MESTRES DA INTENDENTE
Nome: Mestre Papagaio
Mestre da Bateria Explosão de Ritmo
Profissão: Motorista
Idade: 40 anos
Escola do Coração: Unidos da Tijuca
1. Como foi o seu início no samba?
Foi quando ainda criança batucando repique no G.R.B.C. Acadêmicos do Juramento.
2. Conte-nos a sua trajetória no Carnaval?
Após alguns anos afastado do samba, retornei em 2008 com força total desfilando como ritmista nas seguintes escolas do grupo B, na Marquês de Sapucaí, na Mocidade de Vicente de Carvalho, Unidos de Lucas, Inocentes de Belford Roxo, União do Parque Curicica, … Em 2010, recebi meu primeiro convite para ser Diretor de Bateria, sobre o comando do Mestre Bira Potyguara, na extinta Império da Praça Seca, e assim permaneci na direção de bateria até 2013. No Ano de 2011, passei a integrar a direção de bateria da Mocidade de Vicente de Carvalho, sobre o comando dos mestres Guto e Luiz Fernando, e em meado de 2015 assumi a Bateria Explosão de Ritmo da Mocidade de Vicente de Carvalho como Mestre de Bateria onde permaneço até a presente data.
Tive Passagens como Diretor de Bateria nas seguintes agremiações:
*Unidos de Bangu 2016/2017;
*Mocidade Independente de Inhaúma 2017;
*Acadêmicos de Vigário Geral 2018;
*Sereno de Campo Grande 2018;
*Arranco do Engenho de Dentro 2018;
*Difícil é o Nome 2019.
3. Como funciona uma bateria?
Funciona na base de muita humildade e amizade. Durante os ensaios nós diretores e ritmistas nos tornamos uma verdadeira família, eu costumo utilizar uma frase, “A vida é melhor quando os amigos estão por perto.”
4. Qual o número mínimo de componentes na bateria na Intendente? Tem número máximo? Quantos componentes tem a sua bateria? Quem compõe sua bateria?
Isso depende da exigência do grupo a qual sua agremiação pertença. Eu esse ano de 2020 no Grupo D tenho a exigência de colocar na Bateria o mínimo de 80 ritmistas. Que eu saiba não tem número máximo de componentes. Trarei 100 ritmistas em 2020, mesma quantidade que tenho utilizado nos anos anteriores, 100 ritmistas para o grupo ao qual estou no momento dá para fazer uma boa divisão de naipes e uma ótima equalização. Minha Bateria é composto de Amigos de toda Parte do Rio que chegam para somar.
5. Quais são os instrumentos obrigatórios?
Costuma-se fazer parte de uma bateria surdo de primeira, surdo de segunda, surdo de terceira, caixa de guerra, repique, chocalho, tamborim, cuíca, agogô, reco-reco, pandeiro, e prato. E também acrescentamos outros instrumentos de acordo com enredo.
6. Você estará desfilando em outras agremiações em 2020?
Sim claro rsrsrsrs. Irei desfilar em diversas baterias na Intendente Magalhães, graças a Deus, nós mestres de bateria da Intendente, independente de bandeira, temos uma união muito grande, é um ajudando o outro no ritmo, o que diferencia é o trabalho colocado em prática na avenida.
7. Quem é o seu ídolo no carnaval (na função)?
Mestre Odilon.
8. O que a bateria tem que fazer para conseguir a nota máxima?
Colocar em prática na avenida tudo aquilo que ensaiamos durante meses. Apresentar um bom ritmo, um confortável andamento e muita confiança em nossos humildes ritmistas.
9. Um carnaval inesquecível?
Mocidade de Vicente de Carvalho 2012, Grupo B Marquês de Sapucaí.
10. Qual é o seu maior sonho?
Ver a minha comunidade de Vicente de Carvalho novamente na Marquês de Sapucaí.
11. Deixe-nos uma mensagem para a galera que acompanha o Carnaval da Intendente.
Que todos compareçam com suas famílias ao verdadeiro carnaval do povo, e que desfrutem do carnaval da Intendente Magalhães, um carnaval feito com muito sacrifício, amor e carinho.
Obrigado Mestre Carlinhos Papagaio pela participação e ótimo Carnaval!


