Império de Nova Iguaçu apresenta enredo de estreia para o Carnaval 2022

Publicado por

Conheça a Sinopse da nova Escola da Baixada

“De Neguinho da Vala a Neguinho da Beija-Flor, nasce o Império, raiz da voz que não cala”, esse é o enredo que a mais nova escola da Baixada Fluminense contará na avenida em 2022.

O enredo que foi desenvolvido através do texto do diretor Samir Trindade, falará sobre origens pretas de resistência, o empoderamento negro e a mensagem para o povo negro, trazendo elementos africanos como o Baobá que representam as raízes, e contando a história do maior intérprete vivo do carnaval, Neguinho da Beija-Flor.

“A Império é o Novo Quilombo da Baixada! Assim como o Neguinho, somos a voz que não cala!”, disse Jota Erre presidente da agremiação.

A escola fará sua estreia no carnaval carioca, no grupo de avaliação pela Superliga na Intendente Magalhães, e promete um desfile para ficar inesquecível na história dos carnavais.

Conheça a Sinopse do Enredo do Império de Nova Iguaçu para 2022

ENREDO: De Neguinho da Vala a Neguinho da Beija-Flor, nasce o Império, raiz da voz que não cala!


SINOPSE

O carnaval tem rosto!

Não existe uma pessoa que em algum momento da vida não ouviu falar nos desfiles das escolas de samba e não conheça Luiz Feliciano Marcondes, a festa iniciada por filhos de escravizados libertos nos morros do Rio de Janeiro é a maior manifestação cultural do país, exporta um produto que só a nossa gente faz, o samba é o Brasil que deu certo!

A história do negro, pobre, talentoso e carismático que virou símbolo representativo da maior festa do país, já foi enredo inúmeras vezes nas avenidas tupiniquins… E o Tigre de Nova Iguaçu é em seu nascedouro o Império Preto, legado de resistência de um Neguinho (diminutivo que dá nome ao gigante rei bamba de Nilópolis), sonho que sai do papel, é resistência que emerge de onde nasceu a nossa inspiração, cresceremos em meio as raízes pretas, seremos bastião das sementes africanas, plantadas por nossos ancestrais e fundados pela voz da Liberdade! Livres! Vamos cantar! Expressar quem somos, nos orgulhar de onde viemos e lutar pra chegar onde sonhos se tornam reais.

Eis o nosso enredo.

Inspirado na história de superação de Neguinho da Beija-Flor, um artista, compositor, cantor, pai e filho, que hoje ao lado do seu menino Luiz Feliciano Marcondes Junior é fundador do Império Preto de Nova Iguaçu!

Nasce mais um quilombo na baixada!

Viemos pra ficar!

Resistência!

É Carnaval!

Texto: Samir Trindade

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.