Oriundas do Império Serrano, Tathiana Lucas e Silvania Lucas que vêem de uma família de sambistas, com mulheres experientes no departamento feminino como as matriarcas Liette de Souza, Neuza Lucas e Graciene de Souza, assumem o novo departamento já com muita bagagem e história.
Tathi foi por dois anos presidente da ala das passistas da Diversidade e Silvania Lucas foi Presidente da Ala das Baianas desde o início da agremiação.
Se antes nas escolas de samba as mulheres assumiam papéis coadjuvantes, hoje são as portadoras das tradições, participam do conjunto de todos segmentos das escolas de samba, como presidentes, porta-bandeiras, diretoras, compositoras, ritmistas, destaques, passistas, seja onde for, as mulheres estão nas rodas de samba com funções agregadoras e organizacionais e como agentes propulsoras do carnaval.
“A proposta de criação desse departamento visa dar organização a um segmento dos mais importantes do samba, o feminino. Iniciarmos com tradição, experiência, competência e identidade garante ao departamento uma perspectiva de sucesso nos eventos e na formação de um grupo forte e contínuo à Escola. Aproveito para agradecer esses 2 anos de total dedicação e sucesso da Tathiana Lucas e Silvania Lucas na condução das Alas de Passistas e Baianas da Agremiação respectivamente. Desde o início foram pilares da Diversidade, com desfiles vitoriosos! Assim, da mesma forma, temos certeza que teremos um futuro de sucesso no departamento feminino”, comentou o Presidente Deodonio Neto.