Dossiê da Intendente

Publicado por

Dossiê da Intendente – O INÍCIO

Por Danilo Couto

Em nosso 1º Dossiê da Intendente vamos iniciar pelo começo… O 1º Desfile de Escolas de Samba na Estrada Intendente Magalhães. Vamos trazer um pouco da história sobre a formação deste Grupo de Avaliação para o Carnaval de 1989 e sobre a 1ª escola a adentrar à passarela popular da Intendente Magalhães, o GRES Unidos da Vila Kennedy. Vem conosco…

Direto do túnel do tempo…

Viajamos na máquina do tempo e voltamos a 07/02/1989, ano do primeiro desfile de escolas de samba na Estrada Intendente, em Campinho. O Grupo era o de Avaliação (5º e último grupo do carnaval carioca), criado pela Associação das Escolas da Cidade do Rio de Janeiro (AESCRJ), entidade que organizava na época o carnaval dos Grupos 2, 3, 4 e o recém-criado Grupo de Avaliação (o Grupo 1, hoje Especial, já era administrado pela LIESA), para alocar várias escolas de samba recém-criadas, muitas delas oriundas dos Blocos Carnavalescos que não desfilaram em 1988. O principal motivo da greve dos blocos foi a insatisfação gerada pelo não repasse de verbas em tempo hábil por parte do poder público.

Greve nos Blocos!

Para entendermos a criação deste último grupo do carnaval carioca de 1989, precisamos retornar 1 ano antes no tempo. Em uma reunião entre a Riotur e a FBCERJ, em janeiro de 1988, ficou decidido que os Blocos Carnavalescos filiados àquela entidade, após 21 anos, não desfilariam no carnaval oficial da cidade de 1988. Tudo começou quando a Riotur decidiu terminar com o desfile dos Blocos no sábado de carnaval, distribuindo-os para outros cinco locais oficiais diferentes, o que não agradou ninguém. Enquanto não teve decisões não houve repasse da subvenção e os Blocos estavam parados sem poder confeccionar seus carnavais. As discussões foram se arrastando e quando finalmente resolveram decidir a questão já era janeiro e não havia mais tempo hábil para que os Blocos fizessem seus carnavais, nem mesmo com uma promessa da empresa Riotur de que os Blocos teriam uma subvenção de 190% superior a concedida em 1987. A Riotur promoveu então, em 1988, o primeiro Concurso de Blocos de Rua do carnaval carioca, que contou com a participação de apenas 5 Blocos, vencido pela Associação Atlética Carnavalesca Refulyer de Piabetá (Duque de Caxias).

Essa situação fez com que inúmeros Blocos decidissem se transformar em Escolas de Samba e se filiarem a AESCRJ. Confira a manchete publicada no Jornal do Brasil, de 28/01/1988 sobre a Greve dos Blocos.

O 1º desfile a gente nunca esquece…

Vila Kennedy és a primeira!

Inicialmente 12 escolas estavam aptas a desfilarem na Estrada Intendente Magalhães em Campinho em sua estreia no calendário oficial de desfiles de escolas de samba para o carnaval de 89. Conforme o regulamento as 4ª primeiras colocadas subiriam para o 4º Grupo que desfilava na Av. Rio Branco (em 1990 passou a ser chamado de Grupo C).

Previsto para iniciar às 20 horas na terça-feira gorda de carnaval, a Unidos da Vila Kennedy começa seu desfile na Estrada Intendente Magalhães com 1 hora de atraso. O antigo Bloco, que no pré-carnaval chegou a cogitar que não desfilaria, superou as adversidades e trouxe o enredo “Vila que te quero Vila”, do Carnavalesco Fernando Tenório de Araújo. Serginho Kennedy e Espigão foram os intérpretes do samba composto por Wanderley, Tanes, Bill, Gilmar e participação especial de Ricardo que embalou a passarela popular da Intendente (Infelizmente não temos o áudio desta obra). Presidida por Clebier Ferreira Tarouquela a escola obteve a 8ª colocação e teve a honra de ser a primeiríssima escola de samba a passar pelo asfalto da Estrada Intendente Magalhães.

Letra do Samba-Enredo:

E a próxima escola a adentrar na passarela é … (Continua no próximo Dossiê)

Pesquisa: Sites Galeria do Samba e Academia do Samba e Jornais da época (Jornal do Brasil e O Globo).

Colaborador André Baiacu.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.