento.
9. Quais são os segredos para reinar a frente da sua Bateria?
Parece clichê, mas deve-se ter: simpatia, beleza, alegria no que faz, interação com todos, e sobretudo amar o samba.
10. Qual é o seu maior sonho?
Na verdade são três: montar meu próprio negócio, manter-me sempre saudável e viver feliz com minha família e todos que amo!
11. Deixe-nos uma mensagem para a galera que acompanha o Carnaval da Intendente.
Para todos que acessam esse canal de comunicação, eu deixo um abraço caloroso e um grande beijo, desejo a todos um excelente carnaval, cheio de paz e alegria.
Obrigado Luciana Catra pela participação e ótimo reinado a frente dos ritmistas da Bateria Explosão!