Aprovado Projeto de Lei que dá o nome de Juan Espanhol a praça inominada localizada no Engenho de Dentro

Publicado por

Foi aprovado nesta tarde, dia 29/09, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, o projeto de Lei nº 1416/2019 dando nome de Praça Juan Espanhol a praça localizada na rua Dois de Fevereiro, no bairro do Engenho de Dentro.

Juan Espanhol foi um famoso compositor de samba-enredo que sempre levantou a bandeira do samba e da sua escola de coração, o Arranco do Engenho de Dentro, onde criou o grito de guerra “Na ilusão desta avenida, o Arranco é todo amor!” e o samba mais famoso da azul e branca “Gueledés, o retrato da alma”, na parceria com Sylvio Paulo, Fernando Gouvêa, Bola e Bira Só Pagode, chegando a vice-presidência da agremiação.

Também venceu disputas de samba em várias outras escolas, como Portela e Unidos da Tijuca. O sambista faleceu no início de 2019 deixando um legado de alegria e poesia.

Confira o Projeto de Lei e a justificativa abaixo:

PROJETO DE LEI Nº 1416/2019

EMENTA:

RECONHECE COMO LOGRADOURO PÚBLICO E DÁ O NOME DE JUAN ESPANHOL (1948-2019) A PRAÇA INOMINADA LOCALIZADA NO ENGENHO DE DENTRO

Autor(es): VEREADOR CESAR MAIA

A CÂMARA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO

D E C R E T A :

Art. 1º O Chefe do Poder Executivo reconhecerá como logradouro público e dará o nome de PRAÇA JUAN ESPANHOL (1948-2019), à praça inominada, localizada na esquina das ruas Dois de Fevereiro e Carlos Cunha, no bairro do Engenho de Dentro, XII Região Administrativa.

Art. 2° Para o fiel cumprimento desta Lei, o Poder Executivo adotará as medidas administrativas necessárias, observados os ditames da Lei nº 20, de 3 de outubro de 1977.

Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Plenário Teotônio Villela, 6 de Agosto de 2019

Vereador 
CESAR MAIA
Líder do Bloco Independente por um Rio Melhor

JUSTIFICATIVA

JUAN ANTONIO ALVAREZ MENDEZ, mais conhecido como JUAN ESPANHOL, nascido em 1948 em Louredo na Espanha, veio ao Brasil ainda criança e acabou conhecendo de perto o Carnaval. Ele se apaixonou por nossa cultura e passou a ter contato constante com informações sobre o nosso Carnaval ainda na Espanha por meio de revistas que eram enviadas a ele pelo pai, que já tinha vindo morar no Brasil. De longe, se encantou com a Portela.

Juan então se mudou para o Brasil e foi morar nos fundos da quadra da escola de samba ARRANCO, coincidentemente afilhada da Portela. Ainda jovem, Juan Espanhol começou a escrever sambas-enredo.

É de autoria dele o primeiro samba que o Arranco levou para a Avenida quando se transformou em escola de samba e nesta instituição é o maior vencedor nas disputas para escolha de sambas-enredo. Na realidade, levando em conta todas as escolas de samba, Juan Espanhol é o segundo compositor com maior número de sambas escolhidos, perdendo apenas para Hélio Turco, da Mangueira.

Além do Arranco, Juan Espanhol emplacou sambas no bloco Vai se Quiser, na Portela e na Unidos da Tijuca. Também venceu o concurso de samba de quadra da Light por duas vezes e ficou em segundo lugar por outras duas vezes.

Falecido em 2019, Juan Espanhol foi uma figura muito querida no samba e principalmente na Escola de Samba Arranco, onde ocupou o cargo de Vice-Presidente. Diversas agremiações e associações do carnaval lamentaram seu falecimento com profundo pesar, pela certeza de que se perdeu um poeta do samba.

Por todo o exposto, peço que esta Casa de Leis dê o nome de Juan Espanhol, peça importante do mundo do samba, a uma praça inominada localizada na região que ele tanto defendeu, o Engenho de Dentro e a Zona Norte.

Uma bela homenagem ao Juan!

Agradecimento à jornalista Carolina Grimião, autora do texto inicial com pequenas alterações, pela sugestão de pauta.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.