Em tempos tão difíceis, em que a infância nem sempre recebe da sociedade em geral e do poder público a atenção e o cuidado que merece, o G.R.E.S. Balanço do Irajá em parceria com os carnavalescos, Alexandre Devecchi e Fabrício Amaral, lançaram o enredo para o Carnaval 2021, com bases no lúdico, no fantástico, e ousado caminho da infância e do sagrado, numa ficção inédita.
Inspirados no desfile do G.R.E.S Unidos de Vila Isabel, de 1985, assinado pelo consagrado carnavalesco Max Lopes e, na tela do artista plástico Maicon Elioberto, chamada “São Jorge menino”, surge a obra “Dedé”, ou “Odé Menino” que representará a agremiação.
Partindo do pressuposto de que Odé teve uma infância, logo não nasceu adulto, o que nos animou a imaginar uma fantasia deste Oxóssi-criança chegando ao Brasil, protagonista de uma bela história.
Mesclando signos da miscigenação brasileira, nada melhor que inserir Cosme e Damião (figuras emblemáticas para a Zona Norte carioca e para todo o Brasil), que figuram como coadjuvantes no entendimento da aculturação Brasil-África. Nosso intuito é convidar a todos a voltar a ser criança, lembrar os bons tempos da inocência e viver em pleno sentido de liberdade.
Outras informações sobre o projeto da agremiação serão divulgadas, segundo a agenda da escola. Acompanhem o Balanço do Irajá nas suas redes sociais @gresbalançodoirajaoficial.