O samba é uma arte passada de geração para geração, desde o início de sua história. Pais ensinam para filhos, que ensinam para netos o samba no pé, a batida de uma marcação, um acorde de cavaquinho… Tudo aquilo que aprendemos a amar e lutamos para manter vivo.
E dando continuidade a esses ensinamentos e aprendizados, nasce o Grêmio Recreativo Escola de Samba Apoteose Carioca, fundada com o objetivo de manter viva a paixão pelo samba e pelo carnaval.
Fundada no bairro da Cidade Nova com as cores vermelho, amarelo e branco e tendo como símbolos o Calçadão de Copacabana e o Arco da praça da Apoteose, a escola, que é presidida por Vinícius Junior, filho de Marcus de Almeida e neto de Sergio de Almeida, família tradicional no carnaval carioca e com forte ligação com a São Clemente, começa a se planejar para o seu primeiro desfile.
O presidente comentou sobre o que a escola pretende trazer para o carnaval:
“Estamos vivendo um novo momento, de adaptação a essa pandemia e, consequentemente, os novos rumos que o carnaval está tomando. Aprendi muito com meu pai e meu avô, agora é minha vez de por em prática os ensinamentos deles e adequar a nossa nova realidade. Toda a família entrou de cabeça nesse projeto para proporcionar o que há de melhor no mundo do samba, aliando juventude e experiência. Sejam bem-vindos a Apoteose Carioca.”
A tricolor da Cidade Nova está em processo de formação da equipe de carnaval e aguarda a liberação dos órgãos competentes para anunciar as datas de seus eventos.