Ícone do site SAMBA NA INTENDENTE

Coreografando na Intendente / Série de Entrevistas

Coreógrafos da Intendente

Nome: Maicon Teixeira

Profissão: Graduado e Bacharel em Educação Física

Idade: 25 anos

Escola do Coração: Estação Primeira de Mangueira e tenho um carinho e um amor forte pelo GRES Leão de Nova Iguaçu

 

1. Como você descobriu a dança?

Descobri a dança quando era criança. Logo em seguida, fiz teatro na igreja e fiz um papel principal de um musical de Natal onde atuava e cantava, daí tudo começou. Mais tarde passei a dar aula de dança nas academias de GYM e fiz um curso de Agente Cultural pela Secretaria da Cultura de Nova Iguaçu.

2. Conte-nos a sua trajetória no Carnaval?

Sempre amei o CARNAVAL! Quando criança desfila em escola chamada BLOCO DO BOI, a qual desfilávamos na Via Light de Nova Iguaçu. Com o passar do tempo uma baiana antiga chamada TITA me chamava para ir à escola de samba Leão de Nova para desfilar em ala e aquele desejo foi aumentando. No Leão comecei como aderecista e em seguida fui ser passista e queriam que eu concorresse a Rei Momo de Nova Iguaçu, caso houvesse o concurso, mas eu deletei essa ideia. Por alguns motivos pessoais saí da escola e no ano seguinte quando voltei, entrei para ser um dos Coordenadores do Projeto Social PAULO TENENTE. Em uma conversa de projetos eu me apresentei, pois pediram e queriam saber minha formação e contei. Uma das surpresas para todos foi eu falar que eu fiz Monitoria de Dança na Universidade Iguaçu durante 3 anos pela supervisão do meu coordenador Denílson e na mesma fui convidado a publicar um artigo sobre a dança para o desenvolvimento do ritmo nas aulas de educação física. Então, Rafael Marques e o Presidente Oberdan (Bira) me convidaram para ser o coreógrafo da agremiação. Foi uma surpresa! No primeiro momento eu não disse que sim e nem não, fiquei calado e disse que eu responderia depois. Rafael Marques sempre conversou comigo e me apoiou e disse que daria certo e contou sua trajetória dentro do carnaval e as oportunidades a qual ele tinha dado a algumas pessoas e que ele me enxergava dentro deste meio. Presidente da escola sempre conversava comigo e me apoiava também, assim como outros como Sidinho Júnior, Andressa Campos e Wilson Paladino. Meu primeiro ano foi difícil porque tive algumas barreiras e ouvi que não seria capaz, mais passei por cima de tudo e de todas as dificuldades, persistir, busquei estudar, corri atras e deixei o resultado falar mais alto e veio 10/10/10 e 9.9. Neste ano tiveram pessoas que passaram na comissão de frente (bailarinos, assistente) principalmente no primeiro ano que me ajudaram muito e sou grato a eles, pois o trabalho foi nosso, de toda equipe. Vou para o 3° ano na escola, superando-me a todo carnaval que passa.

3. Como surgiu este amor pela comissão de frente?

É engraçado, meu coração era dividido entre Mestre-Sala e Comissão de Frente. Mas eu sempre fui apaixonado por comissão de frente, se eu não fosse dançar em alguma um dia queria trabalhar e aconteceu.

4. Quem é o teu ídolo na função de coreógrafo da comissão de frente?

Existem muito coreógrafos que eu admiro e gosto do trabalho. Um deles é o casal Priscilla Mota e Rodrigo Negri e Patrick Carvalho.

5. Uma Comissão de frente inesquecível.

Unidos da Tijuca – É Segredo! – 2010.

6. As comissões de frente perderam a sua função primordial que é apresentar a escola? Você prefere a comissão tradicional ou a moderna?

Não perderam! Vejo que muitas das comissões estão evoluindo e inovando para que o espetáculo seja maior e bonito de se ver. Hoje em dia o tradicional não é tão bem visto, tem que haver uma modernidade aos olhos do público e dos julgadores, algo a mais, como se fosse a “cereja do bolo”. Mas é importante rever sempre para que nada seja feito com exagero, pois o simples, bonito e com um objetivo forte pode causar o mesmo efeito.

7. Você pretende coreografar mais escolas em 2020?

Claro! Isso vem de acordo com os trabalhos desenvolvidos e bem feitos. Oportunidade sempre são bem vindas até para o nosso crescimento.

8. Quem integra a sua Comissão e quando começarão os ensaios?

Algumas das pessoas que começaram comigo não estão, mas outras permaneceram. A maior parte eu conheço e tornaram-se amigas e falo que são meus filhos rsrs… Umas eu descobri no barracão da escola adereçando fantasia e outras estavam desfilando no carro e eu as convidei. Minha equipe me ajuda muito, conversamos, criamos, construímos para que saia um trabalho bem feito.

9. Fale-nos da(s) sua(s) Comissão(ões) de 2019?

2019 Coreografei a Comissão de Frente do GRES Leão de Nova Iguaçu a qual contamos a história da chegada dos espanhóis em busca do El Dourado. Queria ressaltar a dedicação e ajuda dos meus bailarinos, pois superaram muitas coisas e não desistiram e foram até o fim do trabalho comigo.

Também em 2019 recebi o convite do Diretor Sozinho Júnior para coreografar o Carro Abre-Alas da Unidos da Ponte. Para este trabalho, convidei meu amigo Marcus Vinícius para ser meu assistente e foi uma parceria que deu certo e caminharemos juntos.

10. Qual é o seu maior sonho?

Referente ao Carnaval, eu construo ele a cada dia com muita dedicação e entrega. Tenho o desejo de chegar na Marquês de Sapucaí. Pra isso busco estudar, fazer um bom trabalho, ser respeitado e valorizado para quem sabe um dia eu chegue lá.

11. Deixe-nos uma mensagem para a galera que acompanha o Carnaval da Intendente.

Meu recado é que possamos ser mais unidos e lutar pelo grande espetáculo que é o CARNAVAL. Que sejamos firmes e constantes não deixando a cultura do nosso país morrer.

 

Muito obrigado Maicon Teixeira pela participação.

 

Sair da versão mobile