Gato de Bonsucesso comemora 23 anos de fundação

Publicado por

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Gato de Bonsucesso comemorou na última quarta-feira, dia 16 de fevereiro, 23 anos de fundação e muitos carnavais.

A diretoria convocou segmentos e componentes para comemorarem a efeméride ao som da bateria de Orfeu, sob o comando do mestre Julinho, com a presença da rainha Karol Vieira, e preparou uma pequena confraternização para o parabéns, em sua quadra.

Antes do corte do bolo, o presidente Mauro Camilo fez um breve discurso falando dos projetos para o Carnaval 2022 e da importância de cada componente e segmento da escola, enfatizando ainda que a comunidade deve participar dos eventos e ensaios da azul e branco da Nova Holanda.

Além do presidente, tiveram a palavra Jackson Fonseca, a diretora Vânia Silva Reis, a ex-presidente, Roseni de Oliveira, e o compositor de diversos sambas-enredo, Jorge Bob.

Todos parabenizaram a escola pelo aniversário de fundação. Jackson Fonseca, por sua vez, adiantou que estão sendo feitas parcerias para a melhoria da quadra, tendo como objetivo realizar eventos e ação social, acrescentando a importância do comprometimento de cada componente em prol do carnaval da escola.

Sua história…

O Gato de Bonsucesso, cujas cores são azul e branco, é uma escola de samba brasileira da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, fundada em 16 de fevereiro de 1999, localizada no Complexo da Maré, mais precisamente na favela Nova Holanda.

A sua história remonta à década de 60, quando moradores das comunidades do Esqueleto e do Querosene mudaram para o Complexo da Maré, fundando um bloco para brincar o carnaval. Na época o bloco não tinha nome, porém uma moradora antiga conhecida como Maria Dentão, que não gostava de batucada e furava as bolas que caíam em seu quintal, teve um dos seus gatos de estimação desaparecido.

Ela procurou a polícia, deu queixa do ocorrido e informou: mataram meu gato, mataram meu gato! E daquele dia em diante, o bloco passou a se chamar “Mataram meu gato”.

A agremiação, que desfilava como bloco, cresceu e, em 1974, foi registrada na Federação de Blocos de Carnaval do Rio de Janeiro.

Devido ao crescimento do bloco e aos vários títulos, a comunidade sentiu a necessidade de transformá-lo em escola de samba.

E, em 16 de fevereiro de 1999, a agremiação foi registrada na Associação das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, como Grêmio Recreativo Escola de Samba Gato de Bonsucesso, e tendo como madrinha a Portela. O batizado ocorreu em 14 de dezembro de 2007.

Enredos e carnavais…

Em 2000, o Gato desfilou pelo Grupo E, com o enredo “Maria Helena, a Imperatriz do samba”. Já em 2001, foi vice-campeã do Grupo E, com o enredo “Ilha Grande, a pérola da Costa Verde”.

Em 2002, pelo Grupo D apresentou o tema “O Gato em alto astral mostra a beleza zodiacal”. Já em 2003, por sua vez, o tema foi “Tem banana na Banda, tem gato na tuba, estou na área, se me derrubar é pênalti”.

Em 2004, conquistou o 3º lugar do Grupo D, com o enredo “O Gato conta e encanta com a estrela, Renato Lage”. No Grupo C, o tema de 2005 foi “Rio, a mais maravilhosa das cidades”.

Em 2006, por sua vez, o enredo abordou “No esplendor de uma noite fez-se a magia de um ser milenar: Gato, do Egito ao imaginário popular”. Já em 2007, o Gato apresentou o tema “No milagre do povo brasileiro, a esperança é a última que morre”, sendo rebaixado para o Grupo D.

Em 2008, o Gato de Bonsucesso apresentou o enredo “Delírios e devaneios de sua alteza real Dona Maria vai com as outras”, contanto a história de Dona Maria I, a rainha de Portugal.

Em 2009, por sua vez, com o tema “Encantos e Bruxarias na corte do Rei-Sol”, apresentou as histórias infantis de Charles Perrault, da coletânea Contos da Mamãe Gansa.

Já em 2010, o enredo abordou as marchas carnavalescas, conhecidas popularmente como marchinhas, com o enredo “Bendita Baderna”.

No carnaval de 2011, a escola levou à Avenida o enredo “Desejos”, com a proposta de mostrar os maiores desejos do homem, desde sua criação até a vitória do Gato de Bonsucesso na Marquês de Sapucaí, passando pela Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016.

Em 2013, com enredo “Gato malandro sonha mas não engole mosca”, a escola é rebaixada para o Grupo D. Já em 2014, apresentou o enredo “O Gato de Bonsucesso pinta na Intendente com as cores de Caribé!”, conquistando o 11º lugar.

Em 2015, com o enredo “450 anos do Rio de Janeiro”, a escola se manteve no grupo. Porém, em 2016, com o tema “Catxerê-Do Ímã – Lendas e festas de Mãdubi”, foi rebaixada para o Grupo E.

Em 2017, retorna com o enredo “A opereta de um Boi em festa”, conquistando o 5º Lugar do Grupo E, num desfile emocionante do jovem carnavalesco Marcos Salles.

Em 2022, o Gato de Bonsucesso retorna à Passarela da Intendente no Grupo de Avaliação, para mais um desfile contagiante em seu retorno ao Carnaval carioca.

Fotos: Assessoria de Imprensa Gato de Bonsucesso

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.